Tag Archives: Renata Souza

Governador pede ajuda federal para enfrentar mudanças climáticas no Acre

O governador Gladson Cameli entregou o Plano Emergencial de Enfrentamento às Enchentes aos ministros do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e reforçou o pedido de apoio do governo federal à população acreana. Elaborado por 11 órgãos do Poder Executivo, o documento de 84 páginas apresenta uma série de propostas e soluções, como a implantação de um sistema de alertas e monitoramento das cheias dos rios e igarapés, retirada de órgãos públicos, prédios comerciais, aldeias indígenas e famílias residentes em áreas de inundações, reflorestamento das matas ciliares e a contratação de estudos e assessorias técnicas para a elaboração dos planos …

Veja a Notícia Completa

Rede de Governança Ambiental é estratégica para a redução do desmatamento

A Rede de Governança Ambiental será estratégica no apoio aos municípios para a execução das iniciativas previstas no programa União com os Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais, lançado nesta terça-feira, 9, pelo presidente Lula. A avaliação é da gestora adjunta da Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema), Renata Souza, que participou do lançamento da iniciativa, no Palácio do Planalto, em Brasília. “Essa rede foi criada pelo governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e reúne secretários de meio ambiente de todos os municípios. Nela, são debatidas preocupações e soluções para problemas enfrentados nessa área”, explicou a secretária adjunta. “Além disso”, reforçou …

Veja a Notícia Completa

Sema apresenta a secretários ambientais dados que subsidiam a tomada de decisões ambientais

Com o objetivo de reforçar a atuação conjunta, troca de informações e oportunizar ainda mais dados para subsidiar o estado na tomada de decisões frente aos eventos extremos, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) apresentou o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) durante o segundo dia do 3º Encontro da Rede de Governança Ambiental. Na oportunidade, foram apresentados os mapeamentos temáticos com dados de inundação, monitoramento da cobertura florestal, mapas para ações de comando e controle ambiental, o Plano de Prevenção, Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Acre (PPCDQ-AC) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA). A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, apresentou o prognóstico …

Veja a Notícia Completa

 Acre assina Pacto pela Governança da Água

Para aprimorar a gestão de recursos hídricos e regulação dos serviços de saneamento básico, o governo do Acre e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Agência Nacional de Águas (ANA), assinaram, nesta quinta-feira, 9, na sede do governo do Amazonas, em Manaus, o Pacto pela Governança da Água. Assinatura aconteceu na sede do governo do Amazonas. Foto: Diego Gurgel/Secom Pela comitiva acreana, além do governador do Acre, Gladson Cameli, estavam presentes a secretária adjunta da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Renata Souza, o presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), André Hassem, o chefe de Gabinete da Casa Civil, Mário Vieira Neto, …

Veja a Notícia Completa

Conselho Estadual de Meio Ambiente aprova Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas

O Plano de Prevenção, Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Acre (PPCDQ-AC) para o quinquênio 2023-2027 foi aprovado durante a 2° Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Meio Ambiente e Floresta (Cemaf), presidido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), nesta terça-feira, 31. O PPCDQ-AC tem como objetivo reduzir o desmatamento e a degradação da vegetação nativa, bem como controlar as queimadas e os incêndios florestais, garantindo, assim, a conservação da biodiversidade e a manutenção dos serviços ecossistêmicos, mantendo um meio ambiente saudável, bem maior da sociedade do Estado do Acre. “Essa importante ferramenta de política pública discutiu de forma ampla a meta da redução do desmatamento, definida por …

Veja a Notícia Completa

Sem previsão de chuvas para os próximos dias, governo busca meios de enfrentamento à seca prolongada

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Governo (Segov), realizou nesta segunda-feira, 23, a quarta reunião do Comitê de Crise, criado para acompanhar a situação da seca prolongada no estado Coordenado pelo secretário de Estado de Governo, Alysson Bestene, o comitê reúne sete secretarias e cinco órgãos públicos, dentre eles a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a Defesa Civil Estadual e a Secretaria de Saúde (Sesacre), que são pontos-chave na tomada de decisões e acompanhamento das ações. O secretário Alysson Bestene reforçou o apoio do governo e a atuação conjunta entre todas as secretarias e órgãos. “Estamos nesse acompanhamento contínuo e as nossas ações já estão em andamento. …

Veja a Notícia Completa

Governo do Acre realiza vistoria em áreas afetadas por seca extrema

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), realizou uma vistoria pelo rio Acre nesta sexta-feira, 13, juntamente com membros do comitê criado para tomada de decisões, após o Estado decretar situação de emergência devido a falta de chuvas. O objetivo era visitar locais onde a estiagem pudesse estar afetando a vida dos moradores. “Atendendo determinação do nosso governador Gladson Cameli, hoje visitamos as comunidades ribeirinhas do rio Acre e da região do Riozinho do Rola. Ouvimos os produtores e conferimos de perto como esta seca tem castigado nossa população”, comentou o secretário de estado de Governo, Alysson Bestene, coordenador geral do comitê. A equipe visitou algumas …

Veja a Notícia Completa

Governo discute criação de Conselho Estadual dos Povos Indígenas

Governo discute criação de Conselho Estadual dos Povos Indígenas

  A criação de um Conselho Estadual dos Povos Indígenas foi debatida nesta quinta-feira, 19, com diversas lideranças do Acre. Os representantes foram ouvidos pela secretária Julie Messias, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas (Semapi), e puderam falar sobre as expectativas em relação à constituição de mais espaços de governança para os indígenas. As terras indígenas do Acre reconhecidas representam mais de 14,56% do território do Estado. São 15 povos de diferentes etnias e línguas que exercem o importante papel de conservação e proteção das florestas. Na reunião, a secretária disse que um dos focos do governo nesta gestão é ter um diálogo ainda mais …

Veja a Notícia Completa