Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Professora se transforma em sucesso literário após se aposentar

A professora aposentada Joelma Franzini  é o mais recente destaque da literatura acreana. Apesar de natural de Presidente Bernardes, interior do estado de São Paulo, seus livros versam sobre o Acre e Amazônia de uma forma geral.

Joelma conhece bem a realidade local.  Chegou em Rio Branco aos 13 anos de idade e aos 15 casou-se com um acreano. É graduada em  Pedagogia, Ciências Sociais e Filosofia. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior, Ontologia e em Conhecimento e Linguagem na História da Filosofia e Ciência da Religião, É Mestre em Desenvolvimento Regional.

Professora se transforma em sucesso literário após se aposentar
Professora se transforma em sucesso literário após se aposentar

Começou a lecionar aos 14 anos no antigo Mobral (alfabetização de adultos). Aposentou-se aos 50 anos de idade com 36 anos de trabalho.

A influência do avô contador de histórias é visível na escrita leve e prazerosa, assim como a densidade da avó, uma mulher forte, descendente de italianos endurecida na luta diária pela sobrevivência: “Uma palavra para me definir: intensidade”, diz a escritora, mãe de dois filhos e avó de 4 netos.

A intensidade com que se define é presente nos 5 livros publicados e que são vendidos pela internet. Neles é perceptível a carga emocional de quem sofreu bullying por ser obesa, vendeu bolos para auxiliar na renda familiar, mas venceu todas as adversidades.

Casada atualmente com o professor e psicólogo Evandro Santiago, ainda faz bolos para a família e vive cercada de netos, mas encontra tempo para escrever: “Escrevo poemas e contos desde criança, mas fui  perdendo meus escritos e abandonando a vontade de ser escritora pelo caminho. Mas quando a gente deseja de verdade a vida encontra o caminho. Aposentada, cuidando dos netos e fazendo bolos para a família foi que meus modestos livros brotaram. A produção literária não vai parar”.

Destaque para os livros “Sapatinim“, que leva o nome do Igarapé à beira do qual se passa a história que narra como a partir de uma viagem ao interior da Floresta Amazônica, o personagem é convidado à reflexão no contato com o modo de vida dos seringueiros: um descortinar da existência  de mundos inimagináveis. E “Fragmentos de infância lançados ao vento“, que mistura realidade e fantasia às memórias de infância.

Os livros editados pela CRV, também estão disponíveis na Amazon e na Estante Virtual.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

TJ leva Projeto Cidadão ao município de Jordão

Jordão é um dos quatro municípios isolados do Acre, sem acesso por via terrestre Há …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *