Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Mais de 33 mil casos de violência contra o idoso foram registrados só este ano no Brasil

Mais de 33 mil casos de violência contra o idoso foram registrados só este ano no Brasil

Dados do Disque 100 revelam que, só no primeiro semestre deste ano, mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos foram registrados contra o idoso no país.

O mês de junho é dedicado a mobilização da sociedade para a proteção dos idosos. Por isso é chamado de  Junho Violeta.

Desde 2006, o dia 15 de junho é o Dia  Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

Este ano, em razão da pandemia, o  objetivo da campanha é despertar a sociedade contra a violência que essa população vem sofrendo, em especial neste período de pandemia em que o número de agressões contra idosos aumentou.

Já foram registrados através do Disque 100, mais de 33 mil e 600 casos de violência contra o idoso em 2021 e não estamos ainda nem na metade do ano.

Rio Branco tem a Lei Nº 2.360, que institui a campanha Junho Violeta, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A Lei é de autoria da vereadora Lene Petecão (PSD), que destaca a importância de denunciar os abusos contra idosos através do Disque 100.
Entretanto, outros abusos que não são reportados podem ser observados no dia a dia. A Prova de Vida, através da qual o idoso precisa provar que está vivo para continuar recebendo a aposentadoria é um deles.
Em pleno século XXI, com todos os serviços automatizados, a Prova de Vida seria dispensável. Os atestados de óbito ´poderiam ser disponibilizados no sistema com o acesso automático do INSS. Isso evitaria aos idosos terem que se deslocar até o banco para provar que estão vivos.
Os bancos não disponibilizam sequer cadeiras para os idosos que precisam esperar em filas fora das agências até a hora de serem chamados a entrar. Em pé. No sol.

Cerca de 5,3 milhões de beneficiários foram escolhidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social para fazer a prova de vida por biometria facial.

Para os demais, existe a opção de utilizar um aplicativo. O que não é fácil para pessoas de idade avançada.

Os que não têm condições de se locomover necessitam de um atestado médico para solicitar a Prova em casa.

Os pagamentosdos que não fizerem a Prova de Vida serão bloqueados a partir de junho.

para os beneficiários que não fizerem a prova de vida.

Os segurados e pensionistas que deixaram de realizar a comprovação antes de março de 2020 serão os primeiros a terem os benefícios bloqueados caso não se regularizem. Para os beneficiários que deveriam ter realizado a prova de vida por meio digital em fevereiro de 2020, o prazo para realizar a comprovação se encerra em 31 de maio. Depois disso, será a vez dos beneficiários que estão com a prova de vida vencida desde março e abril de 2020.

Assim, quem tinha, por exemplo, que fazer a prova de vida em março e abril de 2020, deverá fazer até junho deste ano. Já quem tinha que provar que está vivo entre março e abril deste ano para continuar recebendo o benefício terá de fazer isso até dezembro para não ter os pagamentos bloqueados.

Foto- Edição Brasil
Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Ações preventivas para jovens em vulnerabilidade social serão intensificadas pela Sejusp 

Levar cidadania por meio da educação e do esporte para jovens e crianças em locais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *