Boa Notícia: Ministério da Saúde atende solicitação de Mara Rocha e inclui o Micofenolato de Mofetila no tratamento de pacientes com lúpus

Boa Notícia: Ministério da Saúde atende solicitação de Mara Rocha e inclui o Micofenolato de Mofetila no tratamento de pacientes com lúpus

A Deputada Federal Mara Rocha, ainda em 2021, apresentou a Indicação nº 130/2021, dirigida ao Ministério da Saúde, sugerindo a adoção do Micofenolato de Mofetila no tratamento de pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico – LES, para distribuição nas farmácias de alto custo do SUS.

A parlamentar argumentou que a Portaria 100/2015, com protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para tratamento do Lúpus Eritematoso Sistêmico – LES, tinha uma grave lacuna, uma vez que nele não constava o MICOFENOLATO DE MOFETILA, um medicamento extremamente importante para o tratamento do LES, pois impede que o paciente tenha que se submeter a sessões de hemodiálise.

Agora, nessa última semana, Mara Rocha foi informada pelo Ministério da Saúde que seu pedido foi atendido, com a aprovação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Lúpus Eritematoso Sistêmico para uso do Micofenolato de Mofetila a partir do dia 08 de novembro.

Essa demanda foi levada à parlamentar do Acre pelo Sr. Vanderli Ferreira, presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Estado do Acre – APARTAC, que apresentou documentos comprovando a eficácia do medicamento.

“Estudos que já se encontravam no Ministério da Saúde, com quase 3 mil participantes, demonstravam que a utilização do Micofenolato em pacientes com LES se mostrou uma opção de tratamento mais seguro do que os medicamentos atualmente disponibilizados no SUS”, afirmou a parlamentar.

“Comemoro a sensibilidade do Ministério, em acatar minha sugestão, protegendo os pacientes de LES de precisarem de hemodiálise. Agradeço ao Sr. Vanderli Ferreira, que me trouxe a demanda e enalteço o Ministério da Saúde, que ouviu os argumentos que apresentei na Indicação”, finalizou Mara Rocha.

Veja também

Bombardeio mais letal em anos mata 20 pessoas na Colômbia, sob acusação de guerrilheiros

Bombardeio mais letal em anos mata 20 pessoas na Colômbia, sob acusação de guerrilheiros

De La Spriella bombardeia seu povo com a ajuda de seus aliados Estados Unidos e …