Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
jv
Nova estética

Coluna: “Chamei de mau gosto o que vi. De mau gosto, mau gosto”

Escolha definida

Ao afirmar que se até o dia 15 os possíveis candidatos ao Senado não se definirem, ele não terá problemas em estar em vários palanques, o governador Gladson Cameli (PP), joga para a platéia. Ao não se definir, já fez sua escolha, afinal, apenas um nome estará registrado ao lado do dele no TRE. E o nome “aceito”por indefinição terá que ser o da senadora Mailza Gomes, que é do mesmo partido que ele. E, tendo uma candidata registrada em sua chapa, ao estar no palanque dos outros candidatos, incorrerá em infidelidade partidária. Resta saber como o Progressistas vai encarar uma possível segunda traição. Na campanha municipal, Gladson apoiou ostensivamente Socorro Néri do PSB, mesmo o PP tendo Tião Bocalom como candidato do partido. A candidata do governador perdeu a eleição mesmo com as máquinas públicas da prefeitura e do governo do estado e Gladson voltou ao partido derrotado e cabisbaixo. Da primeira vez foi perdoado, mas partido político não é mãe para perdoar todas as travessuras do filho. A menos que o Progressistas não se incomode de permanecer debaixo da sola do sapato do governador.

…e esperteza

Ao sinalizar que pode estar em vários palanques, Gladson Cameli contabiliza a possibilidade de aumentar seus votos nessa disputa complicada. Não tem, pelo menos por enquanto, condições de ganhar no primeiro turno e num eventual segundo turno corre o risco de ter todos os seus ex-aliados unidos contra ele. Na política como na caça, um dia é da caça e outro do caçador. Outro problema é que pode parecer que o governador não quer se comprometer com ninguém e se beneficiar de todos o que pode levar os candidatos derrotados a apoiarem seu adversário num eventual segundo turno. Enfim, é risco sobre risco, mas o caminho do sucesso é feito de escolhas…o do fracasso, também.

Pesquisa

Aparentemente o governador foi motivado pelo resultado da última pesquisa que apresenta um inacreditável crescimento de Márcia Bittar. De acordo com os números , Márcia que nada tem a apresentar além de ter sido a esposa de Márcio Bittar, ultrapassa as intenções de voto de Jéssica Sales (MDB) em seu segundo e dinâmico mandato. Já os 2% de Jenilson Leite (PSB) devem ter sido obtidos apenas nas casas dos adversários dele.  E o que dizer do nome de Mara Rocha não ter sido incluído na pesquisa? Mara foi a deputada federal mais votada da história do Acre.  São pontos a ponderar que motivam desconfianças.

Bola de cristal

Seja como for, institutos de pesquisa não possuem bola de cristal, analisam tao somente um limitado número de consultados o que dá apenas uma pálida ideia da situação num determinado momento.  Faltam 10 meses para a eleição e o período é de enxurradas por debaixo da ponte e água que passa pode levar o resto de popularidade do governador Gladson Cameli que caiu de uma aprovação de mais de 83% em setembro para 56% em novembro. O governador do Acre não dança apenas em números de pesquisas, dança literalmente, até em solenidade como a da Polícia Federal. Dependendo do resultado das urnas poderá acabar da mesma forma que a cigarra da fábula e ouvir no final: “dance agora”.

Mau gosto

É impossível definir a pintura do pórtico do canal da maternidade de outra maneira. Beira o vandalismo. Os quadrados azuis e verdes acima de arcos e colunas de tijolos aparentes gritam “mau gosto”.  As fotos não fazem justiça- ao vivo é muito pior. Dói nos olhos. Nem Freud explica a opção por uma descontrução arquitetônica em favor de uma imagem onírica de traços e cores infantis e berrantes. Se não cobrirem a horrenda pintura pelo menos coloquem uma placa com o nome do artista idealizador da novidade. Ele merece fazer parte desse show de horrores. Parece que tentaram escapar da pecha de transformar a capital na cidade dos smurfs (aquele mundo em que tudo era azul),  e tropeçaram numa toalha de piquenique. Jorge Viana (PT), esperneou contra a mudança. Com razão. Se a coluna tivesse BG, este seria com certeza a música de Caetano Veloso, Sampa: “Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto”.

Substituição

Na Upa da Sobral, parece que substituíram os tratamentos de saúde física pelo lado lúdico da época de Natal. Em pleno horário de pico na UPA da Sobral, unidade que atende toda a região da Baixada da Sobral, a diretora optou por desfilar com um Papai Noel em cima de um carro do corpo de bombeiros, soltando balões. Para não estragar a comemoração natalina vamos lembrar apenas que os funcionários da UPA reclamam da falta de insumos básicos e que UPA está sem sem bolsa coletora de sonda vesical.Mas, não podemos nos precipitar. Talvez os insumos que faltam na UPA estejam dentro dos sacos de presentes do Papai Noel do desfile. Aí resolveria boa parte do problema, pouco importa de o Papai Noel era gay ou hetero. Não entramos nessa discussão. O fato é que tanto a atual Secretária de Saúde quanto o ex-Secretário e sombra do governador, Alyson Bestene, têm conhecimento do que se passa na UPA da Sobral. E o retrato não é bonito.

Assista ao vídeo

Prioridade

A partir de 1945 a Argentina era  a maior exportadora de carne bovina do mundo, pela vontade dos criadores toda a carne seria exportada. Entretanto o presidente da Argentina à época, Juán Domingo Perón entendeu que os argentinos tinham preferência e determinou que 40% da carne tinha que ficar no país. A Argentina registrou o bife mais barato do mundo por 20 anos. O que mostra que é preciso regular as exportações caso haja algum interesse na qualidade de vida do povo que se governa em vez de administrar apenas para garantir o lucro dos exportadores, mas muita gente não está preparada para esta conversa.

 Licença para duvidar

Tentativa de agressão ao presidente do Sindicato dos Policiais Penais por outros policiais penais por causa de um atraso na assembleia da categoria soa muito estranho. Pode até não ser, mas que dá para suspeitar que é possível encontrar as digitais do governo do estado na história, lá isso dá. Afinal a resistência da Polícia Penal que ao contrário de outras categorias não recuou, está incomodando muito o governo e a tática de dividir para vencer é mais velha que a própria política. Além disso a dúvida é a irmã siamesa do jornalismo. Por aqui, temos como lema a frase do Ziraldo: “jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados”.

Velho Chico

O deputado Chico Viga (Podemos), amadureceu políticamente nesses últimos três anos. Faz um mandato redondinho, com boas propostas, atento às discussões e atuante. Entra assim para a galeria dos bons. Pena que nunca experimentou o prazer de atuar na oposição. Sua prática sempre foi de “base de apoio”, mas ao contrário de seu colega de partido Fagner Calegário que assume a função de advogado de defesa do governo, se mantém discreto. Calegário que esqueceu as cobranças e realizou o sonho de ser abençoado pelo rei, virou chacota dos colegas de parlamento a ponto de ser chamado de líder do governo sem ter sido chamado e de “deputado viúva Porcina- o que era sem nunca ter sido”. Dizem nos bastidores que Calegário tranca os bônus no cofre e paga o ônus calado.

 

Bom dia governador Gladson Cameli. É verdade que vossa excelência estava livre, leve e solto no show do Gustavo Lima, sem máscara, assim como a Procuradora Geral de Justiça? Me enviaram um vídeo, mas nada como uma confirmação né?

Esta é uma coluna de opinião

Contato [email protected]

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Segurança realiza capacitação profissional para seus servidores

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) deu início nesta terça-feira, 23, …