Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Nada potável: governo do Acre e prefeitura de Tarauacá oferecem  à população poço cavado entre privadas

Nada potável: governo do Acre e prefeitura de Tarauacá oferecem à população poço cavado perto de privadas

Nada potável: governo do Acre e prefeitura de Tarauacá oferecem à população poço cavado entre privadas
Nada potável: governo do Acre e prefeitura de Tarauacá oferecem à população poço cavado entre privadas

Já foram oferecidos à população de Tarauacá três dos 12 poços previstos com o objetivo de garantir o acesso à água potável para comunidades rurais e urbanas de Tarauacá. Em nenhum deles a água é potável: “não serviu para nada, ninguém pode usar a água desses poços. A gente continua tendo que ir buscar água no rio”, afirma o morador da entrada do Ramal do Jaburu. De acordo com os moradores foi anunciado que o poço teria 26 metros de profundidade, mas tem apenas 6 metros.

A água que sai dos três poços entregues é barrenta, tem mau cheiro e não serve nem para limpar o chão, afirmam os “beneficiados”.  Dona Meire diz : “o poço não serviu para nada. A água é podre. A gente tentou usar pelo menos para limpar o chão, mas em vez de limpar fica mais sujo e empesta a casa com cheiro de podre”.

No bairro conhecido por Trapiche do Flávio, onde moram 7 mil pessoas, o poço foi cavado próximo das privadas, denunciam.

Nos três locais onde os poços foram entregues, os moradores continuam bebendo água do rio: “quem tem bicicleta, traz água do rio para cozinhar, lavar roupa, tomar banho e limpar a casa. Quem não tem, pede bicicleta emprestada, ou se vira como dá”, afirmam.

tk
poço

Os moradores já pediram uma fiscalização dos vereadores, mas até agora isso não aconteceu. O presidente municipal do PCdoB, Chagas Batista, vai acionar a justiça.

“O Direito à Água, bem não renovável, pode ser entendido como desdobramento do Direito à Vida, transcendendo a categoria de direito fundamental difuso, de terceira geração, podendo também ser classificado como de primeira geração”, afirma a advogada pós graduada em gestão de recursos hídricos e meio ambiente, doutoranda em direito pela Universidad Lomas de Zamora, Liene Soares Pereira. Veja Aqui

O direito à água é considerado um bem ambiental sobre o qual incide a proteção consagrada no art.225 da Constituição Federal.   Veja Aqui

Não foram informados os custos do programa de perfuração de poços que iniciou em julho deste ano. O site oficial do governo  informa ser um programa relizado em parceria entre o governo do estado e a prefeitura de Tarauacá  e que cabe a Funtac efetuar os estudos geológicos, executar as perfurações no solo e instalar o filtro, pré-filtro, tubos e conjunto motobomba.

O diretor-presidente da Funtac, Tom Sérgio, irmão do deputado Jesus Sérgio e portanto cunhado da prefeita Maria Lucinéia (PDT), disse: “Com o empenho da nossa equipe técnica, os poços já estão produzindo água potável e, em breve, estarão atendendo plenamente os moradores do Bairro da Praia, no Trapiche do Flávio, Ramal do Igarapé Preto e Cerâmica. Esses trabalhos também seguirão para outras comunidades que estão no nosso cronograma”. Leia Aqui

Segundo ele, o próximo município a ser atendido com o programa será Rodrigues Alves.

Assista ao vídeo:

Foto de Capa- Prefeitura de Tarauacá

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Orquestra Jovem da Ufac lota Usina de Arte com apresentação apoiada pelo governo do Acre

A Usina de Arte João Donato, em Rio Branco, foi palco de uma noite emocionante. …