Tag Archives: dengue

Pós-enchente: Saúde reforça cuidados no retorno às casas

Os rios e igarapés do Acre estão baixando, e os moradores das 19 cidades afetadas com a enchente começam a voltar para as suas casas. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) recomenda alguns cuidados e reforça sobre medidas de segurança que são capazes de prevenir a transmissão de doenças e demais riscos. As doenças causadas pelo contato com água e a lama é um dos muitos transtornos das enchentes. Entre os principais perigos estão as infecções, como a leptospirose e a dengue, além do risco de acidentes com animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e cobras. “É fundamental que a população siga as recomendações. Estamos trabalhando incansavelmente para …

Veja a Notícia Completa

Saúde trabalha para prevenir contaminação por doenças durante a enchente

Grandes cheias trazem consigo uma série de riscos graves à saúde. Diante da atual situação de emergência em que vivem as famílias de 17 municípios acreanos, a Saúde do Acre reforça as medidas de segurança que são capazes de prevenir a transmissão de doenças e demais riscos que podem afetar a saúde das pessoas atingidas. Cheia do Rio Tarauacá atinge 80% da população de Jordão, cidade isolada do Acre. Foto: Kézio Jordão Entre os principais perigos estão as infecções, como a leptospirose e a dengue, além do risco de acidentes com animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e cobras. “Nós sabemos que passar por uma cheia é um dos piores momentos das …

Veja a Notícia Completa

Saiba diferenciar os sintomas de dengue e de Covid

  As doenças possuem sintomas semelhantes que podem confundir os infectados Tanto na dengue quanto na Covid os pacientes apresentam febre alta e uma sensação de cansaço que pode ser bastante incapacitante. A diarreia, na minoria dos casos, também pode aparecer. Ambas as doenças podem provocar dores musculares e de cabeça. Mas existem sintomas mais característicos de cada doença. A dengue pode causar dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele, a Covid pode fazer com que o paciente tenha problemas respiratórios, como tosse seca e dificuldade para respirar. São esses sintomas mais específicos que o infectado deve observar para diferenciar uma doença da outra. Outros aspectos que devem …

Veja a Notícia Completa

Acre recebe primeiras doses da vacina contra a dengue e inicia distribuição aos municípios

A Saúde do Acre recebeu nesta terça-feira, 13, o primeiro lote da vacina Qdenga, que atua contra a dengue. Com a chegada das primeiras vacinas, a distribuição aos municípios já começou e, no dia 16 de fevereiro, os primeiros adolescentes – de 10 e 11 anos – poderão ser imunizados contra a doença. Vacinas chegaram ao Acre nesta terça-feira, 13. Foto: Cedida A expectativa é vacinar, inicialmente, 17.810 jovens nessa faixa etária do público-alvo em 11 municípios, sendo eles: Rio Branco, Acrelândia, Bujari, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard, Capixaba, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Manoel Urbano e também Jordão. Conforme a coordenação estadual do Programa Nacional de Imunizações …

Veja a Notícia Completa

Sesacre traça estratégias de combate à febre do oropouche

A febre oropouche tem sintomas parecidos com a dengue e chikungunya A febre oropouche é uma arbovirose, ou seja, é transmitida pela picada de um mosquito, o Culicoides paraense, também conhecido como maruim presente massivamente na Região Amazônica. Por isso a orientação é que a população busque minimizar as chances de ser picada pelos insetos, utilizando mosquiteiros, roupas compridas que cubram braços e pernas, repelente e instalar telas em portas e janelas. Também é aconselhada permissão de borrifamento por parte de agentes das prefeituras. Sintomas Os sintomas da oropouche duram entre dois e sete dias, com evolução benigna e sem sequelas, mesmo nos casos mais graves. São eles: febre de …

Veja a Notícia Completa

Governo decreta situação de emergência por causa do surto de dengue

Após o governo do Acre decretar situação de emergência devido ao aumento de números de casos de síndromes febris ocasionadas pelas arboviroses e da superlotação das unidades de saúde do Estado, o secretário da pasta, Pedro Pascoal, orientou a população e prestou esclarecimentos sobre as medidas tomadas pelo poder público para amenizar os impactos. Entre elas, estão planos de ação direcionados ao combate e uma possível prioridade na vacinação contra a dengue no estado, que tem previsão para começar em março. O decreto nº 11.396, que estabeleceu situação de anormalidade, foi publicado na última sexta-feira, 5, em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE). Nele, o governo justifica, em …

Veja a Notícia Completa

Governo do Acre intensifica vigilância após casos de febre maculosa na região Sudeste do Brasil

Nos últimos anos, no estado do Acre não foram registrados casos confirmados de febre maculosa. Foram um total de quatro notificações, mas todas descartadas, sendo a última em 2020. Desde então, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), vem acompanhando de perto, principalmente, com a confirmação de 49 casos, segundo o Ministério da Saúde (MS), na região Sudeste do Brasil. A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do …

Veja a Notícia Completa

Sesacre alerta população para doenças em período de chuvas e enchentes

Com o período de chuvas mais intensas nos primeiros meses do  ano, o risco de enchentes e alagamentos vem aumentando. Os municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Feijó estão em estado de alerta e, em Rio Branco, famílias foram retiradas de suas casas, com o transbordamento dos igarapés. A água das chuvas, poluída e carregada de bactérias e vírus, aumenta significativamente o risco de doenças infecciosas, que podem afetar a população. Com essa preocupação, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde, orienta a população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar doenças contagiosas neste período. Leptospirose, hepatite A, doenças diarreicas agudas, dengue, tétano acidental …

Veja a Notícia Completa

Cruzeiro do Sul fica entre as três melhores cidades do Brasil em práticas de sustentabilidade

A Operação Cidade Limpa desenvolvida pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública ficou em terceiro lugar na categoria destaque na iniciativa do Ministério do Meio Ambiente. O programa A3P premia as melhores práticas de sustentabilidade na administração pública. O programa A3P é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem como objetivo estimular as instituições públicas do país a implementar práticas de sustentabilidade em seus órgãos, otimizar e modernizar a gestão pública, permitindo a construção de uma administração mais eficiente e sustentável. A ação premiada da prefeitura de Cruzeiro do Sul buscou atacar um problema que há muito incomoda os …

Veja a Notícia Completa

Butantan testa com sucesso vacina contra a dengue

Butantan testa com sucesso vacina contra a dengue

A vacina contra a dengue está sendo produzida pelo Butantan em parceria com o NIAID (Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos). Nos testes, além da eficácia,  nenhum efeito adverso grave foi registrado – apenas sintomas leves e que passaram rápido, como fadiga, dor no local da aplicação e dores de cabeça. Enquanto o imunizante para toda a população não está disponível, seguem valendo as recomendações conhecidas de não deixar água parada, fazer uso de repelentes e colocar telas nas janelas. Foto- Brasil Escola Com informações do Uol

Veja a Notícia Completa

Vereadores de Marechal Thaumaturgo vão acionar o MPE contra o governo do estado

Vereadores de Marechal Thaumaturgo vão acionar o MPE contra o governo do estado

O município está abandonado e coleciona problemas sem que o governo do estado tome providências. Há 10 dias a cidade está sem médico em plena pandemia e numa região com alta incidência de malária e de dengue. A Unidade Mista de Saúde é de responsabilidade do governo do estado. A pista de pouso que deveria ter sido concluída há dois anos, continua interditada, e não permite pousos e decolagens: “Chegaram a cogitar levar um paciente com a bexiga furada, de canoa para o hospital de Cruzeiro do Sul porque precisava de atendimento de urgência, mas o paciente febril não resistiria a viagem de canoa. São vidas que estão risco”, lamentou …

Veja a Notícia Completa