Tag Archives: trabalhador

Áudio: Trabalhador herói salva filho – Acidente com rolo compactador na BR-364

Rolo Compressor

Uma história de coragem e amor incondicional emergiu dos escombros de um trágico acidente na BR 364, na altura do Km 40, sentido Manoel Urbano. Neste sábado (19), um trabalhador Senamadureirense que atendia pelo apelido “Duda Mel” perdeu a vida em um terrível acidente envolvendo um rolo compactador. No entanto, as circunstâncias desse acidente revelam um ato heroico que ficará marcado na memória de todos. De acordo com informações que chegaram à redação do YacoNews através de áudios de testemunhas, incluindo colegas de trabalho presentes no local, Duda Mel tomou uma decisão de partir o coração, mas incrivelmente corajosa. Ele entrou na frente do rolo compactador, colocando sua própria vida …

Veja a Notícia Completa

Trabalhador é baleado com tiro no peito dentro de escola em Porto Acre

Um funcionário terceirizado da Escola Jader Saraiva Machado, em Porto Acre, foi perseguido e baleado, na manhã desta quinta-feira, 26, dentro da unidade de ensino. Segundo informações da polícia, o trabalhador estava chegando para trabalhar, quando foi abordado por criminosos na entrada do colégio. Ao perceber que os bandidos se aproximavam, ele correu para dentro da escola, mas foi perseguido até o refeitório, onde foi ferido com um tiro no peito. A vítima foi socorrida pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada para o pronto-socorro de Rio Branco. Os criminosos fugiram do local e até o fechamento desta matéria, ninguém foi preso. O caso será investigado pelos agentes de …

Veja a Notícia Completa

Quando a opinião política pode levar à demissão do trabalhador

Quando a opinião política pode levar à demissão do trabalhador

Legalmente, o trabalhador não pode ser demitido por ter ou manifestar sua opinião política. Porém, em tempos de polarização, pode acontecer de o profissional ser surpreendido com uma dispensa sem justa causa, em que o empregador não detalha o motivo de sua decisão. Dispensas ou represálias por conta de opinião política constituem prática discriminatória, contrária à Constituição Federal, que coloca como direito fundamental a livre manifestação do pensamento, sem privação de direitos por convicção política. A advogada Graziela da Cruz Garcia explica que não cabe ao empregador interferir ou restringir o direito de seus empregados: “O empregado ter uma opinião política específica, ou mesmo falar de política com colegas de …

Veja a Notícia Completa

Projeto de Mara Rocha prevê piso salarial de dois salários mínimos para trabalhador essencial de limpeza urbana

Projeto de Mara Rocha prevê piso salarial de dois salários mínimos para trabalhador essencial de limpeza urbana

  O Projeto de Lei 4146/20 regulamenta a profissão de trabalhador essencial de limpeza urbana. O texto prevê carga horária de trabalho semanal de 40 horas para a categoria, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo; e piso salarial nacional de dois salários mínimos mensais, reajustado anualmente. Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta prevê ainda que o trabalhador essencial de limpeza urbana fará jus ao adicional de insalubridade em grau máximo, sendo devido o pagamento extra de 40% do salário, sem contar acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros. “É fato que tais trabalhadores são expostos a condições degradantes, com falta de materiais fundamentais para …

Veja a Notícia Completa

Fala trabalhador: governo quer deixar trabalhadores sem seguro desemprego e sem os 40% de indenização por demissão sem justa causa

Fala trabalhador: governo quer deixar trabalhadores sem seguro desemprego e sem os 40% de indenização por demissão sem justa causa

Estudo encomendado pelo Ministério do Trabalho e Previdência propostas que o governo federal se aproprie da multa do FGTS , que hoje é paga diretamente ao trabalhador demitido sem justa causa. A proposta é que o dinheiro alimente as contas do Fundo de Garantia, exclusivamente, de quem ganha até um salário mínimo e meio (R $ 1.650 atualmente) por mês. Pela medida, o seguro-desemprego seria extinto e os trabalhadores deixariam de receber um benefício equivalente a 40% do FGTS quando demitidos sem justa causa. Em vez de pagar ao demitido, como é hoje, o empregador repassaria o valor dessa multa para o governo. O dinheiro seria, então, destinado ao FAT e, de lá, …

Veja a Notícia Completa