Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
igesac
Assembleia

Durante Assembleia, servidores do Igesac decidem apoiar proposta do governo de incorporá-los à Sesacre

Durante Assembleia Geral Extraordinária realizada no último sábado, 24 de julho, no formato semipresencial, transmitida ao vivo pela internet e presencial no auditório do Conselho Regional de Enfermagem do Acre (Coren/AC), os servidores do Instituto de Gestão em Saúde do Acre (Igesac) aprovaram por unanimidade a proposta de Projeto de Lei do Governo do Acre, que extingue o Igesac e cria um quadro especial vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), que reunirá os trabalhadores do instituto.

Tal discussão prolonga-se desde o governo passado e na última semana houve um grande avanço, quando os representantes sindicais da saúde e do governo do Estado reuniram-se para dialogar acerca de uma minuta do Projeto de Lei que deverá ser enviado à Aleac e que prevê a extinção do Igesac e a incorporação de 984 trabalhadores à Sesacre.

“O projeto como nós colocamos, apesar de não ser o que a gente sempre buscou, apesar de não ser o que traz efetivamente segurança aos servidores do Igesac, é uma das melhores propostas do governo, ainda não é o que a gente quer, está longe de ser o que defendemos, que é Fundação Pública, estabilidade, isonomia de jornada, salário, carga horária, mas vincula e aproxima muito aos trabalhadores da Sesacre e coloca fim na questão de abrir as portas para a terceirização e o fim das demissões dos colegas do interior”, disse Adailton Cruz.
Durante o debate na assembleia, algumas propostas de alteração do texto do PL foram acordadas entre os presentes, que fizeram algumas ressalvas.
“O que vai ser trabalhado com os deputados e com a casa civil é que se insira no PL alguns artigos para levar uma segurança aos trabalhadores, no sentido de que eles não sejam demitidos sem justa causa. A ideia é inserir dispositivos que garantam a abertura de um devido processo disciplinar nos casos de demissão, para que haja o contraditório e ampla defesa dos empregados.
Outra alteração é no sentido de que está previsto que somente serão incorporados os que foram admitidos por meio de processo seletivo. No entanto, o que houve foi um concurso público, então vamos buscar que troquem o termo “processo seletivo” por “concurso público”.
“Além disso, queremos acrescentar melhorias salariais e de jornada para os trabalhadores”, completou Adailton.
Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Técnicos da Seplan participam de oficina de elaboração da Carta de Serviços ao Usuário

Técnicos da Secretaria de Planejamento do Acre (Seplan) participaram nesta terça-feira, 23, da oficina Elaboração …