Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Polícia Federal deflagra operação para reprimir tráfico internacional de pessoas para adoção ilegal

Polícia Federal deflagra operação para reprimir tráfico internacional de pessoas para adoção ilegal

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (11), a operação Kinder para reprimir o tráfico internacional de pessoa para adoção ilegal. As investigações começaram no dia 24 de agosto de 2020, a partir da denúncia de tráfico de uma recém-nascida, na zona Norte do Rio de Janeiro.

Segundo a PF, indicaram “associação de esforços entre os participantes do esquema criminoso para viabilizar o registro ideologicamente falso de criança recém-nascida, de forma a constar como pai biológico um cidadão angolano, com cidadania portuguesa mas residente na Alemanha”. A PF informou que também foi possível comprovar que a criança deixou o Brasil no dia 11 de fevereiro, quando foi levada para a Alemanha. Correio Braziliense

A ONU registrou 50 mil casos de crianças traficadas, mas a estimativa é que o número real seja muito superior. Os casos estão no Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas que aponta para o aumento desse tipo de crime nos últimos anos.   A proporção de meninos aumentou cinco vezes. Este grupo é o mais usado para trabalhos forçados. As meninas são mais traficadas para exploração sexual, mas as crianças  também são usadas para a remoção de órgãos e um percentual expressivo é obrigada a mendigar.

As vítimas preferenciais continuam sendo as meninas. Mas o tráfico humanos atinge também meninos e adultos de ambos os sexos. Adolescentes e adultos são atraídos por promessas de empregos. A abordagem tanto é feita ao vivo como pelas redes sociais e atinge em geral a população mais vulnerável econômicamente. 38% das vítimas adultas são encaminhados para trabalhos forçados.

O estudo alerta que a Covid-19 agravou a tendência geral de piora no tráfico de pessoas. O receio é que a recessão causada pela pandemia exponha ainda mais pessoas ao risco de tráfico. Milhões de mulheres, crianças e homens em todo o mundo que estão sem trabalho, fora da escola e sem apoio social, são vítimas em potencial.

Foto-Observatório do Terceiro Setor

Leia Aqui

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Governo publica convocação de candidatos em processos seletivos da Educação

Na edição do Diário Oficial desta quinta-feira, 11, o governo do Acre, por meio das …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *