Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
glauber
Glauber Lucena

Médico formado na Ufac adota o Acre e se destaca no combate à Covid e trabalho voluntário

Cearense de Juazeiro do Norte, criado em Brejo Santo e formado na Universidade Federal do Acre (Ufac), o médico Glauber Alves de Lucena é o típico cidadão do mundo que bebe da água do rio e vai ficando na cidade que ele banha. Aos 40 anos, Glauber já está há 13 clinicando em Rio Branco e se destacando por sua eficiência, generosidade e dedicação aos que mais necessitam, qualidades que lhe garantiram em 2021 três homenagens: do Ministério Público do Estado do Acre; do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) onde faz atendimento voluntário aos jovens que cumprem pena e da Assembleia Legislativa do Acre.

mp

Glauber pode ser considerado uma rara conquista do sistema público de saúde do Acre, um dos estados com maior déficit de médicos por habitantes do Brasil. O estado contava com 108 médicos para cada 100 mil habitantes até 2019, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em maio de 2020. O estado é o quarto do país com menor número de profissionais. Em Brasília que tinha em 2019 o maior número, a proporção era de 338/100 mil.

Linha de frente

A Faculdade de Medicina da UFAC forma em torno de 40 médicos por ano, mas dá pra contar nos dedos de uma mão o número de profissionais que permanecem no Estado após a conclusão do curso. “Eu tenho orgulho em fazer parte da 8ª turma de formandos da UFAC. Desde que passei no vestibular nunca fui embora, só saí do Acre a passeio, me incorporei à comunidade”, comentou o médico.

ise
ise

Por ser uma pessoa muito simples e acessível a todos que o procuram, o médico é bastante popular na região da Baixada da Sobral onde dá plantões na UPA e onde fez questão de atuar na linha de frente do combate à Covid 19. Sua dedicação foi tanta que acabou sendo infectado e passando algumas semanas em isolamento até poder voltar à linha de frente. “Faz parte, não dá pra exercer a Medicina sem correr riscos. Graças a Deus sobrevivi para continuar servindo à comunidade acreana”, ressaltou Glauber.

(Dora Monteiro)

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

“Bocalom transformou o Ceasa em um galpão de máquinas quebradas”, diz Francisco Panthio

O Ativista Político Francisco Panthio, usou suas redes sociais para fazer uma crítica à gestão …