Tag Archives: Venezuela

Venezuela faz exercícios militares com apoio e presença da Rússia, China e Irã

A Venezuela iniciou no dia 13 de agosto, exercícios militares  com a presença de representantes de 37 países, entre os quais, Rússia, China e Irã e sob a liderança de Moscou. Os exercícios militares vão até o dia 29 de agosto. De 1º a 12 de agosto, os EUA realizaram o Panamax 2022. Uma operação feita anualmente  pelo Comando Sul do Exército dos EUA e que contou com a participação de 19 países, entre os quais, o Brasil, que teve um general de brigada como o comandante dos exercícios e realizaram ações navais no caribe. O temor do Pentágono é o reforço às forças armadas da Venezuela com armamentos avançados e …

Veja a Notícia Completa

Irã e Venezuela fecham acordo de cooperação de 20 anos

Irã e Venezuela fecham acordo de cooperação de 20 anos

O Irã e a Venezuela assinaram um acordo de cooperação de 20 anos neste sábado (11.jun.2022). O presidente iraniano Ebrahim Raisi e seu homólogo venezuelano Nicolás Maduro assinaram o documento em uma cerimônia em Teerã. O acordo de duas décadas inclui a cooperação em diferentes áreas: defesa, ciência, tecnologia, agricultura, petroquímica, turismo e cultura. Nesse sentido, Raisi e Maduro anunciaram que uma rota de voos diretos entre as capitais dos 2 países, Teerã (Irã) e Caracas (Venezuela), passará a funcionar em 18 de julho. Segundo os presidentes iraniano e venezuelano, o acordo de cooperação é uma forma de expandir o relacionamento bilateral nos próximos anos. Raisi afirmou ainda que o …

Veja a Notícia Completa

Economista da instituição financeira Credit Suisse prevê crescimento de 20% para a Venezuela em 2022

Dólar é cotado a R$ 4,61 em novo dia de forte queda

A economia venezuelana crescerá 20% neste ano, afirma o  economista da instituição financeira Credit Suisse, Alberto Rojas, em matéria publicada no portal Bloomberg. Leia Mais O país que há 5 anos enfrenta um bloqueio econômico liderado pelos Estados Unidos, cresceu 4% em 2021. Por conta da guerra econômica, a economia do país despencou 24% em 2019, o que associada à hiperinflação provocou a saída de pessoas em busca de melhores oportunidades, principalmente no Brasil,  Colômbia e Bolívia onde mesmo com diplomas de nível superior tiveram que se submeter a trabalhos braçais. Nas ruas de Rio Branco são encontradas famílias venezuelanas pedindo esmola e em Santa Cruz de La Sierra, mulheres …

Veja a Notícia Completa

EUA e Venezuela acordos comerciais: empresa norte-americana Chevron vai comercializar petróleo venezuelano

EUA e Venezuela acordos comerciais: empresa norte-americana Chevron vai comercializar petróleo venezuelano

A Chevron iniciou os preparativos para que uma equipe comercial obtenha vistos venezuelanos em Aruba, prontos para ir a Caracas se o Tesouro dos EUA aliviar as restrições, e pretende expandir sua atuação nas quatro joint ventures que compartilha com a estatal PDVSA. A Venezuela possui reservas provadas que somam 300,9 bilhões de barris de petróleo, 18% do total mundial, mas a maior parte do óleo é do tipo pesado. A empresa norte-americana  pretende começar a transferir petróleo pesado venezuelano para refinarias dos EUA já no próximo mês, uma vez que as importações americanas de petróleo russo sob contratos existentes poderão ser recebidas até 22 de abril. Nos últimos anos, …

Veja a Notícia Completa

EUA jogam Juán Guaidó no lixo

EUA jogam Juán Guaidó no lixo

O Governo dos Estados Unidos reconheceu Juán Guaidó como presidente da Venezuela em 2019 e o usou para atacar o governo da Venezuela durante anos.  Guaidó, líder da oposição venezuelana, se autoproclamou presidente. Diversos países da área de influência dos EUA como o Brasil, a Argentina (antes de Alberto Fernandez), Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador entre outros também reconheceram a legitimidade da autoproclamação de Guaidó, assim como reconheceram Jeanine Áñez como presidente da Bolívia após o golpe. Como Guaidó, Áñez se autoproclamou presidente. Maduro, que havia sido reeleito em 2018 para um segundo mandato entre 2019-2025,  rompeu relações diplomáticas com Washington, após argumentar que o governo do então presidente …

Veja a Notícia Completa

“Bandeiras dos EUA e da Venezuela ficam lindas unidas”, diz Nicolás Maduro

"Bandeiras dos EUA e da Venezuela ficam lindas unidas", diz Nicolás Maduro

Um grupo de altos funcionários do governo norte-americano passou o fim de semana em Caracas e nesta segunda-feira (7/3), em entrevista transmitida ao vivo de Washington, Jen Psaki, secretária de Imprensa da Casa Branca, confirmou que os Estados Unidos pretendem negociar a importação de petróleo da Venezuela, apesar do governo dos EUA ter reconhecido Juán Guaidó como presidente. “No sábado passado, chegou à Venezuela uma delegação dos Estados Unidos da América do Norte. Os recebi aqui no Palácio Presidencial. Tivemos uma reunião que eu poderia qualificar como respeitosa, cordial, muito diplomática”, valorizou Maduro. “Fizemos um encontro, no escritório presidencial, ali estavam as bandeiras dos EUA e da Venezuela e elas …

Veja a Notícia Completa

Vai para a Venezuela: EUA enviam delegação e abrem diálogo com Maduro

Vai para a Venezuela: EUA enviam delegação e abrem diálogo com Maduro

– O New York Times informou  que autoridades de alto escalão dos EUA embarcaram para a Venezuela no sábado (5) para se reunir com o governo do presidente Nicolás Maduro. Segundo o jornal, a viagem faz parte dos esforços do governo Biden de “separar a Rússia de seus aliados internacionais restantes em meio a um crescente impasse sobre a Ucrânia”. Segundo um dos participantes das negociações, o governo Maduro recebeu bem a iniciativa de Biden A viagem é a visita de mais alto nível de autoridades de Washington a Caracas, capital da Venezuela, em anos. Os Estados Unidos romperam relações diplomáticas com Maduro e fecharam sua embaixada em Caracas em 2019.. O governo …

Veja a Notícia Completa

Rússia cogita construir bases militares em Cuba e na Venezuela

Rússia cogita construir bases militares em Cuba e na Venezuela

As informações sobre esses planos apareceram há várias semanas. Não há confirmação oficial de tais relatórios, mas ocorreu que o avião do Departamento Federal de Segurança da Rússia (FSB) fez várias visitas à Venezuela e à Cuba nos últimos dois dias. De acordo com os serviços de monitoramento de voos aéreos publicamente disponíveis, uma aeronave russa Tu-154M foi vista no espaço aéreo da Venezuela e Cuba nos dias 9 e 10 de janeiro, informa o site Avia.p. (Informações do Pravda) A Rússia também anunciou que irá construir 20 novas bases militares perto de suas fronteiras europeias, visando conter o que chama de crescente ameaça da Otan (aliança militar liderada pelos …

Veja a Notícia Completa

Paramilitares colombianos desestabilizam a fronteira do país

Paramilitares colombianos desestabilizam a fronteira do país

Padrino López, ministro da Defesa da Venezuela, disse que grupos paramilitares se constituíram em “um produto de exportação”, que “já teve seus efeitos no Caribe e (Veja Aqui)  na Venezuela, quando em uma faixa de fronteira se tentou gerar um território difuso, uma paraeconomia originada e alimentada pelo tráfico de drogas e gangues paramilitares”. É, segundo ele, “uma estratégia bem desenhada pelo Ocidente e pelo Oriente para ‘balcanizar’ [fragmentar] a Venezuela”. “Claro que não vamos permitir isso.” Leia Aqui O ministro afirmou que o país enfrenta as ações de uma base paramilitar na Colômbia que, segundo suas palavras, está desestabilizando as regiões fronteiriças de ambas as nações. “A Venezuela hoje, …

Veja a Notícia Completa