Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
OMS na Europa diz que 'fase de emergência' da pandemia pode terminar este ano

Vice-governador posta vídeo onde diz que o governo está sem rumo no combate à pandemia

Desinformação paga, falta de planejamento e rumo, agravam o caos na Saúde. Com esta legenda o vídeo foi postado no Facebook do vice-governador Major Rocha (PSL).

Em pouco mais de três minutos, Rocha faz uma radiografia da falta de ações no combate à pandemia, entre elas, o fato da ampliação do INTO, hospital referência no tratamento da covid-19, só ter iniciado em 27 de fevereiro, sendo que o sistema de Saúde entrou em colapso no início do ano. Apesar da ampliação do INTO ter sido iniciada no penúltimo dia do mês de fevereiro, quando o estado já estava no pico da pandemia, dois meses depois, ainda não foi entregue: ”pessoas estão morrendo por causa dessa negligência do governo”.

Rocha questiona a demora em adotar medidas apesar da crise ter sido anunciada desde o ano passado, com a campanha política, festas de final de ano e alagação, além de uma série de situações que apontavam para a crise atual com falta de leitos de UTI e a necessidade de transferir pacientes para outros estados.

Para o vice-governador o exemplo do que aconteceu em outros estados, como São Paulo e Amazonas deveria ter servido de exemplo para o governo do estado ter se preparado para evitar o mesmo problema no Acre, um estado que não tem nem 1/3 da população do Amazonas. Rocha criticou também os gastos mensais de R$ 15 milhões/ mês pagos ao INTO que não está dando respostas a altura para a crise.

Lockdown

Rocha critica ainda o lockdown de fim-de-semana. Ele disse que ao se dirigir ao hospital na quinta-feira para tomar a medicação contra a covid, constatou a aglomeração na frente dos supermercados e dos postos de combustível e não conseguiu evitar de pensar que junto com os alimentos as pessoas poderiam estar levando o vírus para seus familiares: “o governo diz que é contra o lockdown mas decreta um lockdown que provoca aglomerações, sem fiscalização e sem controle. Diz que é contra o lockdown mas quer chamar os prefeitos para dividir a responsabilidade. Responsabilidade não se divide, se assume”.

Propaganda

O vice-governador criticou a propaganda do governo que tenta “criar mitos” e pratica a desinformação quando atribui ao governador a vinda das vacinas para o Acre, quando todas as vacinas que chegaram ao estado foram de inteira responsabilidade do Ministério da Saúde, dentro do Plano Nacional de Imunização: “ o resto é mentira, o resto é propaganda enganosa , paga com o seu dinheiro que deveria estar sendo usado para combater a covid. Os heróis de fato existem mas eles estão lá nos hospitais, na labuta no dia a dia com salários parcos e carga horária estressante, defendendo a sociedade e cuidando das nossas famílias. Temos que deixar de hipocrisia, nós temos que ter consciência que temos que ter planejamento porque  as pessoas estão morrendo”.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Governo reativa Conselho Comunitário de Segurança em Cruzeiro do Sul

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança …