Semulher promove plenária temática para escuta da sociedade civil em Cruzeiro do Sul

Semulher promove plenária temática para escuta da sociedade civil em Cruzeiro do Sul

Fortalecer o diálogo entre governo e sociedade na construção de políticas públicas para as mulheres. Com esse objetivo, teve início na tarde desta terça-feira, 26, no auditório do Museu e Memorial José Augusto, a Plenária Temática para Escuta da Sociedade Civil entre o poder público e a população feminina da regional do Juruá. O evento, promovido pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher no Juruá (Cramju) em Cruzeiro do Sul, conta com o apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher).

A plenária integra um conjunto de ações educativas promovidas pela Semulher, por meio de diversos setores, como o Departamento de Ações Temáticas e Participação Política para as Mulheres e tem como objetivo fortalecer o diálogo entre poder público e população, promovendo um espaço democrático de fala, escuta e construção coletiva de propostas voltadas às políticas públicas para as mulheres.

Durante a plenária, a secretária de Estado da Mulher, Simone Jaques de Azambuja Santiago, destacou a importância da escuta qualificada junto às mulheres da regional do Juruá, ressaltando que o diálogo com os diversos segmentos femininos é essencial para fortalecer as políticas públicas e aprimorar a atuação do Estado no enfrentamento à violência doméstica e ao feminicídio.

A chefe do Departamento de Ações Temáticas e Participação Política para as Mulheres, Paula Luane Braga, destacou que a plenária integra uma ação com foco na escuta ativa da sociedade civil e no fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres acreanas. Segundo ela, o encontro busca compreender as diferentes realidades enfrentadas pelas mulheres nos municípios, considerando as diversas interseccionalidades, como mulheres negras, indígenas e LGBTQIA+.

Paula Luane ressaltou ainda que as plenárias vêm sendo realizadas desde o ano passado e continuarão acontecendo em outras regiões do Acre. “Agora estamos realizando essa edição em Cruzeiro do Sul e, no mês de julho, teremos uma nova plenária em Rio Branco”, explicou.

Durante o encontro, foram discutidas demandas prioritárias relacionadas ao enfrentamento à violência contra a mulher, promoção da igualdade de gênero, autonomia econômica, participação política e garantia de direitos, contribuindo para o fortalecimento de ações mais inclusivas e alinhadas às necessidades reais da população feminina.

Veja também

Trump é vaiado durante premiação da final da Copa do Mundo

Trump é vaiado durante premiação da final da Copa do Mundo

O presidente dos EUA, Donald Trump, foi vaiado ao entrar no gramado para a premiação …