Dia do trabalhador vira palco para os que são contra direitos do trabalhador: PM de Tarcísio veta sindicatos na Paulista no 1º de maio para privilegiar atos da extrema direita

Dia do trabalhador vira palco para os que são contra direitos do trabalhador: PM de Tarcísio veta sindicatos na Paulista no 1º de maio para privilegiar atos da extrema direita

A Polícia Militar de São Paulo vetou a realização de um ato da CSP-Conlutas e de outras entidades de trabalhadores na Avenida Paulista no 1º de Maio e manteve a autorização para três grupos bolsonaristas ocuparem a via na mesma data. A informação foi publicada pela coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

Segundo a ata da reunião mencionada pela corporação, os grupos Patriotas do QG, A Voz da Nação e Marcha da Liberdade pediram autorização antes. A PM afirmou ter seguido a regra para esses casos e justificou a decisão pelo fato de 2026 ser ano eleitoral e pela “possibilidade de tensão entre os movimentos”.

O documento ainda prevê que, se a CSP-Conlutas descumprir o veto, o Batalhão de Choque poderá ser acionado para desobstruir a Paulista. A reação da central veio em tom de denúncia: o dirigente Luiz Carlos Prates, o Mancha, classificou a medida como “absurdo” e disse que a decisão foi arbitrária num dia historicamente ligado às mobilizações dos trabalhadores.

Entre os grupos autorizados, a própria reportagem informa que todos são de pequeno porte. O único com página identificada nas redes é o Patriotas do QG, com menos de 4 mil seguidores, e a convocação localiza o ato às 11h em frente ao prédio da Fiesp.

A dos grupos de extrema direita inclui apoio à candidatura presidencial de Flávio Bolsonaro, críticas ao STF e pedido de liberdade para Jair Bolsonaro

Na prática, a decisão desloca do 1º de Maio, data associada às reivindicações trabalhistas, o protagonismo de entidades sindicais e abre um espaço politicamente nobre da capital para manifestações alinhadas ao bolsonarismo. O efeito imediato é transformar uma data tradicional da agenda do trabalho em vitrine para grupos de direita que defendem Flávio Bolsonaro e a pauta de anistia ao ex-presidente.

Veja também

Governo inicia construção da 6ª ponte de Rio Branco

Governo inicia construção da 6ª ponte de Rio Branco

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e …