Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Familiares de autistas se revoltam contra a justificativa de "inclusão", para pintura dos pórticos do Parque da Maternidade

Familiares de autistas se revoltam contra a justificativa de “inclusão”, para pintura dos pórticos do Parque da Maternidade

Após a polêmica criada pela pintura dos pórticos do Parque da Maternidade, com a maioria da população criticando, ( Veja Aqui ),  o governo do estado se apressou em divulgar a justificativa que a mudança “tem por objetivo homenagear pessoas com deficiência e promover a inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos”. Informação oficial repassada pelo Secretário Estadual de Infraestrutura, Cirleudo Alencar.

Não colou. A emenda saiu pior que o soneto.

No grupo de Whatsapp da Família Azul, entidade que congrega pais de autistas  que experimentam no dia-dia as dificuldades no tratamento dos seus filhos, a reação contra a justificativa do governo foi unânime.

O ex-presidente da Família Azul do Acre, Abrahão Púpio, disse:  “para mim isso não é homenagem ao autismo. Alguém vê algo simbolizando o autismo? Símbolo do autismo tem seu significado histórico, através de estudos relacionados ao espectro. As cores são do arco íris com a  predominância do azul, pois até pouco tempo era identificado com mais intensidade em meninos, porém sabemos que isso é uma teoria, e que em meninas se manifesta mas pela complexidade do sexo feminino é mais difícil de identificar, as outras cores associam a diversidades de comportamentos e de diferentes modo que o espectro se manifesta, sendo que cada autista é diferente, o quebra cabeças faz alusão à dificuldade de compreensão de suas especificidades. Então alusão ao autismo é fazer um monte de quadrados e em cores no parque? Isso  é qualquer coisa menos simbologia à inclusão. Se querem realmente fazer algo para lembrar nossos autistas e fornecer acesso às políticas públicas, contratem mais mediadores, dando dignidade ao acesso a saúde, principalmente para as famílias em situação de vulnerabilidade. Dando as famílias dignidade e não excluindo das prioridades do estado ou município. Simples …”

Familiares de autistas se revoltam contra a justificativa de
Familiares de autistas se revoltam contra a justificativa de “inclusão”, para pintura dos pórticos do Parque da Maternidade

Os comentários que se seguem vão na mesma linha de raciocínio:

” Concordo plenamente, até hoje estou na fila para fazer as terapias e nada se conseguir”.

“Eu vejo que usaram a inclusão como uma válvula de escape”.

“As pessoas são muito cheia de ego. Não admitem o erro e ainda querem discutir, não aceitam sugestões e muito menos admitem que estão erradas”.

“Qualquer governo quando quer homenagear uma instituição ou grupo, deve chamar esses representantes e consultar a melhor forma. Não fazer algo sem dizer nada”.

“Tem gente q pensa q somos otários”.

“Só não fez os quebra-cabeças porque nós iríamos dizer que eles estariam incentivando as crianças querer pular lá nas paredes do canal”.

“Tomara que o MP tome medidas isso sim”.
“Pintura não resolve nada”
“A gente não discute com quem não entende, e quer saber mais do que os que convivem com autistas. O que sei é que está havendo uma mobilização para procurar o MPE e pedir que retirem isso”

Histórico

 

O Parque da Maternidade foi construído durante o governo Jorge Viana em 2002.

Foto- Folha do Acre

 

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

DNIT atende pedido do presidente Luiz Gonzaga e instala base do órgão em Cruzeiro do Sul

  O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) atendeu pedido do presidente da Assembleia …