No Dia Mundial de Combate ao Câncer comemorado anualmente em 8 de abril, a deputada Jéssica Sales (MDB), disse que encara a doença como uma lição porque assim consegue entender o que os pacientes de câncer passam: “eu tenho condições, mas e quem não tem?”.
Jéssica em tratamento contra um câncer de mama e diagnosticada também com câncer de pele, nunca perdeu a alegria e a vontade de viver e com isso contagia os outros pacientes que veem nela o exemplo a ser seguido. A mãe dela, deputada Antônia Sales, disse que em alguns momentos é “Jéssica que dá forças aos pais”.
A parlamentar federal que destinou boa parte dos recursos de suas emendas para a Saúde do Acre, reforça a partir de sua luta pessoal contra a doença, o apoio aos demais pacientes, através de emendas para possibilitar o tratamento na rede pública.
Por sua vez, na mesma data de conscientização da população sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo, a Câmara dos Deputados realizou uma reunião para debater o problema. Na audiência, especialistas e ativistas relacionados ao combate ao câncer de pele criticaram o governo federal, por ter incorporado novos medicamentos em 2020, mas só ter atualizado agora a tabela de preços que permitirá a compra desses remédios.
A reunião foi promovida pela Comissão Especial de Combate ao Câncer nesta sexta, 8 de abril, que é o dia mundial de combate à doença. O câncer de pele é o de maior incidência no País.
Carla Fernandes, do Instituto Melanoma Brasil, disse que a incorporação dos medicamentos é urgente. E lembrou que o prazo final era de 180 dias após a aprovação.
“Nós acompanhamos semanalmente óbitos de pacientes que poderiam ter se beneficiado de medicamentos que deveriam estar disponíveis desde fevereiro de 2021”, lamentou.
Carla ressaltou que as diretrizes de tratamento para o câncer de pele no setor público é de 2013, porém deveria ser atualizada a cada dois anos. O tratamento mais usado hoje pelo SUS, segundo ela, é ineficaz.
Direito constitucional
O deputado Weliton Prado (Pros-MG), presidente da comissão especial, destacou que a Constituição garante o tratamento.
“Há 20 anos, [o câncer] era uma sentença de morte. Hoje há medicamentos que garantem a sobrevida desses pacientes, mas esses remédios têm de estar disponibilizados. É um direito dessas pessoas”, reforçou.
Estatísticas
Andreia Cristina de Melo, da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, informou que os casos graves de câncer de pele, do tipo melanoma, representam 5% dos casos, mas que são quase 8.500 casos novos por ano, concentrados nas regiões Sul e Sudeste. Muitos chegam em um estágio grave aos hospitais.
Os médicos presentes ao debate lembraram que é importante a detecção precoce do câncer, que pode se manifestar por pintas e sinais visíveis. Geralmente apresentam-se manchas de bordas irregulares e com coloração não uniforme que podem aumentar com o tempo.
Assista ao vídeo gravado pela deputada federal Jéssica Sales no Dia Mundial de Combate ao Câncer
Foto- G1
Acre in Foco – Cobertura das Últimas Notícias do Acre Acre in Foco traz as últimas notícias do Acre, com cobertura atualizada sobre política, segurança, saúde, cultura e eventos locais. Fique por dentro de tudo
