Tag Archives: queimadas

Governo lança operação de combate a queimadas e desmatamento

Visando à proteção ambiental, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), realizou na manhã desta segunda-feira, 1º, o lançamento da operação Protetor dos Biomas, no Batalhão Ambiental da Polícia Militar, em Rio Branco. A operação por inciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública é realizada durante todo o ano e tem como objetivo o enfrentamento às ocorrências de desmatamento ilegal, incêndios florestais, queimadas, processos de devastação, degradação e crimes do meio ambiente, nos seis biomas brasileiros – Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa. O secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Evandro Bezerra, destaca que a pasta é …

Veja a Notícia Completa

Acre é um dos estados mais afetados por eventos climáticos extremos

Mesmo o estado do Acre sendo um dos mais afetados por eventos climáticos extremos nos últimos anos, a Defesa Civil tem se destacado com ações de prevenção e suporte para superar os desafios da localização geográfica da região. Centralizar informações e montar planos estratégicos para dar ações rápidas são algumas das principais linhas adotadas pelo órgão. Os desafios relacionados a eventos climáticos têm se tornado cada vez mais difíceis, como prova o artigo elaborado por pesquisadores do Acre, intitulado “Extremos Climáticos na Amazônia: Aumento das Secas e Inundações no Estado Brasileiro do Acre”, que foi publicado na revista “Perspectives in Ecology and Conservation” em dezembro do ano passado. O estudo …

Veja a Notícia Completa

Governo reforça ações contra o desmatamento 

Com uma redução de 74% nos alertas de desmatamento entre 2022 e 2023, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), vai reforçar ainda mais as ações para garantia da conservação dos recursos naturais em 2024. Com redução de 74% nos alertas de desmatamento em um ano, governo reforça ações para 2024. Foto: Pedro Devani/Secom De acordo com dados da Sema, qualificados e quantificados pelo Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma), de 1º de janeiro a 29 de dezembro de 2023, o estado registrou redução nos alertas de desmatamento emitidos, se comparados a 2022, sendo 589,16 …

Veja a Notícia Completa

Estados da Amazônia legal lançam plano de cooperação que visa a prevenção e controle do desmatamento e queimadas

Com uma previsão de investimento de R$ 250 milhões e um prazo de cinco anos de execução, o Plano de Cooperação Regional para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimada da Amazônia Legal foi lançado neste sábado, 2, pelos representantes do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal (CAL), durante a COP28, nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai. O objetivo do plano é fortalecer a cooperação entre governos estaduais da Amazônia Legal, na temática de prevenção e controle de desmatamento e queimadas, de forma a criar sinergias e reduzir a curva de aprendizagem em áreas onde a atuação conjunta ou coordenada pode resultar em ganhos de escala e eficiência, maior efetividade e …

Veja a Notícia Completa

População deve redobrar cuidados com a saúde no período de seca

Com a piora na qualidade do ar no Acre, a incidência de doenças decorrentes da baixa umidade, como rinite alérgica e asma, além de problemas na pele, nos olhos e sangramento nasal aumenta. As doenças respiratórias são as mais preocupantes, principalmente entre crianças, idosos e gestantes. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) faz o alerta para que a população tome precauções neste período. Desde o dia 19 de setembro o Acre está em situação de emergência diante do estado crítico da qualidade do ar desencadeada pela seca e queimadas. Sobretudo, além das ações estratégicas realizadas constantemente, somadas às ações emergenciais que estão sendo adotadas pelo governo do Acre, a …

Veja a Notícia Completa

Governo reforça em mais de 80% efetivo dos bombeiros no combate às queimadas e na prevenção de incêndios florestais

O governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AC), reforçou em mais de 80% o efetivo para atuar diariamente no combate às queimadas e na prevenção de incêndios florestais no Acre. A corporação conta diariamente com 69 militares que atuam em nove unidades operacionais nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Sena Madureira, Tarauacá, Xapuri e Feijó, que atendem todos os municípios do estado. Agora, as equipes receberam um reforço de mais 57 militares do Acre mobilizados pela Força Nacional, totalizando 126, diariamente, e 30 viaturas empregadas. Esses combatentes participaram da 15ª Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) Florestal, realizada de 25 a 29 de …

Veja a Notícia Completa

Em Nova York, governo do Acre e fundação Re Wild firmam parceria para ações de combate a queimadas

Como reforço e suporte nas ações de combate às queimadas no estado do Acre, fortalecendo prioritariamente as brigadas voluntárias, o governo do Estado e a fundação Re: Wild fecharam uma parceria de cerca R$ 1 milhão. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 19, em Nova York, onde o governador Gladson Cameli participa da Semana do Clima. O projeto, elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Corpo de Bombeiros do Acre, objetiva a Consolidação das Brigadas Voluntárias a Incêndios Florestais em Unidades de Conservação Estaduais (UCs). O governador ressaltou a importância da parceria e disse que o principal objetivo das brigadas é combater os focos de incêndios florestais em …

Veja a Notícia Completa

Marechal Thaumaturgo: governo reforça prevenção e combate às queimadas

 Em continuidade às ações de prevenção, combate e enfrentamento às queimadas, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros e demais órgãos ligados ao Comando e Controle, se encontra no município de Marechal Thaumaturgo para reforçar as ações realizadas pelos brigadistas que atuam, incansavelmente, para apagar as chamas e dialogar com gestores e lideranças indígenas. Após reunião realizada na Sala de Situação do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) com a Casa Civil e demais representantes ligados a agenda ambiental, nesta quinta-feira, 14, ficou definido que uma comitiva irá ao município para acompanhar a atuação conjunta de perto. O capitão Freitas …

Veja a Notícia Completa

Bombeiros intensificam ações de combate às queimadas

Desde do mês de julho, o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBM/AC) vem intensificando os trabalhos de combate a incêndios e às queimadas em áreas florestais, terrenos e residências. Na Operação Fogo Controlado são 60 militares, mais as guarnições ordinárias, totalizando 119 bombeiros que, diariamente, atendem chamados por meio do número 193. Denuncie por meio do número 193. Foto: Neto Lucena/Secom Em decorrência de uma elevação no número de denúncias na última quarta-feira, 23, o comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Charles Santos, chama a atenção para que a população evite atear fogo a terrenos e lixos, pois está se aproximando o período crítico que vai da …

Veja a Notícia Completa

Força Nacional vai ajudar a combater queimadas no Acre

O Acre vai contar com o apoio da Força Nacional no enfrentamento às queimadas. A autorização partiu do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. A decisão foi publicada na manhã desta segunda-feira, 21, no Diário Oficial da União (DOE). A portaria nº 451 autoriza o emprego da Força Nacional por 90 dias, “em caráter episódico e planejado, nas ações de combate aos incêndios florestais e às queimadas, nas atividades de defesa civil em defesa do meio ambiente e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”. A secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Julie Messias, falou que o …

Veja a Notícia Completa

Focos de queimadas no Acre diminuem mais de 70% em quase cinco meses

O número de focos de queimadas no Acre diminuiu mais de 70%, de 1º de janeiro a 15 de maio de 2023. Os dados, analisados pelo Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma), órgão da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), são baseados em levantamento feito pelo Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com o estudo, de janeiro a 15 de maio deste ano, foram detectados 15 focos de queimadas, sendo que no mesmo período do ano passado foram detectados 53 focos, ou seja, ocorreu uma redução de 72%. Focos de queimadas no Acre diminuem mais de 70% de 1º de janeiro a …

Veja a Notícia Completa

Rio Branco registra mais de mil ocorrências de queimadas urbanas

Em Rio Branco, mais de mil ocorrências de queimadas urbanas foram registradas no 1º semestre de 2022 Foram 1.107 ocorrências de queimadas na zona urbana e 450 registros na área rural. Vale ressaltar que a partir da última semana de agosto até  Na zona rural são 450 registros. Agora, também faremos a estatística de agosto, sendo que, a partir desta semana, até o dia 15 de setembro, tem-se  um pico de elevação. De acordo com a Defesa Civil do município, as ocorrências registradas estão abaixo da média para  o período que é de 3,5 mil focos de incêndio. O percentual registrado até agora indica uma redução de 3,5% nas queimadas …

Veja a Notícia Completa

”O desmonte das políticas ambientais resultou no aumento de queimadas e destruição das nossas florestas, disse Leo de Brito durante audiência pública

”O desmonte das políticas ambientais resultou no aumento de queimadas e destruição das nossas florestas, disse Leo de Brito durante audiência pública

As queimadas no Acre foram tema de audiência pública, nesta quarta-feira, 13, na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), da Câmara dos Deputados, atendendo a uma solicitação do deputado federal Leo de Brito (PT). O deputado declarou que a realização da audiência foi de extrema importância e destaca que a fala dos expositores evidenciou que o país tem uma boa legislação, contudo, faltam investimentos. “Temos mecanismos de monitoramento, mas é preciso mais investimentos. Porém, o que vemos no Brasil, neste momento, é um desmonte das políticas ambientais. Precisamos de mais concursos para contratação de agentes para atuar na fiscalização, mais equipamentos e recursos de modo geral e nós, na …

Veja a Notícia Completa

Câmara dos Deputados debaterá queimadas no Acre nesta quarta-feira, após proposta de Leo de Brito

queimadas

Os recordes de queimadas registrados no Acre, neste ano, serão tema de audiência pública realizada nesta quarta-feira, 13, na Câmara Federal, após o deputado Leo de Brito (PT) solicitar explicações aos órgãos de fiscalização ambiental. O debate será transmitido, ao vivo, por meio do site da Câmara, a partir das 11h (horário de Brasília). Em documento protocolado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), o deputado federal acreano destacou que dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontaram que o Acre registrou 2.140 focos de incêndios até 17 de agosto desse ano e teve aumento de 137% nos incêndios ambientais nas áreas urbanas, número maior do que todo …

Veja a Notícia Completa

Acre em chamas: Leo de Brito propõe audiência com órgãos ambientais para debater a situação das queimadas no Acre

leo

Aumento de 137% nos incêndios ambientais e enfraquecimento dos mecanismos de fiscalização serão objeto de debate na Câmara dos Deputados O deputado federal Leo de Brito protocolou nesta terça-feira, 24, na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados, requerimento pedindo a realização de audiência pública com os órgãos ambientais para debater o avanço das queimadas no Acre e a falta de política pública de controle ambiental. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que o Acre registrou 2.140 focos de incêndios até 17 de agosto desse ano e teve aumento de 137% nos incêndios ambientais nas áreas urbanas, número maior do que todo o …

Veja a Notícia Completa