Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Dia da Amazônia, região alvo de cobiça internacional

Dia da Amazônia, região alvo de cobiça internacional

Em 5 de setembro é comemorado o dia da Amazônia, um bioma que inclui a maior floresta tropical do planeta. Esse bioma, que possui 4,196.943 milhões de km2 de floresta e abrange nove países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela) e apresenta 26% da sua área protegida em território brasileiro. A região também é rica em minérios.

A região leva este nome  porque em uma expedição a região, os espanhóis Francisco Pizarro e Gonzalo de Orellana em 1542, informaram da existência de uma tribo de mulheres guerreiras. Os dois espanhóis que foram os primeiros registrados pela história a descer o Rio Amazonas, do Peru até o Pará, buscavam o lendário Eldorado, cidade feita de ouro. Para esconder o fracasso da expedição, transplantaram para o meio da floresta o mito grego das Amazonas, dizendo na volta, existir uma tribo de Amazonas na região, o que deu nome ao Rio das Amazonas e à região como um todo.

As Amazonas da mitologia grega eram originárias da Trácia. Eram guerreiras, donas de armas, cavalos e com uma estrutura social própria. Foram imortalizadas nas lendas por sua coragem de luta quando enfrentavam os homens que tentavam submetê-las. Independentes, viviam em ilhas ou perto do mar. Segundo a lenda, eram filhas de Ares, deus da guerra, de quem teriam herdado a audácia e a coragem.  A mais célebre luta das Amazonas aconteceu com o herói Hércules quando ele raptou a amazona Hipólita, provocando a guerra das Amazonas contra Atenas.  O mito das Amazonas simboliza as mulheres que ao longo do tempo lutam para derrubar preconceitos, não se rendendo à submissão e à violência masculina; que não aceitam o tradicional papel doméstico imposto à figura feminina e mais do que em todos os tempos, estão engajadas contra a violência doméstica. O Amazonas é o único estado do Brasil cujo nome vem do grego e a divindade que protege a Amazônia, também é grega- Artemis.

Abaixo, pintura mostrando uma luta das Amazonas gregas.

Dia da Amazônia, região alvo de cobiça internacional
Dia da Amazônia, região alvo de cobiça internacional

O dia da Amazônia foi instituído em 2007, no governo Lula da Silva como uma forma de chamar a atenção para esse bioma, e a data foi escolhida como forma de homenagear a criação da Província do Amazonas por D. Pedro II em 1850. O objetivo da data  é alertar a população sobre a importância da região cuja floresta regula as chuvas para boa parte do mundo e tem papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas.

A floresta amazônica abriga imensa biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, algumas ainda desconhecidas ou pouco estudadas. É berço da maior bacia hidrográfica do mundo com 25 mil quilômetros de rios navegáveis.  20% de toda a água doce do planeta está concentrada na Amazônia constituindo a maior bacia hidrográfica do planeta.  A área abrange seis países: Brasil, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia Venezuela.

Vários animais estão sob ameaça de extinção na região. Entre eles o Gato-maracajá; Peixe-Boi;  Gavião real; Onça-Pintada  e Onça Parda.

Estudos ressaltam a importância geopolítica da Amazônia e grupos tentam demonstrar a incapacidade do Brasil para formular uma política de controle e manejo da biodiversidade da Região, seja por falta de recursos financeiros, seja por falta de pessoal técnico e científico qualificado. Esses grupos com nomes respeitados como Leonardo Boff, defendem uma gestão internacional da Amazônia. Ou seja o Brasil perderia mais da metade de seu território. Leia Mais

 

As tentativas de se apropriar da área incluem a compra de terras por estrangeiros. Em 2005 o empresário norte-americano  Johan Eliasch, co-presidente da ONG Cool Earth,  teria adquirido 400.000 acres (1.600 km²) de terras na Floresta Amazônica da Gethal, uma madeireira brasileira extinta. A área é maior do que a da cidade de São Paulo.

Diversas plantas naturais da Amazônia foram patenteadas por empresas estrangeiras, norte-americanas, francesas e inglesas. Entre elas, o cupuaçu, andiroba e copaíba. A Ayahuasca, bebida religiosa também sofreu uma tentativa.

A Região Amazõnica é uma das maiores concentrações de biodiversidade do planeta. Constantemente pesquisas encontram aplicação de princípios ativos de plantas amazônicas para o tratamento de doenças incluindo o câncer.

Comemoração do Dia da Amazônia em Rio Branco

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participará das comemorações alusivas ao Dia da Amazônia, nesta segunda-feira, 5, no Parque Chico Mendes, a partir das 9h.

Com o tema: Amazônia e suas Diversidades o objetivo é proporcionar aos visitantes do Parque atividades em Educação Ambiental com foco na Diversidade Amazônica e enfatizar a importância dessa importante fonte de biodiversidade.

Durante o dia uma vasta programação será realizada atividades mostrando a importância da Amazônia, como jogos ambientais, trilha da vida, cápsula da consciência, exposição indígena, cantinho da leitura, espaço cultural, cantinho verde, espaço PREVFOGO, rapel e painel de led.

Foto de capa- Revista em Visão

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

MPF quer apuração e providências para denúncia de maus tratos em curso de formação da PMAC

O Ministério Público Federal (MPF) enviou representação ao Ministério Público Militar solicitando providências para apuração …