Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Jovens Parlamentares concluem mandato em sessão na Aleac
Jovens Parlamentares concluem mandato em sessão na Aleac

Jovens Parlamentares concluem mandato em sessão na Aleac

Na manhã desta quarta-feira (22) foi realizada a sessão ordinária de encerramento do programa Jovem Parlamentar Acreano (JPA). A iniciativa, que proporcionou a 24 estudantes da rede pública de ensino vivenciarem as atividades realizadas pelos deputados, é fruto da parceria entre Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Secretaria Estadual de Educação (SEE) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O projeto que instituiu o JPA é de iniciativa do deputado Daniel Zen (PT) e já está na sua 2º edição. O programa foi validado pela Mesa Diretora da Aleac, por meio do seu presidente Nicolau Júnior (Progressistas) que durante todo o tempo de execução do programa ofereceu suporte aos estudantes.

O presidente do parlamento acreano deu início à solenidade enaltecendo a atuação dos jovens e destacando o quanto essa experiência vai fazer a diferença no aprendizado de cada um. “Quando executamos esse projeto pensamos em torná-lo uma experiência engrandecedora aos jovens escolhidos. Graças a uma parceria entre Aleac, TRE e SEE nós conseguimos obter sucesso. Trata­-se de um projeto grande e enriquecedor para os nossos adolescentes”, disse o progressista.

O autor do projeto de resolução que criou o Programa Jovem Parlamentar Acreano, deputado Daniel Zen, expôs sua felicidade ao presenciar o encerramento de mais uma edição. “Para mim, foi uma grande honra ter apresentado na Aleac o projeto de resolução que criou essa iniciativa, e ver a Mesa Legislativa abraçando essa ideia me entusiasmou ainda mais. Jovens estudantes de escolas públicas puderam ter a vivência do parlamento, participando das atividades no Legislativo que foram desde uma indicação, à tramitação dos projetos nas comissões. Já faço o apelo ao presidente Nicolau Júnior, que tem sido sensível a essas causas, para que seja assegurada a 3° edição do JPA”, enfatizou.

Dando continuidade aos trabalhos legislativos, o presidente Nicolau Júnior passou a palavra para o jovem parlamentar Victor Rikelmy, eleito presidente da mesa diretora entre os estudantes do programa. Em pronunciamento, ele agradeceu pela oportunidade e ensinamentos recebidos durante o período em que participou do Programa.

“Uma vez me disseram que o jovem e a política não combinam e eu discordei, pois se a política existe, é para o bem de todos. Como jovem parlamentar, pude vivenciar momentos incríveis que não irei esquecer. Pude entender a experiência vivenciada por um deputado estadual. Agradeço aos demais colegas que caminharam comigo e me elegeram como presidente da mesa diretora, podendo representá-los. Agradeço ainda a Aleac, por nos acolher de uma forma tão incrível, que nos fez querer ficar por mais tempo, assim como ao presidente Nicolau Júnior, que esteve conosco por todo esse período e a todos os demais parlamentares que foram nossos padrinhos. Se chegamos até aqui, foi porque estivemos em ombros de gigantes”, disse.

A parlamentar Ana Kelen de Souza usou a tribuna para agradecer a todos que colaboraram para a execução do programa. “Não poderia deixar de agradecer a Escola do Legislativo em nome da querida Rachel Mesquita, e a todos do TRE que nos apoiaram. Aos deputados Daniel Zen e Nicolau Júnior, presidente desta casa, e aos meus amigos jovens parlamentares que ingressaram junto comigo nessa caminhada, o meu muito obrigada, foi uma experiência incrível. O sentimento, hoje, é de gratidão por ter vivido essa experiência”, enfatizou.

Antes de assumirem as vagas destinadas ao programa, os estudantes passaram por um processo de votação semelhante ao que ocorre durante o pleito eleitoral. Vinte e quatro escolas públicas foram selecionadas e seus respectivos alunos elegeram seus representantes.

Os jovens escolhidos puderam aprender sobre o funcionamento das sessões ordinárias e solenes, das comissões, audiências públicas e também sobre a elaboração de proposições e projetos de lei.

 

Via: ALEAC

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Alunos da EJA participam de oficina sobre educação financeira

O Núcleo de Matemática e Ciências Aplicadas (NMCA), da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *