AM: Delegado é preso por desvio e venda de madeira e minério ilegal

AM: Delegado é preso por desvio e venda de madeira e minério ilegal

Foi preso, no dia 21/11, uma organização criminosa que atuava no desvio e venda ilegal de itens apreendidos pela Polícia no município de Humaitá. Dentre os homens presos, foi destacado o papel do Delegado da Polícia Civil Mário Melo, que já havia sido preso em outra ocasião.

As investigações apontam que o delegado estava envolvido principalmente no desvio do minério cassiterita e madeira extraída ilegalmente. Juntamente do agente, foram presos nesse esquema um advogado e um secretário municipal de infraestrutura. Parte do esquema se dava com os proprietários do material apreendido tendo que pagar valores ao grupo para reaver o material, caracterizando um esquema de “arrocho”.

Os dados apontaram que nessa estrutura, foram vendidos, aproximadamente, 3 toneladas de cassiterita e foi estimado um lucro de cerca de R$10 milhões por meio do esquema.

Esse caso em muito se assemelha a outra recente investigação, ainda no mês de novembro, que flagrou um grupo de Policiais Militares envolvidos em crimes como corrupção e tráfico de drogas. Ambos escancaram o grau de apodrecimento e corrupção das instituições do velho Estado, em especial, os chamados “órgãos de segurança”.

Histórico criminoso do Delegado Mário Melo

O delegado Mário Melo carrega uma extensa ficha criminal e demonstra que seus recentes crimes tiveram a cumplicidade da impunidade do judiciário quando está julgando forças policiais.

Em 2013, o delegado já havia sido preso quando exercia a função do município amazonense de Maués. Na ocasião, ele respondia, juntamente com outros policiais, como tortura, homicídio tentado, lesão corporal de natureza gravíssima, abuso de autoridade, peculato, prevaricação, usurpação da função pública, omissão de socorro e formação de quadrilha. Apesar do agente ter sido considerado foragido na época, o caso foi extinguido em 2021, por suposta “ausência das condições da ação”.

O homem chegou a tentar também uma carreira política, tendo sido candidato à Prefeitura de Urucurituba, também no interior do Amazonas, ainda este ano. Ele foi candidato a prefeito pelo PSB, se consagrando como o segundo colocado do pleito, tendo recebido 29,10% (3.336) dos votos.

A Nova Democracia

Veja também

A hora do doido: Irã contratou psicólogos e psiquiatras para saber como lidar com Trump

A hora do doido: Irã contratou psicólogos e psiquiatras para saber como lidar com Trump

O governo do Irã contratou psicólogos e psiquiatras experientes para avaliar a condição mental do …