MP Militar pede perda de patente de Bolsonaro e mais quatro

MP Militar pede perda de patente de Bolsonaro e mais quatro

O Superior Tribunal Militar recebeu nesta terça-feira (3) uma representação apresentada pelo Ministério Público Militar sobre a perda de patente do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros quatro militares condenados por envolvimento na trama golpista. O pedido foi protocolado e seguirá para sorteio eletrônico do relator.

A ministra-presidente do STM, Maria Elizabeth Rocha, concedeu entrevista coletiva para comentar as representações do MPM relacionadas à Ação Penal 2.668. Segundo a Corte, a distribuição do processo ocorrerá de forma automática no sistema do tribunal, informa o DCM.

Em 2025, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal condenou Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar a tentativa de golpe de Estado. Após a decisão, o STF determinou que o STM analisasse a eventual perda de patente dos militares condenados.

Além do ex-presidente, a representação envolve o general Augusto Heleno, o general Paulo Sergio Nogueira, o general Braga Netto e o almirante Almir Garnier. Bolsonaro integra a reserva do Exército com a patente de capitão.

Veja também

Rotina nos EUA: atirador de 16 anos invade escola, mata quatro pessoas e é morto por morador

Rotina nos EUA: atirador de 16 anos invade escola, mata quatro pessoas e é morto por morador

Um atirador de 16 anos de idade abriu fogo na quinta-feira (15) contra a Escola …