Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- No sobe e desce da política acreana, mais desce do que sobe

1-Foco

O foco do União Brasil do Acre é neutralizar o senador Alan Rick (União). Tudo o que for possível para cortar as asas de Alan, será feito. A garantia é de fonte do partido que declara: “os Rueda querem acabar com o Alan”. Segundo o setor informal de notícias, bem  visíveis estão as digitais do senador Márcio Bittar (União), nesse processo de fritura. Rueda & Bittar. A placa na sede do União Brasil em Rio Branco só não será colocada se Márcio Bittar for para o PL. Mesmo assim permanecerão irmãos siameses. Tanto quanto os dois partidos. Até surgirem novos interesses.

2-Calado e operante

O União Brasil descumpriu o acordo que tinha com o deputado federal Eduardo Veloso (União). Pelo acordo, a esposa de Veloso, Rejane Holanda seria a vice de Tião Bocalom (PL). De olho em coisa maior a partir de 2026, Veloso não manifestou reação. No melhor estilo “mineirinho come quieto”, reassumiu seu mandato que havia sido ocupado pelo suplente Fábio Rueda e engoliu o sapo. Sem digestivo. Mas ninguém duvide que a quebra de acordo ficou guardada no arquivo. Com isso, totalizam três parlamentares federais descontentes com as decisões do partido no Acre. Um descontentamento que não afeta o grupo dominante. Márcio Bittar, aliado de última hora da família Rueda só se importa com sua reeleição ao Senado e Fábio Rueda em ter um partido para chamar de seu e assim obter um mandato. Apesar disso uma debandada se desenha no horizonte. E quem pode ganhar com isso é o Novo de Emerson Jarude. Aguardemos.

3-Garatuja

O desenho que se anuncia nos bastidores, com Meire Serafim (União), na Secretaria da Mulher ou na de Assistência Social,  está causando arrepios. Dos movimentos sociais vem a reação contrária a uma parlamentar que votou contra a prisão do deputado Chiquinho Brazão  ocupar justamente uma das Secretarias que têm objetivos contrários. Brazão foi preso sob a acusação de ser um dos três mandantes do assassinato de Marielle. A Secretaria da Mulher luta contra crimes contra a mulher. Marielle era uma mulher que foi barbaramente assassinada. A Secretaria de Assistência Social inclui os Direitos Humanos. Meire Serafim votou contra o que significam estas duas Secretarias. O jornalista Rodrigo Viana apelidou o grupo de deputados federais que votou a favor da soltura de Chiquinho Brazão, de “Frente Parlamentar dos Amigos da Milícia”.

4-Chamem o Kiefer

Leitor de Sena Madureira se manifesta sobre nota que trata da agressividade com indícios de violência na campanha pela prefeitura local (Veja Aqui). Segundo ele, a aversão de Mazinho Serafim por Gérlen Diniz e vice-versa é tão visceral que ninguém consegue resolver. Feito registro com adendos. O prefeito de Feijó, Kiefer Cavalcante (PP), conseguiu a proeza de juntar os arqui-inimigos Gérlen e Mazinho no mesmo palanque. Os dois apoiam Cláudio Braga, candidato de Kiefer à prefeitura de Feijó. Portanto, se o clima esquentar demais em Sena, chamem o Kiefer. Aliás em Feijó, a disputa parece estar polarizada entre o candidato do prefeito pelo óbvio motivo de contar com a estrutura da prefeitura e o delegado Railson Ferreira que tem o apoio do senador Alan Rick.

5-Não colou

Esta campanha contra o candidato do MDB, Marcus Alexandre, é ridícula e pueril. Uma aposta na falta de conhecimento e de raciocínio do eleitor. Não cola. Mas apoiadores e assessores do prefeito Tião Bocalom insistem no erro. A história política do Acre mostra que quase todos os que apontam o dedo acusador para o PT, já foram seus aliados. Como o próprio Bocalom que foi Secretário de Agricultura de Jorge Viana (PT),  (Veja Aqui). Vale ressaltar que não constitui demérito ser ou ter sido do Partido dos Trabalhadores que é o maior partido de Esquerda da América Latina. Embora o esquerdismo do PT seja questionável. Principalmente quando se toma como exemplo os governos do partido. Mas como diria o colunista Ton Lindoso, “vocês não estão preparados para esta conversa”. Seja como for, fato é que os governos do PT foram os que tiveram sucesso na redução da desigualdade social e diminuição da miséria e os que mais promoveram investimentos em Educação, Saúde e Habitação. Trouxeram ganhos reais para a população. Antipetismo não é ideologia. Tem outro nome para isso mas não quero ofender ninguém.

6-Perdeu

A empresa de Segurança Privada, VIP, perdeu todos os contratos com a Fundação Elias Mansour (FEM). A RB Sistemas de Segurança ganhou as licitações para atender a FEM tanto na capital quanto nos municípios do interior. A prefeitura da capital também contratou a RB. Atualmente, até as câmeras de segurança do terminal urbano são administradas pela RB, empresa que abrigou vários trabalhadores que saíram da VIP. Pois.

7-Candidata

A policial civil que ganhou notoriedade por denunciar o desabamento do teto da cozinha da Delegacia da Cidade do Povo, é candidata a vereadora em Rio Branco, pelo partido Cidadania. Ecilândia Marques que estava de plantão tinha ido à cozinha pegar um refrigerante quando o teto desabou. No vídeo que publicou em suas redes sociais, a policial disse que por sorte não foi atingida. O fato ocorreu em fevereiro deste ano e a moça foi recebida na Assembleia Legislativa para contar o ocorrido. Aparentemente ela fez dos destroços, material para pavimentar a candidatura. E segue o baile.

8-Fake News

O mundo é assolado por mentiras desde sempre. Algumas colam e viram verdades. Parafraseando o escritor Luiz Fernando Veríssimo, “a verdade é a mentira que deu certo”. E muitas deram. O conceito do mundo das ideias, vendido como sendo de Platão, foi copiado dos persas. O Teorema de Pitágoras já existia na Babilônia mil anos antes do filósofo e matemático grego. E por aí vai. Mas tem quem invente tantas que acaba desmoralizado pela divulgação dos próprios delírios. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi um destes. Anunciou uma live com Elon Musk que pelo jeito nem foi combinada. Deixou Bolsonaro de cara no chão mas não afetou a produção de mentiras.  A última delas foi uma matéria supostamente publicada pelo site Gazeta do Povo acusado de ser useiro e vezeiro de Fake News que são compartilhadas por “conservadores”. De acordo com esta matéria o Congresso dos EUA teria estipulado multa e até a prisão de Alexandre de Moraes se o ministro do STF não entregasse documentos do X (antigo Twitter). Quem não entende, acredita que o Congresso de um país tem poder para multar e prender ministros de outro país. Os outros riem da besteira. Mas não é caso para rir. Exatamente porque tem os que acreditam. É assim que as fake news funcionam. E quem as produz sabe disso.

Bom dia, senhores presidentes. É verdade que a Federação PSDB/Cidadania se fosse um filme seria Dormindo com o Inimigo? Contem mais sobre este enredo.

Coluna de opinião e reflexão

Contato- [email protected]

Imagem- O Defensor

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Segurança amplia sistema de monitoramento eletrônico no Juruá

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública …