Nota da oposição acusa Jesus Sérgio de mudar a entrada de Tarauacá para beneficiar suas propriedades

Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Para os dirigentes do PCdoB e do PSB de Tarauacá, o governo Gladson Cameli (PP), em seu terceiro ano de mandato, não cumpriu suas promessas de campanha, restando um pouco mais um ano para apresentar as obras prometidas. Cenário que abre a possibilidade para uma candidatura comprometida com o enfrentamento dos dilemas dos acreanos.
Na avaliação deles a administração da prefeita Néia Sérgio (PDT),é ineficiente e caracterizada pelo nepotismo, negócios e mistificação. Segundo a nota: “É demasiadamente forte a presença da parentada da prefeita, do esposo e de vereadores da base de apoio, em todas as secretarias”.
Na nota dos partidos o governo municipal é um governo de negócios que não preserva a separação entre interesses públicos e privados: “Presenciamos diariamente uma mistura de interesses privados com o interesses público. O deputado, Jesus Sérgio, esposo da prefeita é a peça principal dessa mistura. Direciona recursos públicos para beneficiar suas terras e seus negócios. O fato mais emblemático dessa prática, foi a decisão de mudar a rota de um projeto (que já existia) da terceira entrada da cidade, para beneficiar suas propriedades”.
O espaço está aberto para as justificativas dos citados na nota.

PCdoB e PSB de Tarauacá se Reúnem, emitem nota sobre os primeiros cinco meses do governo Néia Sérgio, bem como sobre o cenário estadual nacional.

Leia a Nota:

As direções do PCdoB e do PSB de Tarauacá reuniram se conjuntamente durante toda manhã de sábado (22), para analisar o quadro de dificuldades e perspectivas do atual cenário do país e do estado do Acre

  1. No plano nacional, a opinião é que, o resultado do desastre do governo Bolsonaro, agrava a situação geral do país e o sofrimento do povo. Com quase 500 mil mortes pelo covid-19, o Brasil torna-se uma catástrofe, além de um retrocesso enquanto país soberano e democrático.
  2. Enquanto cresce a rejeição do povo brasileiro ao governo insano de Bolsonaro, avança a unidade das forças oposicionistas democráticas, com grandes possibilidades de vitória nas eleições de 2022.
  3. No Acre, a aliança que levou Gladson Cameli ao Palácio Rio Branco em 2018, espatifou ao pedaços. A briga entre Gladson e seu vice, Major Rocha, virou caso de polícia e se tornou inconciliável. Além de Rocha, o senador Sérgio Petecão, outro aliado do governador, está rompido e se apresenta como candidato a governador em 2022.

  4. O governo Gladson, no seu terceiro ano de mandato, não cumpriu suas promessas de campanha, restando um pouco mais um ano para apresentar as obras prometidas. É nesse cenário que surgem grandes possibilidades de uma candidatura nova, alternativa, comprometida com o enfrentamento dos dilemas dos acreanos.

  5. Governo municipal. O governo de Tarauacá da prefeita, Néia Sérgio – PDT, eleita com apenas 29% dos dos eleitores do município, está chegando a metade do primeiro ano. Para muitas pessoas a impressão é de que ainda estamos no governo da prefeita Marilete Vitorino: ruas esburacadas, bairros abandonados, nenhuma medida nova, de impacto.

  6. Para os mais atentos, é possível ver que há diferença do atual governo em relação a todos os outros últimos. Três principais questões caracterizam a administração de Tarauacá: Nepotismo, negócios e mistificação, qualidades estranhas e inadequadas a administração pública.

  7. O nepotismo é vedado pela própria Constituição Federal, contraria os princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade. É demasiadamente forte a presença da parentada da prefeita, do esposo e de vereadores da base de apoio, em todas as secretarias.

  8. Governo de negócios. Um aspecto importante da administração pública que deve ser preservado é a separação entre interesses públicos e interesses privados. Presenciamos diariamente uma mistura de interesses privados com o interesses público. O deputado, Jesus Sérgio, esposo da prefeita é a peça principal dessa mistura.

  9. O deputado, que despacha diariamente na cadeira da prefeita, uma hora está cavando valas nas ruas em vias públicas, outra hora , cuida dos seus negócios e direciona recursos públicos para beneficiar suas terras e seus negócios. O fato mais emblemático dessa prática, foi a decisão de mudar a rota de um projeto (que já existia) da terceira entrada da cidade, para beneficiar suas propriedades.

  10. Outro aspectos inadequado, é exploração de credo para responder às demandas sociais. Todas pessoas tem suas crenças e devem ser respeitadas. Quando uma pessoa vai à prefeitura ou numa secretaria, não vai atrás de água benta ou fazer uma confissão. Cada pessoa tem seus espaços para professar sua espiritualidade, na administração pública primeiro se resolve as demandas públicas.

  11. Um outro aspecto que chama atenção na administração de Tarauacá, é a avalanche de dispensas de licitações e a participação de agentes públicos participando indiretamente de contratos por meio de parentes, ou amigos. Deixando dúvidas sobre a licitude do processo administrativo que exige assegurar igualdade de condições a todos que queiram realizar um contrato com o Poder Público.

  12. É fácil perceber que, nestes primeiros cinco meses de governo, não há nenhuma ação concreta que vise humanizar as difíceis condições da população mais humilde e carente de segurança alimentar, saúde, água potável, urbanização e oportunidade de trabalho. O que assistimos é o deputado Jesus Sérgio usurpando o papel de prefeito, numa clara campanha eleitoral para tentar se reeleger ao cargo que exerce.

  13. Parece claro que a maior preocupação do deputado, que na prática exerce o cargo de chefe do executivo, é usar a prefeitura para viabilizar seu projeto eleitoral do próximo ano. Talvez isso explique a falta de transparência das ações da gestão municipal. Observamos que a Câmara de vereadores, muito menos as entidades representativas da sociedade tem sido consultadas ou informados dos planos e programas da prefeitura, inclusive dos recursos e doações da calamidade das enchentes.

  14. Há uma concentração de poder de decisão do núcleo da família Sérgio na Câmara e na prefeitura. Não há espaço para discussão ou opinião sobre os rumos da administração pública, nem mesmo pelos os partidos que fizeram parte da aliança eleitoral. Quem ganha uma eleição com menos de 1/3 dos votos, como é o caso da prefeita, Néia Sérgio, não pode se achar tão soberana assim.

    Mediante essas constatações, o PCdoB e o PSB, de público, manifesta sua posição oposicionista ao governo de Néia Sérgio – PDT.Nossa oposição será civilizada e propositiva. Queremos o melhor para Tarauacá, exatamente, por essa razão, nos manteremos firmes na defesa de um governo democrático, transparente, honesto e comprometido com os interesses mais elevados da nossa GENTE

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Campanha itinerante de recolhimento de embalagens de agrotóxicos chega ao Alto Acre

O governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre …