Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Chico Viga é pioneiro na ideia de Memorial para Vítimas da Covid, PL data de julho de 2020

Chico Viga é pioneiro na ideia de Memorial para Vítimas da Covid, PL data de julho de 2020

O projeto do deputado Chico Viga (Podemos), foi apresentado no dia 01 de julho de 2020. Dormiu nas gavetas da Assembleia Legislativa até a última quarta-feira (06), quando foi aprovado pelos deputados. Uma votação que só ocorreu um ano e três meses depois de apresentado. Coincidentemente, o projeto foi colocado na pauta de votação, um dia depois dos senadores aprovarem a criação de um Memorial para vítimas da Covid na entrada do Senado.

pl

O Memorial do Senado foi uma ideia surgida na CPI da Covid e foi apresentada pelo relator Renan Calheiros (MDB). A Comissão Parlamentar de Inquérito só foi instalada no Senado Federal em 27 de abril de 2021, nove meses depois de Chico Viga apresentar o projeto dele.

Segundo o deputado, a criação de um memorial em homenagem às vítimas do novo coronavírus no Estado é uma forma de preservar a memória das vítimas da pandemia. Visa oferecer ao povo acreano e aos familiares e amigos de vítimas da Covid-19, um local de luto e de homenagem, laureando também os profissionais da Saúde que desempenharam serviço no tratamento de acometidos pela doença e no enfrentamento à pandemia.

“O objetivo do Memorial de vítimas da pandemia, no Estado do Acre, é impedir que a dor de milhares de famílias acreanas caia no esquecimento. Seus nomes e suas fotos ficarão expostos em locais apropriados para eternizar um capítulo doloroso da História de uma geração, que apesar das perdas, não sucumbiu diante da batalha. Foram vidas, projetos, planos e sonhos desfeitos para sempre. Nada será capaz de compensar essa tragédia que se abateu sobre a humanidade. Aos que ficam, cabe a continuação da vida, o reconhecimento e a homenagem às trajetórias de vidas interrompidas”.

Chico Viga entende que o monumento às vítimas da pandemia da Covid  pretende gerar um espaço de reflexão e superação desta imensa tragédia, não só para os familiares dos falecidos, mas para toda a sociedade. E valorizar a memória dos entes queridos é também uma forma de viver o luto e superar a dor.

chico

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Governo promove obras de manutenção para readequação da ala de UTI na Fundhacre

O governo do Estado dará início nos próximos dias, na Fundação Hospital Estadual do Acre …