Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Varíola dos macacos: OMS declara emergência internacional de saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu neste sábado (23),  declarar que a varíola dos macacos configura emergência de saúde pública de interesse internacional. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa.

“Temos um surto que se espalhou rápido pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional. Por essas razões, decidi que a epidemia de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, disse Tedros.

A decisão não foi consensual entre membros do Comitê de Emergência da OMS, mas o diretor-geral decidiu ir adiante com a declaração. Ele destacou que o vírus tem se espalhado rapidamente por diversos países, o que aumenta o risco de disseminação internacional. Outra preocupação expressada por Tedros diz respeito ao potencial do vírus de interferir em viagens de um país para outro, como ocorreu com a covid-19. No entanto, a OMS ainda considera o risco baixo.

A varíola dos macacos é uma causada por um vírus e transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode se dar por meio de abraço, beijo, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo infectado.

Uma das preocupações da OMS é com o estigma que a doença pode provocar, uma vez que a maioria dos contaminados são homens que se relacionam sexualmente com outros homens, especialmente aqueles com múltiplos parceiros.

“Em acréscimo às nossas recomendações aos países, também chamo as organizações da sociedade civil, incluindo aquelas com experiência no trabalho com pessoas HIV positivo, para trabalhar conosco na luta contra o estigma e a discriminação”, disse Tedros.

Frascos contendo vírus da varíola são encontrados acidentalmente em laboratório dos EUA

De acordo com a CNN, um funcionário de um laboratório médico encontrou diversos frascos com a inscrição “varíola” enquanto trabalhava no local

“Os frascos congelados etiquetados como ‘varíola’ foram encontrados acidentalmente por um funcionário do laboratório enquanto limpava um congelador em uma instalação onde são realizadas pesquisas de vacinas na Pensilvânia”, informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA, citado pela CNN.
O CDC assegurou que “não há quaisquer indícios de que alguém tenha sido exposto ao pequeno número de frascos congelados”, e indicou que “o conteúdo dos frascos parece intacto”, e que o funcionário usava luvas e máscara quando fez a descoberta.
A varíola é um vírus altamente perigoso, com uma taxa de mortalidade de aproximadamente 30%. Em 1980, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou sua erradicação completa. O último caso ocorrido de forma natural foi registrado em 1977, na Somália.
O feito, qualificado pela OMS como “um dos êxitos da saúde pública mais notáveis e profundos da história”, foi possível graças a uma campanha mundial de vacinação generalizada.
No entanto, espécimes do patógeno são conservados em laboratórios biológicos para fins científicos.
O CDC considera que, embora não sejam uma ameaça “imediata”, tais vírus podem ser utilizados por terroristas, motivo pelo qual foi elaborado um protocolo para enfrentar possíveis vazamentos.
Fontes- Noticias ao Minutos e Sputinik
Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

DNIT atende pedido do presidente Luiz Gonzaga e instala base do órgão em Cruzeiro do Sul

  O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) atendeu pedido do presidente da Assembleia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *