Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Prefeitura de Cruzeiro do Sul adota programa de Telemedicina

O município de Cruzeiro do Sul teve o primeiro dia de atendimento por meio da telemedicina, nesta terça-feira (11). O programa foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde para atender pacientes em diversas especialidades de forma virtual.

“É uma novidade nesse período pós-pandemia e nós estamos lançando em Cruzeiro do Sul. São consultas que serão realizadas por médicos especializados de um hospital de São Paulo, acompanhadas por uma médica daqui. Esses pacientes, provavelmente teriam que ser encaminhados pelo TFD e talvez precisassem até sair do Estado tendo transtornos. Então, agora teremos sete especialistas para fazer esse atendimento aqui mesmo”, esclareceu o prefeito Zequinha Lima.

O programa disponibiliza médicos nas áreas da pediatria, neuro-pediatria, cardiologia, reumatologia, endocrinologia. A Secretaria Municipal de Saúde será responsável pelo agendamento das consultas e pelo acompanhamento dos pacientes.

“Tudo começa na unidade básica de saúde onde o médico percebe a necessidade dessas especialistas e encaminha os usuários para a telemedicina”, destacou a secretária municipal de saúde, Valéria Lima.

Para realizar o atendimento virtual, existe o convênio com o Hospital Albert Einstein e uma médica da Secretaria Municipal de Saúde faz a regulação dos atendimentos.

“Esses pacientes são trazidos da fila de espera do TFD de onde são cadastrados. No dia agendado eles vem para a consulta e ficamos eu como médica física e um médico virtual do Albert da especialidade que foi solicitada. Fazemos a análise dos exames e juntos decidimos qual o melhor procedimento para o paciente”, informou a médica

Emily Lima, responsável pela regulação dos atendimentos.

Dezenas de pacientes foram assistidos pelo programa no primeiro dia de atendimento. Entre eles, o produtor rural José Evaldo Lima de Menezes que aguardava há mais de três meses na fila do Tratamento fora de domicílio.

“Está sendo maravilhoso ser atendido por esse programa. Estava há mais de três meses aguardando e acho que teria que ir para Rio Branco, mas agora ficou tudo resolvido”, disse Menezes.

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Polícia Civil do Acre leva cidadania aos idosos do Lar dos Vicentinos em Rio Branco

Em uma ação de cidadania e valorização daqueles que tanto contribuíram com as nossas vidas …