Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Nuvem misteriosa com a mesma formação que aparece há séculos no mesmo lugar do RJ vira objeto de pesquisa

A nuvem com a mesma formação e no mesmo local era cultuada pelos nativos do local que afirmavam que ela tinha neve. Diversas lendas se criaram sobre a misteriosa nuvem cujo primeiro registro data de 1833, o que atrai turistas. Principalmente depois do lançamento do filme Não! Não olhe, de Jordan Peele, o mesmo diretor de Corra e Infiltrado na Klan. O suspense, Não! Não olhe, usa uma nuvem que aparece no mesmo lugar de um rancho de cavalos na Califórnia esconder uma força misteriosa que afeta o comportamento humano e animal.

A nuvem situada sobre a parte mais alta de Arraial do Cabo despertou a atenção oficial ainda na época do Brasil Império, quando o governo precisou interditar um farol no local porque a tal nuvem ficava na frente do feixe de luz, impedindo a visibilidade dos navegantes, o que resultou em muitos naufrágios.

De acordo com uma das lendas que percorrem a região, quando as obras começaram, em 1833, os nativos da ilha alertaram que havia “neve” na região. Não vendo lógica na afirmação por se tratar de um país tropical, a obra continuou e o farol foi inaugurado em 1836. Mesmo com o farol, os acidentes continuaram acontecendo por causa da tal “neve” que os nativos haviam alertado.

Agora uma equipe de meteorologistas da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, vai iniciar um minucioso estudo, de modelagem numérica, para identificar como se dá a formação da nuvem através dos séculos.

Estudos da Marinha demonstram que contrariando a fama de má, de ter expulsado o império da ilha, a nuvem quando aparece,

é sinal de que a praia está garantida.

Os estudos da Marinha demonstraram que quando ela está presente, é sinal de ausência de interferências na atmosfera, como passagem de frentes frias ou correntes de umidade. Ou seja, a nuvem atuaria como um “radar natural” para a região.

As respostas sobre o fenômeno serão dadas com a conclusão da pesquisa chefiada pelo meteorologista Wallace Menezes, do laboratório de prognósticos e Mesoescala da UFRJ.

 

“A nuvem reúne um enredo de mistério, crendices… de história do país a fenômenos da natureza. É uma lenda! Agrega valor à região. As pessoas que sabem dela, ganham mais um elemento para observar diante da beleza toda que é Arraial do Cabo”.

Estudos preliminares dão conta que o vai-e-vem dessa nuvem do farol é causado pelo efeito orográfico. A montanha, que tem 395 metros de altitude, represa a umidade, formando a nuvem. E quando ela aparece é sinal de tempo aberto.

&

Com informações da UFRJ

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

DNIT atende pedido do presidente Luiz Gonzaga e instala base do órgão em Cruzeiro do Sul

  O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) atendeu pedido do presidente da Assembleia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *