Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
No dia do Meio Ambiente desmatamento bate novo recorde na Amazônia Legal

No dia do Meio Ambiente desmatamento bate novo recorde na Amazônia Legal

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), confirmam que o desmatamento atingiu uma área de 1.180 km² de 01 a 28 de maio.

Foram detectados nesse período, 4.148 alertas no Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), um aumento de 41% em relação aos 31 dias do mesmo mês em 2020 – ou de 82,9% ao se considerar os mesmos 28 dias.

Segundo a CNN os municípios com maior área desflorestada foram Altamira/PA, com 104 km², Labrea/AM, com 97,49 km², Novo Progresso/PA, com 77,33 km², Porto Velho/RO, 68,03 km², e Itaituba/PA, com 63,87 km².

Segundo o site Poder 360, o Amazonas lidera o ranking dos Estados com maior área desmatada (28%), seguido pelo Pará (26%), Mato Grosso (22%), Rondônia (16%), Roraima (5%), Maranhão (2%) e Acre (1%).

Nos municípios de Lábrea e Apuí, no Amazonas, que lideram o ranking dos 10 que mais desmataram, houve perda de 126 km² de floresta, o que representa quase 60% de todo o desmatamento do Estado detectado em abril.

Esta é a primeira vez que o número ultrapassa 1.000 km² no mês de maio. Este é o terceiro mês seguido que o Inpe registra recordes de desmatamento.

O mês de maio marca o início da estação seca, quando a devastação se intensifica, em grande parte da região amazônica.

De acordo  com a Coalizão Brasil, 90% das instituições de pesquisas  detectaram que 60% das empresas avaliam os números do desmatamento na hora de tomar decisões de negócios. Embora não seja possível afirmar que o levantamento representa o perfil de uso de dados de todo o setor privado brasileiro, ele traz pistas importantes sobre como as empresas têm utilizado esta informação.

A Coalizão Brasil sigere a instalação de um Grupo de Trabalho reunindo congressistas e especialistas para apontar caminhos e apresentar propostas legislativas para melhorar a gestão das florestas públicas. (Veja aqui )

A Coalizão Brasil  é um movimento multisetorial, composto por entidades que lideram o agronegócio no Brasil, as principais organizações civis da área de meio ambiente e clima, representantes de peso do meio acadêmico, associações setoriais e companhias líderes nas áreas de madeira, cosméticos, siderurgia, papel e celulose, entre outras.

Foto Jornal A Crítica

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Coluna da Angélica-Gladson e Socorro: em nome da paz

1-The winner O governador Gladson Cameli (PP) e a deputada federal Socorro Néri (PP) fizeram …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *