Entre as primeiras amostras analisadas foi identificado um novo caso de hanseníase
O município de Tarauacá iniciou a análise local das amostras de baciloscopia para detecção da doença. Antes, as coletas eram feitas no município, mas as lâminas tinham que ser enviadas para o Hospital Dermatológico em Rio Branco, o que resultava em longas esperas pelos resultados.
A nova oferta representa um avanço fundamental para a saúde pública em Tarauacá. Antes, a coleta feita no município era enviada para Rio Branco, e o paciente ficava aguardando o resultado. Agora, após a coleta o exame é liberado no mesmo dia.
A agilidade no diagnóstico permite que os pacientes diagnosticados com hanseníase possam iniciar o tratamento rapidamente na Unidade de Saúde Maria da Luz – unidade referência para o tratamento da doença, em Tarauacá, onde recebem todo o acompanhamento necessário. Em casos mais complexos, o paciente é encaminhado ao Hospital Dermatológico, em Rio Branco.
A implementação desse serviço foi possível graças a uma parceria entre o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e a prefeitura de Tarauacá.
Acre in Foco – Cobertura das Últimas Notícias do Acre Acre in Foco traz as últimas notícias do Acre, com cobertura atualizada sobre política, segurança, saúde, cultura e eventos locais. Fique por dentro de tudo
