Tag Archives: Coluna da Angélica

Coluna da Angélica-Gladson e Socorro: em nome da paz

1-The winner O governador Gladson Cameli (PP) e a deputada federal Socorro Néri (PP) fizeram as pazes. Saíram do encontro sorridentes e de mãos dadas. Quem quiser que compre porque a história está longe do fim. Até onde a vista alcança a vingança se apresenta no horizonte. Tanto Gladson quanto Socorro são vingativos. Um vai tentar dar o troco no outro. Socorro Néri teve as asas cortadas em pleno voo. Ao vivo e em cores.  Gladson correu o risco de ser atropelado pelo trator Socorro Néri. A parlamentar traçou seus planos sem combinar com o comandante em chefe. Achou que já tinha tamanho para o confronto. Segundo o setor informal …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- No sobe e desce da política acreana, mais desce do que sobe

1-Foco O foco do União Brasil do Acre é neutralizar o senador Alan Rick (União). Tudo o que for possível para cortar as asas de Alan, será feito. A garantia é de fonte do partido que declara: “os Rueda querem acabar com o Alan”. Segundo o setor informal de notícias, bem  visíveis estão as digitais do senador Márcio Bittar (União), nesse processo de fritura. Rueda & Bittar. A placa na sede do União Brasil em Rio Branco só não será colocada se Márcio Bittar for para o PL. Mesmo assim permanecerão irmãos siameses. Tanto quanto os dois partidos. Até surgirem novos interesses. 2-Calado e operante O União Brasil descumpriu o …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angelica- Pré-campanha vira uma fogueira de vaidades

1-Para onde O resultado da pesquisa Data Control mostra que se a eleição fosse hoje Marcus Alexandre (MDB) venceria. O cenário que começou a ser desenhado desde que o candidato do MDB lançou a candidatura vai se concretizando com o passar dos dias. Na pesquisa Data Control, ele colocou 8,9% a mais que o prefeito Tião Bocalom (PL). Um resultado preocupante para quem disputa no cargo e tem o mais alto índice de rejeição. De acordo com as pesquisas Bocalom boca tem 42% de rejeição e é reprovado por 49% da população de Rio Branco. O PP atolado em concorrências internas está à beira do abismo. Fora da disputa na …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- PP numa sinuca: se optar por Bocalom terá que beijar a mão de Márcio Bittar

1-Casa da mãe Socorro Clima tenso no PP. Fonte do partido afirma que os resultados das pesquisas, tanto a realizada para consumo interno feita antes da visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quanto a da Big Data mostram que Alysson Bestene (PP), atolou nos 5%. Resultado que faz lideranças espicharem olhos lacrimejantes para Tião Bocalom (PL). Boca trocou de partido porque foi enxotado do PP. A avaliação tardia de boa parte dos dirigentes é que poderiam ter um candidato (Bocalom), com condições de chegar ao segundo turno, numa chapa pura com Alysson de vice. Daí a colocarem o fígado da presidente da Executiva Municipal do partido na bandeja é um …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Crônicas de um polêmico histriônico

1-Rápido Mal soube da divergência interna no União Brasil do Acre, o governador Gladson Cameli (PP), abriu as portas do PP para abrigar os humilhados. Colocou um band aid na ferida profunda. O convite não foi sério nem levado a sério.  Gladson é assim, joga com todos. E ganha. Mas massageou os egos feridos. Afinal, segundo o setor informal de notícias, o senador Alan Rick (União), foi informado por um (a) repórter que estava acontecendo  a reunião no partido dele para oficializar o apoio a Tião Bocalom (PL). Chegou ao local esbaforido e só não teria repetido o episódio do aeroporto porque a imprensa estava presente, mas testemunhas oculares da …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Márcio Bittar neutraliza concorrentes na disputa para o Senado

1-Limpando a área O senador Márcio Bittar (União), não brinca em serviço. Focado na reeleição para o Senado, não mede esforços para atingir seu objetivo. Para isso limpa a área de todos os possíveis adversários. De acordo com o setor informal de notícias, foi ele quem convenceu o ex-presidente Jair Bolsonaro que Tião Bocalom (PL), é um nome competitivo para o governo em 2026. Olhos atentos observam que não porque creia nessa possibilidade, mas para afastar o Boca da disputa pelo Senado. Bittar parece estar convencido que o único jeito de conseguir se reeleger é tirando todos do caminho. A possibilidade de Bocalom se eleger governador é tão improvável que …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- 60 anos do golpe militar: entender para não repetir

1- Lembrar Sessenta anos atrás o golpe de 64 derrubou o presidente João Goulart (PTB), e instaurou no Brasil uma ditadura militar que se estendeu até 1985. Apesar de falar de tema tão complexo em poucas notas ser uma tarefa inglória, vamos tentar abrir uma fresta nas gavetas do passado apesar do risco de ressuscitar figuras como Curió, Fleury e Ustra, de triste memória. Afinal, milhões de brasileiros que não viveram os anos de chumbo, pedem uma ditadura e uma intervenção militar sem saber das barbaridades ocorridas.  Historiadores divergem sobre a data. Muitos assinalam a madrugada de 1º de abril que teria sido mudada para 31 de março por o 1º de abril …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Política no Acre: nem o sapo aguenta

  1-Fim de festa Pronto. Jair já foi, Tião Bocalom é oficialmente do PL e São Pedro é comunista. A chuva que mandou sobre Rio Branco impedindo o ato público na Praça da Revolução é prova disso. O camarada São Pedro é mais radical que os companheiros. Estes últimos encararam toda a festa dos adversários dentro dos limites da democracia. Sem manifestações contrárias. Essa mesma democracia que o Jair queria acabar para se perpetuar no cargo como ditador. Taí. Falaram tanto em “guerra santa” que São Pedro resolveu entrar. Ou quem sabe resolveu agir para fazer o que o prefeito deixou de fazer. Mandar água para a população. Deve ter …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- PL entra em rota de colisão com Márcio Bittar por causa de Charlene Lima

1- Deu ruim Os autointitulados patriotas do Acre estão em pé de guerra com o senador Márcio Bittar (União). Eles atribuem ao senador o empoderamento político da publicitária Charlene Lima que depois de perder a presidência do PTB assumiu a presidência do PL Mulher no estado.  Márcio Bittar é filiado ao União Brasil mas mantém o PL sob rédea curta. Ele tomou o partido dos irmãos Mara Rocha e Wherles Rocha. Colocou o rebento João Paulo Bittar na presidência da Executiva Municipal do PL. Charlene é amiga de longa de Márcio Bittar. Foi pelas mãos dele que ela chegou à presidência do PTB. Márcio Bittar trouxe ao Acre o então …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Alysson precisa de um banho de sal grosso

1- DesUnião O União Brasil do Acre que já mostrava sinais graves de desunião piorou de vez com o imbróglio entre o senador Márcio Bittar e o deputado Ulysses Araújo. Bittar se recusa a passar o bastão de fidelidade a Jair Bolsonaro para Ulysses. A briga está nas ruas em forma de outdoors espalhados por Ulysses sem menção a Bittar. Dizem que o senador ficou uma arara e enquadrou o coronel, uma vez que foi ele, Márcio quem articulou a vinda de Bolsonaro ao Acre. Não deixa de ter razão. Afinal é de longe o político do Acre mais próximo do clã Bolsonaro. Apesar dos esforços do coronel. Mas se …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Troupe nos EUA: Xandão tá de olho

1-Calouro Eduardo Veloso (União), negou que vá assumir a Secretaria Municipal de Saúde. Nada muda com a negativa. Palavras o vento leva. Ainda mais as dos políticos. Calouros falam. Veteranos observam. E registram ações. Ligam os fios. E tiram conclusões. Olhos atentos observam que  Veloso se licenciou para que seu suplente Fábio Rueda, irmão do futuro presidente do União Brasil assumisse o mandato de deputado federal. Rueda integra a equipe médica de Recife que realiza cirurgias cardíacas no Acre. O chefe da equipe é irmão da esposa de Eduardo Veloso, a também médica Rejane Holanda. Que Tião Bocalom quer como vice. Não existem fios soltos. E os olhos seguem atentos. …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- É racha para todo lado na política do Acre

1-Turbulência O PP do governador Gladson Cameli está em pé de guerra. A candidatura de Alysson Bestene não decola e as lideranças se dividem entre as alternativas. Uma ala defende a manutenção da candidatura de Alysson. Outra, a substituição por Socorro Néri. Uma terceira, colocar Alysson de vice de Tião Bocalom. Outra ainda, uma composição com o MDB. Correndo por fora outro grupo defende  apresentar o Secretário de Educação Aberson Carvalho para vice de Marcus Alexandre.  Nem sempre a resposta do Gato que Ri , para Alice, na história Alice no país das Maravilhas “Quem não sabe para onde ir qualquer caminho serve”, apresenta solução. A Rainha de Copas, na …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Para relembrar: chapa Bocalom/Alysson foi derrotada por Marcus Alexandre em 2012

1-Crueldade Não há como amenizar o ocorrido. A atitude do dentista que anunciou nas redes sociais ter escondido 2 mil reais na rotatória da Havan em Rio Branco, não pode ser entendida como inconsequência ou simples brincadeira de mau gosto. Foi crueldade com uma população pobre e atingida pelas enchentes. Não se brinca com a miséria senhor dentista. 2-…e equívoco A declaração do coronel Ezequiel de Oliveira Bino sobre “uma pessoa teria tentado pegar mais de um sacolão”, a princípio também soou como insensibilidade.  As pessoas têm fome. Tem gente que pega a cesta básica no Casarão e senta na calçada para comer. Ali mesmo. Não consegue esperar para chegar em …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- PP na capital: entre a cruz e a espada

1- Sem surpresa A possibilidade do PP não lançar a candidatura de Alysson Bestene a prefeito de Rio Branco não causa espanto. Pelo menos não deveria. É uma atitude pragmática. A disputa está polarizada entre Marcus Alexandre (MDB) e Tião Bocalom que canta “estou a dois passos do PL”. O nome de Alysson não decolou. Não passa dos 4% nas pesquisas. Lançar uma candidatura que apesar do apoio governamental não chegue sequer ao segundo turno é pior para o partido do que ter vice numa composição vencedora. Vale ressaltar que ainda estamos na fase de pré-candidaturas. O que significa que uma mudança de rumo antes de iniciar a partida é …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Lá vai o Boca. Pra onde ele vai?

1-À pagode Com todo o respeito às forças de segurança do país, mas é impossível não registrar. Os dois acreanos que fugiram do presídio de segurança máxima em Mossoró (RN), mais que levar as forças de segurança do país à pagode, parecem estar mostrando que a inteligência e determinação que faltam às polícias sobram no outro lado. A fuga aconteceu há uma semana e até agora nem sinal a não ser que invadiram uma residência, fizeram a família refém e fugiram com celulares e mantimentos. Os dois acreanos estavam na mesma prisão em que Fernandinho Beira-Mar cumpre pena. Os acreanos fugiram. Beira-Mar continua preso. O acreano tem que ser estudado. …

Veja a Notícia Completa