Saúde alerta que El Niño pode elevar casos de dengue e chikungunya

Saúde alerta que El Niño pode elevar casos de dengue e chikungunya

O Ministério da Saúde enviou nesta quarta-feira (22) um alerta a estados e municípios sobre a possibilidade de aumento na transmissão de arboviroses associado ao fenômeno El Niño. Uma projeção do InfoDengue/Fiocruz estima que o Brasil pode registrar 1,7 milhão de casos de dengue em 2027.

A pasta afirma que a elevação das temperaturas, o aumento do volume de chuva e a seca intensa em algumas regiões podem favorecer o armazenamento de água, criando condições para a reprodução de vetores de doenças. Para evitar uma alta mais acentuada, o ministério recomenda que governos locais intensifiquem a vigilância de novos casos e adotem tecnologias de controle de mosquitos já preconizadas pela pasta.

“As projeções apresentadas são estimativas epidemiológicas construídas a partir de cenários climáticos e, por isso, estão sujeitas a atualizações e ajustes conforme novas informações forem incorporadas aos modelos. O Ministério da Saúde seguirá monitorando a situação e poderá emitir novos alertas sempre que necessário”, diz a nota. Entre os principais sintomas da dengue estão dor de cabeça forte, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos, cansaço, manchas vermelhas, perda de apetite e alteração no paladar.

Veja também

Trump ameaça Irã e houthis; guerra no Oriente Médio está fora de controle, diz ONU

Trump ameaça Irã e houthis; guerra no Oriente Médio está fora de controle, diz ONU

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o Irã nesta quinta-feira (23) de ser …