Após cobertura pró-Flávio Bolsonaro, Folha publica editorial preocupada com declarações

Após cobertura pró-Flávio Bolsonaro, Folha publica editorial preocupada com declarações

A recente inflexão analítica observada no posicionamento institucional da Folha de S.Paulo revela um dilema histórico que o jornalismo corporativo brasileiro parece condenado a reiterar. Após meses de uma cobertura ostensivamente enviesada ao longo do primeiro turno eleitoral, marcada por uma condescendência explícita em relação à candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) e pela fabricação contínua de sobressaltos e fricções no ecossistema político do Partido dos Trabalhadores, o periódico publica um editorial atravessado pelo medo. O veículo, que se orgulha de ostentar o epíteto de “o maior jornal do Brasil”, subitamente descobre os riscos de uma retórica abertamente autoritária do postulante do PL, demonstrando aflição diante das menções a uma dita “redemocratização” conduzida por quem descende, direta e ideologicamente, do elogio sistemático à Ditadura Militar e às práticas de tortura do regime de 1964.

Esta apreensão tardia expõe uma contradição de origem na postura editorial da imprensa tradicional. Ao longo de meses, o debate público foi alimentado com narrativas que atenuavam condutas graves de Flávio Bolsonaro, relegando a um plano secundário escândalos financeiros de grande envergadura, a exemplo do omisso tratamento dispensado aos desdobramentos envolvendo o Banco Master. Simultaneamente, operou-se uma campanha incansável de desgaste antipetista que, na prática, atuou para normalizar a figura de um político cujo projeto autocrático nunca foi mantido sob sigilo. Ao minar as bases da estabilidade democrática por meio do tensionamento diário, o jornal ajudou a sedimentar o terreno onde agora floresce o suposto favoritismo da extrema direita para a decisão de segundo turno, pavimentando o acesso do senador à chefia do Executivo.

Com a consolidação da liderança nas pesquisas, Flávio passou a dispensar o disfarce da moderação. As manifestações do candidato assumiram um tom de altivez perigosa para quem ainda sequer obteve a validação das urnas na etapa final do pleito. Propor a “redemocratização” de uma nação estruturada sob a égide do pacto constitucional de 1988, caracterizada por quatro décadas de estabilidade institucional e pela vigência de garantias fundamentais exemplares, não constitui mera figura de linguagem ou tropeço retórico. Trata-se de um ruído calculado que ecoa a ambição manifesta, tanto do filho quanto do pai, figura notória por homenagear torturadores e questionar os direitos humanos, de perpetuar um mesmo agrupamento político no controle do Estado brasileiro ao longo de sucessivas décadas.

É nesse ambiente de incerteza fabricada que surge o tom sobressaltado do editorial da Folha. Ao passo que tenta recolocar nos trilhos uma análise crítica, a publicação tropeça nas próprias obsessões institucionais: mescla a preocupação real com a eventual ruína das instituições republicanas com a eterna ladainha pelo rigor fiscal e pelos cortes orçamentários irrestritos. A “opinião” formal manifestada pelo jornal com a hipótese de um levante autoritário contrasta com o apoio implícito dispensado às pautas econômicas ultraliberais estimuladas pelo mesmo grupo político. O comportamento reforça o consagrado aforismo segundo o qual o lobo perde o pêlo, mas não perde o hábito: na pressa em pavimentar caminhos para suas prioridades de mercado, o jornalismo de hegemonia econômica prefere flertar com a ruína institucional a admitir os riscos da própria condescendência.

Erosão da normalidade e a construção do favoritismo

A condescendência da grande mídia com o projeto político da família Bolsonaro não é um fenômeno inédito, mas adquiriu contornos de gravidade ímpar no atual ciclo eleitoral. A construção do suposto favoritismo de Flávio Bolsonaro no segundo turno não ocorreu em um vácuo social; foi o resultado direto de um processo metódico de desidratação da política tradicional e de apagamento dos desvios éticos cometidos pelo senador e seu entorno. Enquanto controvérsias de magnitude secundária atribuídas ao governo eram alçadas à condição de crises de Estado, denúncias envolvendo o mercado financeiro e a atuação do candidato no Senado recebiam tratamento cirúrgico, diluídas em cadernos secundários ou sepultadas sob o manto do desinteresse jornalístico.

Esse desequilíbrio na balança informativa cumpre um papel pedagógico perverso: ensina ao eleitorado que os desvios de uma extrema direita “antissistema” são meros detalhes exóticos, toleráveis em nome de uma suposta agenda de reformas contratuais, enquanto qualquer iniciativa de cunho social ou desenvolvimentista é tratada como um desastre iminente. O resultado desse cálculo foi a naturalização da candidatura de Flávio Bolsonaro, despindo-a do seu caráter abertamente radical para apresentá-la como uma alternativa aceitável dentro do jogo político regular.

A tentativa de Flávio de redefinir o conceito de democracia, sugerindo que a ordem vigente padece de déficits que exigiriam uma profunda intervenção constitucional, dialoga diretamente com as estratégias operadas por governos iliberais ao redor do mundo. Em discursos recentes, ao tentar arrefecer as reações negativas provocadas pelo termo “redemocratização”, o candidato citou uma lista heterogênea de reformas: redução da maioridade penal, reestruturação do Judiciário, revisão tributária e alteração no instituto da reeleição.

Contudo, a gravidade do aceno não reside no mérito individual dessas matérias legislativas, mas na premissa subjacente de que as instituições republicanas atuais carecem de legitimidade e que o sistema eleitoral e constitucional necessita de um expurgo liderado por sua facção política. Os elementos centrais desse discurso trazem implicações diretas para a estabilidade nacional. Ao falar em “redemocratização”, o candidato promove a deslegitimação da Constituição de 1988 e sugere uma falsa fragilidade institucional. Paralelamente, os ataques sistemáticos ao Judiciário funcionam como uma tentativa de desidratar o sistema de freios e contrapesos do Estado de Direito. Por fim, a revisão das regras constitucionais abre precedentes perigosos para a perpetuação de um mesmo grupo político no poder central, tudo isso mantido sob uma ambiguidade calculada entre acenos populistas ao eleitorado e afagos ao mercado financeiro.

Fetiche fiscal e o mercado liberal

O texto editorial do diário paulista deixa entrever a dicotomia que paralisa os setores liberais brasileiros. Ao mesmo tempo em que vocaliza o receio genuíno quanto ao avanço de uma autocracia, o jornal utiliza parcelas expressivas da sua argumentação para cobrar compromissos fiscais austeros, expondo a priorização das variáveis econômicas sobre a preservação das liberdades civis. A fixação pela métrica da dívida pública, que alcançou 82,9% do PIB, e a exigência de um nome definitivo para o Ministério da Fazenda funcionam como um salvo-conduto conceitual: desde que a economia seja gerida sob a ortodoxia neoliberal, tolera-se o tensionamento das margens institucionais da República.

Esta fórmula histórica provou-se trágica em diferentes momentos da América Latina. A ilusão de que executivos autocratas podem ser contidos por fiadores do mercado financeiro desmorona no instante em que o poder político é consolidado sem as amarras dos freios e contrapesos. O candidato do PL exemplifica essa dinâmica ao desautorizar publicamente propostas de desindexação de benefícios sociais perante seu eleitorado, ao passo que acena positivamente para a desregulamentação em encontros fechados com o empresariado. A fragilidade das propostas apresentadas por Flávio, pautadas em clichês como venda de imóveis públicos e corte burocrático, expõe a vacuidade de um plano de governo que se apoia apenas na retórica corporativa e no apelo moralista.

“A anomalia reside na tentativa deliberada de disseminar a narrativa falsa de que o Brasil não vive sob um regime democrático pleno, pavimentando o caminho para revisões institucionais autoritárias”, diz a Folha.

A cobrança por clareza orçamentária expressa no editorial reflete, portanto, menos um compromisso com o bem-estar social e mais a angústia de um mercado que teme ver suas expectativas frustradas por uma gestão imprevisível. Todavia, imputar ao tribunal constitucional a culpa por supostos “excessos” enquanto se tenta mitigar o risco de ruptura institucional revela a incapacidade analítica de reconhecer onde reside a verdadeira ameaça à ordem democrática. O Supremo Tribunal Federal, a despeito das críticas pontuais ao alcance de suas competências, tem atuado como a linha de defesa primária contra a escalada golpista que insiste em assombrar o país.

Responsabilidade histórica do jornalismo corporativo

O cenário que se desenha para o desfecho do processo eleitoral impõe uma reflexão profunda sobre o papel da imprensa e a sua responsabilidade social na manutenção da democracia. Não é possível cultivar o discurso da imparcialidade ou da neutralidade técnica quando o objeto em disputa é a própria sobrevivência das instituições republicanas. A insistência em equiparar candidaturas de espectros democráticos tradicionais a projetos de poder explicitamente autoritários constitui um erro editorial cujas consequências transcendem a conjuntura imediata.

A apreensão manifestada pelo editorial da Folha de S.Paulo, embora necessária enquanto registro de contraponto, soa tardia para conter a onda de radicalização que o próprio veículo ajudou a impulsionar ao longo dos meses anteriores. A naturalização do extremismo de direita, fantasiado de liberalismo econômico, cobra agora o seu preço histórico. Quando o debate público é esvaziado de conteúdo programático e dominado pela demonização sistemática do adversário político, a erosão das garantias fundamentais passa a ser vista como um custo aceitável para a tomada do poder.

O Brasil encontra-se diante de um divisor de águas onde a defesa da Constituição de 1988 não admite ambiguidades ou vacilações conceituais. A tentativa de reescrever a história recente da nação sob o manto de uma falsa “redemocratização” nada mais é do que o disfarce ideológico para a consolidação de um regime de força, fundamentado no saudosismo ditatorial e na degradação das instâncias de controle republicano. Resta saber se o jornalismo corporativo terá a coragem de assumir seus equívocos analíticos e posicionar-se sem hesitação ao lado do Estado Democrático de Direito, ou se continuará a emitir notas de preocupação enquanto observa, passivamente, a consumação do retrocesso institucional que ajudou a gestar. Com informações da Fórum

Veja também

Arrependidos do bolsonarismo: autor do impeachment de Dilma declara apoio a Lula e chama Flávio de “irrelevante”

Arrependidos do bolsonarismo: autor do impeachment de Dilma declara apoio a Lula e chama Flávio de “irrelevante”

O jurista Miguel Reale Júnior, ex-ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso e um …