Tag Archives: racismo

Veja a programação para Semana da Visibilidade Trans

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), realiza, de 29 a 31 de janeiro, as ações em alusão à Semana da Visibilidade Trans. As atividades iniciam com o lançamento da cartilha “Sou A Travesti, Existo”, no dia 29, às 9 horas da manhã, no auditório da instituição, localizado na Travessa João XXIII, nº1137, Village Waldemar Maciel. De acordo com a secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa, a pasta realiza, desde o ano passado, ações voltadas às mulheres LBT+. “Iniciamos, em setembro de 2023, o mapeamento das mulheres lésbicas, bissexuais, pansexuais, transexuais e travestis para termos um direcionamento mais específico quanto às políticas públicas. Agora, no …

Veja a Notícia Completa

No Acre gestores estaduais terão que fazer curso de letramento racial

A Lei 4.328, sancionada nesta quinta-feira, 11, pelo governador Gladson Cameli, é considerada uma conquista para o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Federal do Acre (Ufac). O decreto reforça a qualificação dos gestores estaduais, por meio de letramento para a conscientização na promoção da igualdade racial, de gênero e diversidade. Todos os gestores devem passar por qualificação. Foto: cedida “É uma lei muito importante, muito necessária, porque nós sabemos que o racismo é histórico e estrutural, então ele perpassa toda a sociedade. Agora temos uma nova educação, que é justamente esse letramento para a conscientização da promoção da igualdade racial”, explica Flávia da Rocha, coordenadora do …

Veja a Notícia Completa

Racismo: evangélico recusa atendimento de Delegado negro

O homem cuja identidade não foi revelada, chegou na 2ª Regional, localizada na Cidade do Povo, em Rio Branco, com a intenção de registrar queixa contra uma vizinha. Quando o delegado Samuel Mendes, titular daquela delegacia,  se apresentou e pediu que o homem o acompanhasse, ele respondeu que queria ser atendido por um delegado branco e recusou o atendimento. O homem que recebeu voz de prisão por injúria racial tentou reverter a situação dizendo ser evangélico e não ter o costume de destratar ninguém e afirmou não lembrar do que tinha dito. O fato lamentável estranhamente ocorre no Acre que é um estado onde 72% da população se reconhece como …

Veja a Notícia Completa

“A cor da pele é o passaporte”: indianos e africanos sofrem com o racismo ao tentar fugir da Ucrânia

Indianos e africanos sofrem com o racismo ao tentar fugir da Ucrânia: "a cor da pele é o passaporte"

Cerca de 200 mil africanos que viviam na Ucrânia esbarram no racismo ao tentar fugir da guerra na Ucrânia. Os indianos vivem o mesmo problema.  A cor da pele parece ser um pré-requisito para embarcar nos trens e ônibus e para conseguir ultrapassar a fronteira e entrar na Polônia. Através dos tuítes dos estrangeiros na Ucrânia é possível acompanhar o sofrimento deles. Alexander Somto Orah (Nze) um nigeriano de 25 anos, posta vídeos e notícias sobre o problema. Tanto o vivido por ele, como de outras pessoas na mesma situação. A comunidade africana no Twitter conta que a ordem para entrar nos trens e ônibus que levam refugiados para a …

Veja a Notícia Completa

Mãe diz que filho ficou gago e que não quer comer após ser chamado de ‘macaco nojento’

Uma criança de 8 anos foi vítima de discriminação racial, injúria e ameaça dentro do conjunto habitacional onde mora, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. A mãe do pequeno Davi relatou ao g1, neste domingo (20), que seu filho ficou “destruído e traumatizado” com o episódio, que foi levado para a Justiça e registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), na capital paulista. O caso aconteceu no último domingo (13), e o boletim foi elaborado na sexta-feira (18). Priscila Romão, mãe da criança vítima de preconceito, contou ao g1 o que aconteceu e revelou que teme quanto o futuro e desenvolvimento do filho, que mudou completamente após o episódio. Priscila …

Veja a Notícia Completa

MPF/AC processa apresentadores do podcast “Trio Submundo” por racismo contra indígenas

MPF/AC processa apresentadores do podcast “Trio Submundo” por racismo contra indígenas

Trio pode ter que pagar indenização coletiva de R$ 100 mil em razão de suas falas O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública contra os apresentadores do podcast “Trio Submundo”, com pedido para que a Justiça Federal no Acre condene o trio à reparação por danos morais coletivos em razão de discurso de ódio e racismo recreativo praticado contra a população indígena através do programa apresentado pelos acusados. Segundo o procurador da República Lucas Costa Almeida Dias, os comentários racistas foram veiculados no dia 04/06/2021 e publicados nas redes sociais. Após a divulgação do vídeo do podcast, rapidamente os fatos foram noticiados na imprensa local em razão dos …

Veja a Notícia Completa

ADPACRE lança campanha nacional da ANADEP contra o racismo no Acre 

defensoria publica

Lançamento, no Acre, ocorre na segunda-feira, dia 12. Atividades encerram na sexta, 16 Do total de mortes violentas no Brasil, 75% foram de pessoas negras, entre 15 e 29 anos, em 2019. Esses são dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) que reforçam a importância de discutirmos o combate ao Racismo. Os povos tradicionais, como os indígenas e quilombolas, também sofrem com ataques que vão desde expressões pejorativas à luta pelo direito à prática religiosa e pelo território. Diante desse cenário, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) está com a campanha “Racismo se combate em todo lugar – Defensoras e Defensores pela equidade racial” que …

Veja a Notícia Completa