Vereadores de Marechal Thaumaturgo vão acionar o MPE contra o governo do estado

Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

O município está abandonado e coleciona problemas sem que o governo do estado tome providências.

Há 10 dias a cidade está sem médico em plena pandemia e numa região com alta incidência de malária e de dengue. A Unidade Mista de Saúde é de responsabilidade do governo do estado.

A pista de pouso que deveria ter sido concluída há dois anos, continua interditada, e não permite pousos e decolagens: “Chegaram a cogitar levar um paciente com a bexiga furada, de canoa para o hospital de Cruzeiro do Sul porque precisava de atendimento de urgência, mas o paciente febril não resistiria a viagem de canoa. São vidas que estão risco”, lamentou a deputada Antônia Sales (MDB).

Vale destacar que a distância que teria que ser percorrida de canoa pelo paciente febril, sujeito a chuva e sol é de 146 Km.
O município de Marechal Thaumaturgo não possui ligação terrestre. A única forma de chegar ou sair da cidade é por via aérea ou fluvial. No verão amazônico, o nível dos rios baixa e dificulta a navegação. O nível das águas dos rios muitas vezes não chega aos joelhos de uma pessoa adulta. Neste período as pequenas embarcações (canoas), podem levar dias para chegar a Cruzeiro do Sul, saindo de Marechal Thaumaturgo.

Com a chegada do verão amazônico, o município com pouco menos de 18 mil habitantes corre o risco de ficar totalmente isolado se a pista de pouso não for concluída.

A obra do aeroporto orçada em R$ 1 milhão não foi licitada. Segundo o deputado Daniel Zen (PT), o governo do estado utiliza um contrato de manutenção preventiva, como um contrato guarda-chuva onde cabem todas as obras que o governo quiser fazer. A Atlas, empresa responsável pela obra do aeroporto de Marechal Thaumaturgo é caroneada por várias secretarias: “Estamos falando em CPI da Educação, mas se puxar a tripa do bodó, vai chegar a um lugar onde nem se imagina, tamanho é o novelo de rolo que esse governo gosta de fazer. Estou averiguando isso. Tem vários outros relacionados. A Educação é pinto pequeno na frente do que está para se revelar na Seinfra e no Deracre”, afirmou Zen.

Edvaldo Magalhães (PCdoB), disse que a empresa Atlas que realiza a obra em parceria com o Deracre, não possui maquinário, apenas alguns carrinhos de mão e que  não se deram ao trabalho de levar os insumos necessários à obra durante o inverno para que os trabalhos começassem no início de verão: “Irei apresentar um pedido de informações sobre a empresa Atlas contemplada com a reforma da pista. É inadmissível que uma empresa deixe passar todo inverno e olhe que em 2021 tivemos a maior cheia do Juruá, daria para transportar todos os insumos para o trabalho”.

A empresa também não pagou os trabalhadores que abandonaram a obra depois de três meses sem receber.

Todos os setores do município estão afetados pelo isolamento imposto: “Faltam professores. Só vai um professor de matemática de vez em quando. Nada está sendo feito por lá”, informou Antônia Sales.

Por tudo isso os 9 vereadores de Marechal Thaumaturgo
vão se reunir com o representante do Deracre e prometem dar plantão no gabinete do governador no Juruá., a partir desta quarta-feira (05).

Caso não consigam resolver a questão vão acionar o Ministério Público.

Participam da ação os vereadores

Rosimeire (PSDB)

Arlen José de Lima Alves – (MDB)

Davi Wane Ashaninka, José dos Santos Furtado e José Rudson da Silva Rogério (PSD)

Edésio Matos dos Santos – (PT)

Francisco Ribeiro da Silva Filho – (PP)

José Erisberto Barros de Freitas – (PCdoB)

Ocielio Gomes do Vale – (Solidariedade)

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

 “ENERGISA segue abusando dos consumidores Acreanos sem ser incomodada”, diz líder de movimento popular

  O líder do movimento popular contra os abusos praticados pela Energisa, usou suas redes …