Tag Archives: água

Agência de Negócios do Estado realiza doação à campanha Juntos Pelo Acre

Como forma de colaborar com a as ações de governo para minimizar os danos causados pela alagação, a Agência de Negócios do Acre (Anac) realizou nesta segunda feira, 11, em Rio Branco, a doação de kits de limpeza e água mineral à campanha Juntos Pelo Acre. A presidente da instituição, Waleska Bezerra, destacou a importância da união de forças para levar assistência às famílias desabrigadas: “O nível dos rios começou a baixar, mas o trabalho não acabou, este é o momento de nos unirmos para levar água, alimento e principalmente kits de limpeza. Então a Anac está com os demais órgãos de governo para contribuir também”. Servidores da Anac realizam …

Veja a Notícia Completa

Governo leva assistência aos afetados pela enchente em Manoel Urbano

Em decorrência da enchente do Rio Purus, Manoel Urbano entrou na lista de municípios afetados. Para garantir suporte à população, o governo do Estado, por meio Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) enviou nesta segunda-feira, 4, uma equipe para verificar as necessidades do município. “A água que vem de Santa Rosa ainda não chegou aqui e a previsão é de aumento no nível do rio. Já temos 400 pessoas nos abrigos e a previsão é de que cheguem mais 200 nas embarcações”, explicou o presidente do Imac, André Hassem. População indígena é a maior afetada em Manoel Urbano. Foto: Marcos Vicentti/Secom Além disso, o governo do Estado já está …

Veja a Notícia Completa

Governo reforça apoio a vítimas da enchente em Porto Walter

Em continuidade às ações de suporte às vítimas da cheia dos rios no Acre, o governo do Estado enviou uma equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) ao município de Porto Walter, para reforço. A comitiva chegou com fardos de água, cestas básicas e roupas para doação. O município é um dos 19 do estado que decretou situação de emergência devido à cheia. O Rio Juruá, que corta a cidade, está com a medição de 12,09m neste sábado, na medição das 12h, sendo que a cota de transbordo é de 10,70m. Ao todo, há quatro abrigos na cidade. À frente da comitiva, a secretária do Meio Ambiente, Julie …

Veja a Notícia Completa

Rio Acre em Xapuri está 2,51m acima da cota de transbordamento com tendência de elevação do nível das águas

Com o aumento do nível do Rio Acre, em Xapuri, a Defesa Civil reforça o apoio à prefeitura da cidade. O manancial chegou a 15,91 metros, 2,51 metros acima da cota de transbordamento, que é 13,40 metros. O serviço público foi impactado, pois muitos prédios estão alagados. A casa do líder seringueiro, Chico Mendes, que foi reaberta em 10 de novembro do ano passado, também está encoberta pelas águas. O imóvel ficou fechado por mais de 5 anos após ter sido atingido pela cheia do rio em 2015. Segundo o prefeito da cidade, Bira Vasconcelos, há 180 famílias desalojadas e desabrigadas. Um dos abrigos funciona no Instituto Federal do Acre …

Veja a Notícia Completa

Saúde trabalha para prevenir contaminação por doenças durante a enchente

Grandes cheias trazem consigo uma série de riscos graves à saúde. Diante da atual situação de emergência em que vivem as famílias de 17 municípios acreanos, a Saúde do Acre reforça as medidas de segurança que são capazes de prevenir a transmissão de doenças e demais riscos que podem afetar a saúde das pessoas atingidas. Cheia do Rio Tarauacá atinge 80% da população de Jordão, cidade isolada do Acre. Foto: Kézio Jordão Entre os principais perigos estão as infecções, como a leptospirose e a dengue, além do risco de acidentes com animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e cobras. “Nós sabemos que passar por uma cheia é um dos piores momentos das …

Veja a Notícia Completa

Boletim semanal sobre a seca no Acre – de 15 a 22 de novembro

O governo federal reconheceu, no último dia 16 de outubro, em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), Situação de Emergência em todos os 22 municípios do Estado do Acre, devido à seca prolongada. Antes, um decreto estadual publicado no dia 6 de outubro já declarava Situação de Emergência devido à iminente possibilidade de desabastecimento no sistema de água do estado. No dia 1º de novembro, o governo federal, por intermédio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, autorizou o empenho e o repasse de recursos ao Acre, no valor de R$ 8,2 milhões, para a execução de ações que promovam assistência às famílias mais impactadas pelo período …

Veja a Notícia Completa

Estiagem: Governo pede para a população evitar desperdício de água

O governo do Acre, por meio do Serviço de Água e Esgoto (Saneacre), autarquia responsável pelo abastecimento de água de 21 municípios, alerta a população para evitar o desperdício de água, principalmente durante este período de estiagem. Equipe técnica traça plano de contingência para enfrentar estiagem. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre O sinal amarelo foi ativado após o Saneacre receber alertas do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) sobre os baixos níveis do Rio Acre, uma das principais fontes de captação de água do estado. Com isso, técnicos do instituto se colocaram à disposição da autarquia para colaborar nas campanhas de conscientização sobre economia de água. A autarquia alerta ainda que, com …

Veja a Notícia Completa

Crime ambiental: bomba de captação de água localizada ao lado de canal de esgoto

  Crime ambiental e contra a Saúde Pública O jornalista tarauacaense Zé Carlos, registrou o fato em vídeo no qual aparece a bomba de captação da SANEACRE,  ao lado de um canal onde deságua o esgoto da cidade. A água captada por essa bomba leva água que abastece a cidade de Manoel Urbano. O município de Manoel Urbano fica a uma distância de 228  Km da capital Rio Branco e tem uma população de 9.581 habitantes. Assista ao vídeo

Veja a Notícia Completa

Programa para parcelamento de dívidas de água e esgoto em até 48 vezes é atualizado

Foi publicada na última quarta-feira, 12, no Diário Oficial do Estado do Acre, a resolução que atualiza o Programa Regularize, no âmbito do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre). Antes de ser publicada, a iniciativa foi votada e aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac). Thiago Maia, chefe da Divisão Jurídica do Saneacre, em apresentação do formato proposto para a atualização do programa aos conselheiros da Ageac. Foto: cedida. O presidente da Ageac, Luís Almir Brandão, disse que a medida vai facilitar a regularização dos clientes junto ao Saneacre, ajudando a melhorar a receita da autarquia. “Essa ação …

Veja a Notícia Completa

Pedro Longo critica prefeito da capital por problemas no abastecimento de água

Os problemas no abastecimento de água em diversos bairros da capital foi tema do discurso do deputado Pedro Longo (PDT), durante sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira (21). O parlamentar alega que a prefeitura pegou a responsabilidade para si, mas não tem dado conta do serviço, deixando milhares de moradores sem água na torneira. “O que eu quero trazer hoje pode parecer um tema municipal, mas não é e interessa a todos os acreanos. 50% da população mora na capital e não dá mais para aceitar que fiquemos com 50 bairros sem água. Isso ocorre semana sim e semana não. Ninguém pediu que o prefeito pegasse para si esse …

Veja a Notícia Completa

Água vaza há dois meses em loteamento da Praia do Amapá. Neném Almeida cobra providências

  Há mais de dois um vazamento no loteamento Ponta Negra, na Praia do Amapá, continua sem providências do poder público, apesar dos moradores terem comunicado a prefeitura. O vazamento está destruindo a rua e causando transtornos aos moradores que cansados de esperar chamaram o deputado Neném Almeida (Podemos). Ao ver o tamanho do estrago, o parlamentar cobrou a prefeitura e avisou que se o vazamento não for consertado neste final de semana, na sessão da próxima terça-feira irá fazer um pronunciamento contundente. “É um absurdo! Além dos problemas que causa para os moradores, a água que sobra aqui, falta em outros locais da cidade. A prefeitura está ciente do …

Veja a Notícia Completa

Projeto de Bolsonaro é bomba que privatiza água de rios, lagos e aquíferos

Ala do governo Bolsonaro defende decreto de calamidade pública antes das eleições

Leia o artigo dos especialistas Amauri Pollachi e Vicente Andreu que aponta para um futuro distópico para o Brasil como o apresentado no filme Mad Max, caso seja aprovado o projeto de lei nº 4.546/21, de autoria do poder executivo. O projeto é chamado de “Novo Marco Hídrico”, mas poderia chamar-se “Catástrofe Anunciada”. “O chamado novo Marco Hídrico (projeto de lei nº 4.546/21), enviado pelo governo Bolsonaro ao Congresso em dezembro de 2021 e tramitando em regime de prioridade para apreciação de comissões da Câmara dos Deputados, coloca em risco o direito humano fundamental de acesso à água. Isso porque, se o projeto for aprovado, favorecerá o domínio das águas …

Veja a Notícia Completa

Depasa informa que equipamento para nova bomba de captação foi enviado para o Jordão

Depasa informa que equipamentos para nova bomba de captação foi enviado para o Jordão

O Depasa informou através de nota que os problemas que dificultam o abastecimento de água no município de Jordão serão corrigidos com a instalação de nova bomba para melhorar a captação e garante que o equipamento será instalado nos próximos dias. Nesta quarta-feira (9), o vereador Nonato Alves (MDB) pediu providências para a precariedade no abastecimento de água no município. Veja Aqui Veja a Nota “Sobre o abastecimento de água no município de Jordão, o Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa) informa que, atualmente, o sistema de abastecimento do município conta com uma ETA com capacidade para tratar 30 l/s, quantidade suficiente para atender a necessidade de …

Veja a Notícia Completa

No Dia Internacional da Mulher, mulheres de Tarauacá pedem água como presente

No Dia Internacional da Mulher, mulheres de Tarauacá pedem água como presente

A concessão da distribuição e abastecimento de água em Tarauacá é do governo do estado. Nos últimos três anos, segundo a população, a situação se agravou e prefeitura lava as mãos, afirmam os moradores. “Uma situação lastimável de cortar coração, a luta das mulheres de Tarauacá pelo direito a um bem imprescindível garantido na carta Magna do Brasil e na constituição da ONU- Organização das nações unidas. O direito a água potável”, diz o ex-vice prefeito Chagas Batista (PCdoB). De acordo com ele os poços perfurados para garantir água para a população não funcionaram. Veja Aqui “Foram  perfurados na profundidade da moral e da sensibilidade do governo do Estado e …

Veja a Notícia Completa