Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Cadastro de reserva da PM continuará sendo chamado aos poucos e o da Polícia Civil, extinto. Déficit de bombeiros é de

Cadastro de reserva da PM continuará sendo chamado aos poucos e o da Polícia Civil, extinto. Déficit de bombeiros é de 1323 profissionais

Bombeiros não acreditam no concurso anunciado

O governador Gladson Cameli anunciou nesta terça-feira (10) que em no máximo 40 dias o governo vai lançar edital de concurso público para provimento de vagas no Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Iapen.Um número muito aquém do necessário. Só para se ter uma ideia, basta dizer que 6 anos atrás, em 2015, havia 300 soldados bombeiros e atualmente não há nenhum. 125 novos soldados seria menos da metade do número que havia 6 anos atrás.

post

Se um edital de concurso para soldado bombeiro fosse  publicado hoje, levaria pelo menos 18 meses para que os novos bombeiros pudessem começar a trabalhar.  Segundo os bombeiros, no atual governo não há tempo hábil para fazer uma licitação, contratar uma empresa para promover o certame, concluir as 6/7 fases, e dar posse aos novos soldados. Isso significa que a insuficiência perdurará. Seria necessário um efetivo de 1765 bombeiros para atender o Acre. O total em 2021 é de 442. O déficit portanto é de 1323 bombeiros.

Meses atrás houve a promessa de aproveitar parte do cadastro de reservas da PM no Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), tendo em vista que o concurso que levou ao cadastro de reserva da PM era para Soldado PM  e CBMAC e PMAC possuem a mesma lei de remuneração, estatuto e regulamento disciplinar. A PGE defendeu essa ideia durante uma audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa. Para auxiliar nessa solução, os deputados  propuseram uma lei específica para regulamentar essa transposição. O governador Gladson Cameli (PP), aceitou e esqueceu.

Para os bombeiros, o anúncio de um concurso “trata-se de uma forma engenhosa de descumprir mais uma das pomessas de campanha”.

Mas o problema não para por aí. Gladson anunciou a convocação de parte dos membros do cadastro de reserva da PM para suprir as vagas dos militares aposentados. São mais de 320 vagas na PM. O governador informou a convocação de 78 e disse que as convocações deverão ocorrer entre setembro e dezembro.

“Vamos zerar esse assunto cadastro de reserva” disse o governador. Mas a solução apresentada limita-se ao cadastro de reserva da PM. Apesar de ter prometido convocar o cadastro de reserva da Polícia Civil, diz aqora que não há previsão legal no edital do concurso da Civil.

Assista ao vídeo

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Semulher realiza rodas de conversa em Assis Brasil, Brasileia e Epitaciolândia

“Já é a segunda vez, em menos de um mês, que a equipe da Semulher …