Tag Archives: casos

Em cinco anos, Acre reduziu 83% dos casos de malária

Nesta terça-feira, 25, é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra a Malária. Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Região Norte concentra 99% dos casos da doença no país. O Acre está entre os estados que desenvolvem políticas públicas em saúde para a eliminação da patologia. A meta do Ministério da Saúde é erradicar a malária em todo o território brasileiro até 2035. O mosquito Anopheles, infectada pelo microrganismo Plasmodium, transmissora da malária. Foto: internet A malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo microrganismo Plasmodium. As condições demográficas, ambientais e sociais da Amazônia são favoráveis à manutenção do ciclo de transmissão. De acordo com …

Veja a Notícia Completa

Acre registra 376 novos casos de covid de 16 a 22 de abril

  A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 376 novos casos de coronavírus de 16 a 22 de abril. O número de infectados notificados é de 162.454 em todo o estado. Até o momento, o Acre registra 373.839 notificações de contaminação pela doença, sendo que 211.362 casos foram descartados e 23 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 158.489 pessoas já receberam alta médica da doença. Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no …

Veja a Notícia Completa

10 casos de leptospirose foram confirmados no Juruá

Na região do Juruá, 10 casos de leptospirose foram confirmados no primeiro trimestre de 2023. As confirmações se deram pelo histórico de exposição a situação de risco para a doença, pelos sintomas clínicos e pelo exame de triagem que é a sorologia IGM. Diante disso, o governo do Estado tem realizado ações para enfrentar essa doença, além de investir no melhor atendimento ao paciente e no rápido e eficaz diagnóstico. Nesta quarta-feira, 19, a Secretaria de Estado de Saúde realizou uma capacitação sobre manejo clínico, diagnóstico laboratorial e vigilância epidemiológica da leptospirose. A atividade acontece em um momento de cheias que é um agravante para surgimento de casos de leptospirose. …

Veja a Notícia Completa

Acre continua registrando novos casos de covid

Acre continua registrando novos casos de covid

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 56 novos casos de coronavírus de 25 de fevereiro à 3 de março. O número de infectados notificados é de 160.433 em todo o estado. Até o momento, o Acre registra 371.439 notificações de contaminação pela doença, sendo que 210.981 casos foram descartados e 25 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 157.723 pessoas já receberam alta médica da doença. Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível …

Veja a Notícia Completa

Não existem casos do mal da vaca louca no Acre, afirma Idaf

Não existem casos do mal da vaca louca no Acre, afirma Idaf

O Ministério da Agricultura confirmou esta semana o diagnóstico da doença conhecida como “mal da vaca louca” no caso que estava sob investigação no Pará. No Acre, o governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agroflorestal (Idaf), informa à população, e em especial aos produtores rurais, a inexistência de qualquer caso suspeito. No Pará, o tipo identificado foi a doença atípica que não é transmissível para o ser humano. O Idaf quer que a população saiba que não existe nenhum tipo de investigação ou caso suspeito no estado, para que não se crie alarde. “No Acre não existem casos do mal da vaca louca, por esta razão não …

Veja a Notícia Completa

Saúde alerta sobre possível aumento de casos de síndrome respiratória grave e recomenda medidas sanitárias

Saúde alerta sobre possível aumento de casos de síndrome respiratória grave e recomenda medidas sanitárias

O Acre é um dos dez estados brasileiros com probabilidade de crescimento de casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag). O último boletim InfoGripe, emitido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revela uma tendência do crescimento dessas notificações em 75% a longo prazo, conforme a análise de dados das últimas seis semanas. Diante disso, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e da Rede de Urgência e Emergência (RUE), encontra-se alerta para um possível aumento de casos e recomenda a adoção de medidas sanitárias para evitar o contágio por vírus que provocam a Srag. “O Estado continua em emergência para os casos de …

Veja a Notícia Completa

Saúde notifica mais dois casos suspeitos de monkeypox no Acre

Mais um caso suspeito de varíola dos macacos é notificado em Rio Branco

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio de Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), informa que foram notificados nesta terça-feira, 20, mais dois casos suspeitos de monkeypox no Acre. Com isso, o estado segue com um total de 37 casos notificados, sendo um confirmado, 32 descartados, 3 suspeitos e um com perda de seguimento, ou seja, quando não há registro de vínculo epidemiológico; ou quando paciente não realizou a coleta de exame laboratorial ou fez, mas a amostra foi inviável; quando teve resultado inconclusivo; ou ainda quando não teve oportunidade de nova coleta de amostra laboratorial 30 dias após o início da apresentação dos sintomas. …

Veja a Notícia Completa

Saúde alerta para aumento de casos de meningite no Acre

Saúde alerta para aumento de casos de meningite no Acre

A vacinação é a principal forma de prevenir a meningite, que pode levar à morte em até 24 horas ou deixar sequelas graves. No Acre, as taxas de cobertura vacinal contra a enfermidade, principalmente nas modalidades meningocócicas, estão abaixo das recomendadas pelo Ministério da Saúde (MS). Segundo dados da Secretaria de Saúde (Sesacre), de janeiro até o dia 1º de dezembro foram notificados 67 casos suspeitos da doença com 13 casos confirmados. Entre os óbitos, 1 foi por meningite fúngica e três por meningite viral. A taxa de letalidade encontra-se em 30,7%, representado um aumento de 19,6% em relação a 2021. O MS registrou, até o fim de outubro, 5.821 …

Veja a Notícia Completa