Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Corrida do ouro- Garimpeiros controlam o espaço aéreo da terra Yanomami

Corrida do ouro- Garimpeiros controlam o espaço aéreo da terra Yanomami

Em céu de garimpeiro eles dão as ordens

Um avião levando a equipe da Amazônia Real foi interceptado por uma aeronave de garimpeiros. O avião dos garimpeiros cruzou na frente e o piloto inquiriu o que levava a reportagem sobre quem estava no avião e se pretendiam pousar. O piloto omitiu o fato de levar uma equipe de reportagem. O risco de levarem tiros dos garimpeiros, impediu que voassem mais baixo, mesmo assim, um dos aviões permaneceu voando em círculos abaixo do Caravan da reportagem até que fôssem embora.

“Aviões e helicópteros, mesmo voando de maneira irregular, parecem não se incomodar e muito menos temer o fato de estarem invadindo um espaço aéreo. É como se ali nem existissem os três Pelotões Especiais de Fronteira do Exército para impedi-los”.

As aeronaves em áreas de mineração cumprem funções essenciais: transportar sondas, bombas, motosserras, calhas de lavagem, mangueiras, detectores de metais e o mercúrio, necessários para a mineração do ouro, suprimentos para manter os garimpeiros confinados por semanas e deixar claro que ali há donos. São eles que recolhem a pedra preciosa, prospectam novas lavras e mantêm a atividade aurífera a pleno vapor.

Mesmo com as tentativas de intimidação e cerceamento a equipe concluiu a reportagem sobre o avanço do garimpo nas terras Yanomami.

“Foram quatro meses de apuração e a análise de mais de 5 mil páginas de documentos para traçar a rota do ouro, identificar as principais empresas compradoras, compreender as fragilidades na legislação (que isenta os compradores de qualquer responsabilidade), destrinchar o antigo interesse dos políticos na atividade e revelar como a rápida aproximação do garimpo com o tráfico internacional de drogas”

A reportagem flagrou invasores trabalhando nas imensas crateras para extrair o ouro das cavas e dos barrancos. É intensa a movimentação de embarcações nos rios para abastecimento do garimpo. De cima, é nítido o funcionamento de uma complexa organização logística terrestre, fluvial e aérea que viabiliza a extração ilegal desse ouro de aluvião na TI Yanomami em uma escala intensa e frenética.

“Uma água barrenta escorre de lagoas de sedimentos e jorra para os rios. Há muito mercúrio, ainda largamente utilizado na extração do cobiçado minério. Mas carrega também o sangue dos Yanomami, que pedem socorro”.

Leia Mais

Foto-Survival International

Assista a um vídeo sobre o tema

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Racismo estrutural: judiciário majoritariamente burguês e branco sempre criminalizará os negros, ainda que eles sejam as vítimas

Carla Zambelli, o judiciário racista e a Justiça à espanhola Entristecido, mas não surpreso, recebi …