Tag Archives: PCdoB

Edvaldo apresenta projeto de decreto legislativo para sustar atos que destituíram diretora e coordenadora de ensino da Escola Armando Nogueira: “oportunizar o direito de defesa”

O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) apresentou, nesta quarta-feira (17) um projeto de decreto legislativo que visa sustar as portarias que destituíram dos cargos de diretora, a servidora Ada Cristina Nunes, e a coordenadora de Ensino, Robenilde Mesquita de Abreu. Ambas trabalham na Escola Estadual de Ensino Médio Armando Nogueira. As portarias foram assinadas pelo secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho. “Nós estamos diante de um novo ato numa escola que tem como símbolo o Armando Nogueira, perseguido pela ditatura, um acreano. Se afastou de forma arbitrária, apressada e ilegal, não apenas a diretora, mas também a coordenadora de Ensino porque expuseram uma prática conhecida de todas as escolas …

Veja a Notícia Completa

Edvaldo Magalhães denuncia afastamento arbitrário de diretora de escola 

Em discurso nesta terça-feira (16), o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) rechaçou a deposição da professora Ada Cristina Nunes Azevedo, do cargo de diretora da Escola Estadual Armando Nogueira, localizada em Rio Branco. De acordo com o parlamentar, está havendo uma ‘perseguição’ contra a trabalhadora. “Bastou sair esse vídeo para que rapidamente se tirasse da cartola, como um coelho inventado de último minuto, uma decisão da Secretaria de Educação e um ato do secretário de Educação: afastamento da diretora daquele estabelecimento de ensino. Porque se instalou uma sindicância, cujo o resultado só apareceu depois do vídeo e afastaram a diretora. A acusação? Desvio de merenda. No relatório, assim dizia a …

Veja a Notícia Completa

“Contem comigo, com meu mandato, para estar aqui vigilante e apoiando sempre a luta de vocês”, diz Edvaldo a policiais civis

  O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) considerou como positiva a audiência pública proposta pelo deputado Clodoaldo Rodrigues (Republicanos) para discutir questões relacionadas à Polícia Civil, nesta segunda-feira (15). Para Edvaldo Magalhães, a Aleac tem importante papel na mediação dos conflitos. Ele ainda ressaltou que a presença dos sindicatos, associações, bem como a equipe de governo e os deputados estaduais, abrem espaço para negociações que iniciam a partir deste debate. “Eu queria fazer duas observações, apenas. A Assembleia é a Casa da mediação. Não dá aqui para entrar no mérito de uma série de debates. E como casa da mediação, me parece que conseguimos, hoje, iniciar uma negociação para valer …

Veja a Notícia Completa

Edvaldo se reúne com a DPE e STR de Tarauacá para discutir situação dos posseiros ameaçados por falsos projetos de carbono

  A manhã deste sábado (13) foi de intenso trabalho em Tarauacá. Um encontro realizado no auditório do Sinteac reuniu o deputado estadual Edvaldo Magalhães, a Defensoria Pública Estadual (DPE/AC), trabalhadores da agricultura familiar e extrativistas, além do Sindicato Rural de Tarauacá. Na pauta, a discussão pela regularização fundiária de áreas ocupadas por posseiros há vários anos, que hoje estão ameaçados pelos falsos projetos de crédito de carbono. A respeito deste assunto, o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) destacou que, assim como está ocorrendo em Feijó, a Defensoria Pública vai ingressar com ações de usucapião, em defesa desses trabalhadores rurais. A ideia é assegurar o direito à posse conquistado por …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- PP numa sinuca: se optar por Bocalom terá que beijar a mão de Márcio Bittar

1-Casa da mãe Socorro Clima tenso no PP. Fonte do partido afirma que os resultados das pesquisas, tanto a realizada para consumo interno feita antes da visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quanto a da Big Data mostram que Alysson Bestene (PP), atolou nos 5%. Resultado que faz lideranças espicharem olhos lacrimejantes para Tião Bocalom (PL). Boca trocou de partido porque foi enxotado do PP. A avaliação tardia de boa parte dos dirigentes é que poderiam ter um candidato (Bocalom), com condições de chegar ao segundo turno, numa chapa pura com Alysson de vice. Daí a colocarem o fígado da presidente da Executiva Municipal do partido na bandeja é um …

Veja a Notícia Completa

Edvaldo volta a defender a restruturação da tabela do PCCR da Educação e lembra que escolas integrais estão sem o prato extra

  Em discurso nesta quarta-feira (10), o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PcdoB) saiu em defesa dos trabalhadores da Educação, que lotam o hall de entrada da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) neste dia de paralisação. O parlamentar voltou a defendeu a restruturação da tabela do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR), além do reajuste de 3,62% do piso nacional do magistério. “Nós, aqui somos as maiores e melhores testemunhas do debate que tivemos no final do ano passado sobre o orçamento. Aqui foi rasgado o véu sobre um orçamento subdimensionado. A arrecadação foi muito superior que a estimada pelo governo. Hoje, as condições financeiras estão postas com segurança. “Ah, …

Veja a Notícia Completa

Professores e pessoal de apoio discutem PCCR e piso nacional do magistério em audiência proposta por Edvaldo Magalhães

  A pedido do deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB), a Assembleia Legislativa do Acre, por meio das Comissões de Serviço Público e de Educação, realizou uma audiência pública para debater o piso nacional do magistério, a reestruturação da tabela do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), além do piso nacional para os servidores de apoio. A audiência aconteceu nesta terça-feira (9). Em sua fala de abertura, Edvaldo Magalhães frisou que a reestruturação da tabela da Educação deve ser uma das prioridades para unificar a luta. Ele pontuou que em 2021, a Assembleia Legislativa tomou uma decisão que reduziu o interstício de 10% para 6%. “Não é uma conquista de …

Veja a Notícia Completa

Ao falar de federalização da Fundhacre, Edvaldo defende fortalecimento das carreiras e dos servidores

  O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) comentou nesta segunda-feira (8) a respeito da federalização da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre). O assunto foi debatido em audiência pública solicitada pelo deputado Adailton Cruz (PSB). O parlamentar disse que é preciso levar em consideração os anseios dos atuais servidores públicos, assegurando a eles os direitos já conquistados e a possibilidade de fortalecer ainda mais as carreiras. “Se a gente não compreender o estado de espírito dessa pessoa [servidor da Fundhacre] e discutir o problema de forma transparente, a gente não vai ganhar corações e mentes para uma proposta que eu considero muito boa, mas eu não atropelo os processos. Eu me …

Veja a Notícia Completa

Edvaldo enaltece trabalho da Ufac: “representa profundas mudanças no Acre”

  O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) participou nesta sexta-feira (5) da sessão em homenagem aos 60 anos da Universidade Federal do Acre (Ufac) realizada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O parlamentar destacou a pluralidade de ideias e o espaço democrático que é assegurado pela instituição de ensino superior em suas dependências. “A presença da Universidade Federal do Acre, ela representa profundas mudanças no Acre, pela sua existência. Eu sou desses que gosta de celebrar isso como uma questão macro. Mas, não existe possiblidade nenhuma de se formar cidadãos livres, em ambientes que não sejam os ambientes democráticos. O ambiente quando não é democrático, você não …

Veja a Notícia Completa

Edvaldo quer homenagear governador José Augusto de Araújo com estátua no hall da Aleac. José Augusto foi cassado pelo golpe militar de 64

  Em discurso nesta terça-feira (2), o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) apresentou um projeto de resolução à Mesa Diretora da Assembleia que visa a instalação de uma estátua de bronze ou material semelhante em homenagem ao governador José Augusto de Araújo, obrigado a renunciar pela Ditadura Militar no dia 8 de maio de 1964. O parlamentar disse que a iniciativa tem o objetivo de fazer uma reparação histórica com relação ao primeiro governador eleito pelo voto popular. De acordo com ele, a Assembleia representa “todas as correntes e todos os pensamentos políticos. “Nós homenageamos ali no hall àquele que não era lembrado pela História, o Galvez, que cumpriu um …

Veja a Notícia Completa

Edvaldo Magalhães defende convocação dos aprovados do concurso da Saúde e diz que há previsão para segunda quinzena de abril

    Nesta terça-feira (26), o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) destacou a reunião que teve com o secretário de Estado de Saúde (Sesacre), Pedro Pascoal, ao lado do deputado Adailton Cruz (PSB). O parlamentar disse que há a previsão de convocação de aprovados no cadastro de reserva do último concurso na segunda quinzena de abril. “A partir dessa mobilidade, vamos ter o cenário das vagas para fazer a conta das necessidades que cabem na convocação agora também, que são vinculadas às vacâncias. Isso abre a perspectiva de convocação já no mês de abril. Foi estabelecida uma data? Não. Mas, foi conversado um indicativo, que seria a segunda quinzena do …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Política no Acre: nem o sapo aguenta

  1-Fim de festa Pronto. Jair já foi, Tião Bocalom é oficialmente do PL e São Pedro é comunista. A chuva que mandou sobre Rio Branco impedindo o ato público na Praça da Revolução é prova disso. O camarada São Pedro é mais radical que os companheiros. Estes últimos encararam toda a festa dos adversários dentro dos limites da democracia. Sem manifestações contrárias. Essa mesma democracia que o Jair queria acabar para se perpetuar no cargo como ditador. Taí. Falaram tanto em “guerra santa” que São Pedro resolveu entrar. Ou quem sabe resolveu agir para fazer o que o prefeito deixou de fazer. Mandar água para a população. Deve ter …

Veja a Notícia Completa

Edvaldo Magalhães chama a atenção para os conflitos agrários em Feijó e Tarauacá ligados à exploração de créditos de carbono

  Em discurso nesta quarta-feira (20), o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) voltou a chamar a atenção para um problema fundiário que vem ocorrendo no Acre, especialmente na região de Feijó e Tarauacá. Com a comercialização de crédito de carbono entre os antigos “proprietários” dos seringais e grandes empresas, posseiros têm sido pressionados a deixarem as áreas ou assinarem acordos de comodatos, burlando o direito à terra. “Quero retomar um debate que tenho feito aqui, que diz respeito a uma demanda cada vez maior de moradores antigos de famílias de longas datas que residem nos antigos seringais, que hoje sofrem com a nova frente de pressão e ocupação da terra, …

Veja a Notícia Completa

Edvaldo defende audiência pública para discutir piso nacional do magistério, reestruturação da tabela do PCCR

  Em discurso nesta terça-feira (19) o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) defendeu a realização de audiência pública dia 9 de abril, às 8 horas da manhã, para discutir a respeito do piso nacional do magistério no Acre, a reestruturação da tabela do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), além de discutir a aplicação da Lei 5.230/2023 que assegura o piso para os funcionários de apoio. A audiência será no âmbito das comissões de Serviço Público e de Educação. “Queria abordar essa questão da janela de oportunidades que surgiu com relação ao relatório fiscal publicado agora no mês de março, que abriu uma folga fiscal, uma folga minúscula, mas …

Veja a Notícia Completa

Na Aleac, Edvaldo Magalhães defende mais recursos para as mulheres no Orçamento do Estado

  Em discurso na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta quinta-feira (14), o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) disse que é preciso avançar nas políticas voltadas às mulheres. Para o parlamentar, esse avanço começa na discussão do Orçamento do Estado, debatido todos os anos na Casa do Povo. “A Assembleia precisa dar consequência às palavras ditas aqui na hora das homenagens. Por exemplo, na hora de votar o Orçamento. Quanto mesmo para reforçar o Programa Patrulha Maria da Penha? Está incluído no Orçamento do Estado. Só para lembrar, este debate nós travamos quando da discussão do Orçamento. Quanto para garantir o funcionamento da Secretaria da Mulher, que foi uma grande …

Veja a Notícia Completa