Cadastro de reserva da PM continuará sendo chamado aos poucos e o da Polícia Civil, extinto. Déficit de bombeiros é de

Cadastro de reserva da PM continuará sendo chamado aos poucos e o da Polícia Civil, extinto. Déficit de bombeiros é de 1323 profissionais

Bombeiros não acreditam no concurso anunciado

O governador Gladson Cameli anunciou nesta terça-feira (10) que em no máximo 40 dias o governo vai lançar edital de concurso público para provimento de vagas no Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Iapen.Um número muito aquém do necessário. Só para se ter uma ideia, basta dizer que 6 anos atrás, em 2015, havia 300 soldados bombeiros e atualmente não há nenhum. 125 novos soldados seria menos da metade do número que havia 6 anos atrás.

post

Se um edital de concurso para soldado bombeiro fosse  publicado hoje, levaria pelo menos 18 meses para que os novos bombeiros pudessem começar a trabalhar.  Segundo os bombeiros, no atual governo não há tempo hábil para fazer uma licitação, contratar uma empresa para promover o certame, concluir as 6/7 fases, e dar posse aos novos soldados. Isso significa que a insuficiência perdurará. Seria necessário um efetivo de 1765 bombeiros para atender o Acre. O total em 2021 é de 442. O déficit portanto é de 1323 bombeiros.

Meses atrás houve a promessa de aproveitar parte do cadastro de reservas da PM no Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), tendo em vista que o concurso que levou ao cadastro de reserva da PM era para Soldado PM  e CBMAC e PMAC possuem a mesma lei de remuneração, estatuto e regulamento disciplinar. A PGE defendeu essa ideia durante uma audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa. Para auxiliar nessa solução, os deputados  propuseram uma lei específica para regulamentar essa transposição. O governador Gladson Cameli (PP), aceitou e esqueceu.

Para os bombeiros, o anúncio de um concurso “trata-se de uma forma engenhosa de descumprir mais uma das pomessas de campanha”.

Mas o problema não para por aí. Gladson anunciou a convocação de parte dos membros do cadastro de reserva da PM para suprir as vagas dos militares aposentados. São mais de 320 vagas na PM. O governador informou a convocação de 78 e disse que as convocações deverão ocorrer entre setembro e dezembro.

“Vamos zerar esse assunto cadastro de reserva” disse o governador. Mas a solução apresentada limita-se ao cadastro de reserva da PM. Apesar de ter prometido convocar o cadastro de reserva da Polícia Civil, diz aqora que não há previsão legal no edital do concurso da Civil.

Assista ao vídeo

Veja também

Filho de Edir Macedo publica ensaio sensual nas redes

Filho de Edir Macedo publica ensaio sensual nas redes

O cantor Mike, nome artístico de Moysés Macedo, filho caçula do bispo Edir Macedo, chamou …