Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Eleição na Colômbia: 45% dos eleitores não compareceram às urnas

Eleição na Colômbia: 45% dos eleitores não compareceram às urnas

No primeiro turno da eleição presidencial realizado neste domingo (29) na Colômbia, o candidato Gustavo Petro, obteve 40% dos votos. Em segundo lugar ficou Rodolfo Hernández com 28%.

O segundo turno está marcado para o dia 19 de junho.

O resultado do primeiro turno aponta para uma eleição difícil para a Esquerda no segundo turno, apesar da vantagem de Petro em relação a Hernández. Segundo analistas colombianos, Hernández é a segunda opção do uribismo, que participou do primeiro turno com dois candidatos: Hernández e Federico Gutierrez.

Hernández  é um  empresário populista de 77 anos.  Já foi chamado de “Trump tropical” pela imprensa local. Ele cresceu nos dias que antecederam a eleição, deixando Fido para trás.

Gustavo Petro é da Coalición Pacto Histórico. Hernández, da Liga de Gobernantes Anticorrupción. Apesar de pertencer a essa liga contra a corrupção, o candidato tem julgamento marcado para 21 de julho, um mês depois do segundo turno,  por caso de corrupção cometido quando era prefeito da cidade de Bucaramanga.

Analistas internacionais dizem que Hernández deverá ter o apoio da narco-burguesia colombiana, uma classe que cresceu nos anos Uribe e somar os votos de seu similar Federico Gutierrez, o que deve dificultar a eleição de Petro, que seria o primeiro presidente de Esquerda da Colômbia.

Leia mais sobre a disputa na Colômbia Aqui

Foto- Jovem Pan

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Governo diz que confia na conduta ilibada do presidente do Iapen

O governo do Estado divulgou uma nota sobre as denúncias contra o presidente do Iapen, …