Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Comissão aprova criação de sistema com informações sobre investimentos na primeira infância

Comissão aprova criação de sistema com informações sobre investimentos na primeira infância

Lucas Redecker recomendou a aprovação do projeto, com alterações

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que cria o Sistema Nacional de Informações da Primeira Infância (Snipi), com o objetivo de sistematizar e dar amplo acesso às informações e aos indicadores das políticas públicas direcionadas às crianças de até seis anos de idade.

Segundo as autoras do projeto, deputadas Leandre (PV-PR), Carmen Zanotto (Cidadania-SC), Aline Gurgel (Republicanos-AP) e Daniela do Waguinho (MDB-RJ), “a ideia é visualizar, a partir dos orçamentos públicos, os recursos destinados para ações de proteção e desenvolvimento da criança pequena. Ter instrumentos que permitam verificar se os compromissos políticos assumidos se traduzem em iniciativas”.

Pelo texto, a União informará à sociedade o total de recursos aplicados anualmente nos serviços para a primeira infância e o percentual que os valores representam em relação ao respectivo orçamento. Também colherá informações sobre os valores aplicados por estados e municípios.

Relator na comissão, o deputado Lucas Redecker (PSDB-RS) defendeu a aprovação da proposta (Projeto de Lei 6524/19) e do apensado (Projeto de Lei 167/21) na forma de um substitutivo. “O objetivo é consolidar as duas proposições com as quais concordamos inteiramente”, disse.

O projeto apensado prevê um relatório anual exclusivo sobre informações orçamentárias que apresente, de forma clara e objetiva, os investimentos na primeira infância, que será encaminhado para análise do Congresso Nacional. “Sugerimos que, além da Consultoria Legislativa de ambas as casas, a Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle, em face de sua especialização, possa contribuir com a análise”, acrescentou o relator.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Foto-Isto é

 

Fonte: Camara dos Deputados

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Entenda o conceito de liberdade da Extrema Direita

A liberdade dos neoliberais e o papel do Estado A primeira exclamação feita por Javier …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *