Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

FIES ou empréstimo. Veja a melhor opção para financiar os estudos

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa criado pelo Governo Federal, cuja finalidade é ampliar o acesso à educação superior no país. Desde sua criação, no entanto, envolve diversas polêmicas.  Trata-se de um crédito para financiar os estudos universitários dos brasileiros. Eles só pagam após terminarem a graduação.

De um lado, abre portas para os que não têm condições de ingressarem no ensino superior. Por outro, no entanto, deixa muitos jovens endividados. Em virtude disso, existem muitas polêmicas e algumas pessoas preferem buscar outras alternativas de crédito estudantil. Então, separamos uma matéria para finalmente sanar sua dúvida: o Fies é, de fato, a melhor opção?

Fies ou crédito estudantil privado: qual escolher?

Sendo direto, o Fies é considerado a melhor opção. Mesmo com todas as polêmicas, os juros são mais baixos do que o praticado na iniciativa privada. A título de comparação, o programa do Governo tem uma taxa de 3,4%, para todos os cursos de graduação. Enquanto isso, empréstimos pela iniciativa privada costumam ser bem mais caros.

Em seu primeiro mês de mandato, o presidente Lula (PT) gerou polêmicas ao defender a ampliação do Fies. Mas, para especialistas da área de educação, o programa é visto como referência. Ou seja, aqueles que desejam ingressar no curso superior, devem considerar o financiamento do Governo Federal.

Contudo, é necessário um bom planejamento. Leve alguns pontos em consideração:

  • Valor das mensalidades da faculdade;
  • O quanto será cobrado de juros;
  • Por fim, os salários da área de atuação, bem como o nível de recolocação no mercado de trabalho.

Quem pode usar o Financiamento Estudantil do Governo Federal

  • Quem prestou o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) com nota maior ou igual a 450, a partir de 2010;
  • Estudantes cuja renda mensal familiar seja de até três salários-mínimos per capita (por pessoa).

Sugestões para você

O MEC (Ministério da Educação) já divulgou o cronograma de inscrições do Fies de 2023. Para ter acesso, basta acessar a página da pasta, por meio deste link: https://acessounico.mec.gov.br/fies. Através do portal único, é possível conferir as datas de inscrições do Financiamento Estudantil, Prouni (Programa Universidade para Todos) e Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

No caso do Fies, as inscrições começam no dia 7 de fevereiro e se encerram no dia 9 do mesmo mês.

Veja outras possibilidades do ENEM

Além do Fies, o ENEM permite o ingresso no ensino superior através de outros dois programas.

Prouni

O estudante de escola pública ou bolsista de colégio particular, pode ingressar na universidade privada. Para tal, contará com bolsas de estudos de 50% ou 100%.

Sisu

É o processo seletivo para as universidades federais. Neste caso, o estudante não pagará mensalidade. Além do mais, estas instituições são reconhecidas pelo renome. São consideradas as melhores do país. Naturalmente, são bem concorridas. Qualquer brasileiro pode prestar o Sisu, desde que tenha concluído o ensino médio e prestado o ENEM no ano anterior.

Imagem- Pronatec

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Sine passa a funcionar em novo endereço a partir desta sexta-feira, 3 de maio

Nesta sexta-feira, 3 de maio, o Serviço Nacional de Emprego (Sine) do Acre, estará de …