Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Cantata de Natal emociona dezenas de famílias em frente ao Palácio Rio Branco

A Cantata de Natal emocionou dezenas de famílias que prestigiaram a apresentação na noite desta sexta-feira, 22, em frente ao Palácio Rio Branco, centro da capital acreana. Nos bastidores, crianças e adolescentes ouviam atentos as últimas instruções dos professores e do maestro da Escola de Música do Acre.

A apresentação foi dividida em dois grupos: o das crianças posicionadas nas janelas palacianas, e o dos adolescentes que intercalavam as canções atentos ao comando da orquestra nas escadarias do palácio. Foram oito canções que, pouco a pouco, emocionavam o público com a magia do natal.

A servidora pública, Cristina Farias, acompanhada da mãe Maria Cruz Farias, de 88 anos, professora aposentada, e do irmão e sobrinha, falou da alegria da retoma das programações de fim de ano.

“Ficamos muito feliz, porque tivemos que ficar muito tempo em casa, por conta da pandemia e, agora, voltou de novo todas as programações. Isso é muito importante pra gente. Minha mãe ficou muito feliz de ver a apresentação musical, é muito importante para gente poder estar com ela aqui”.

“É um sentimento de alegria, a gente celebrar o nascimento do Menino Jesus. As músicas trazem o sentimento de renovo, de fé que 2023 será um ano melhor. De paz realmente, e melhor para o nosso Acre”, disse a educadora física, Ana Maria Crisostimo, que esteve acompanhada das filhas e amigas.

O pai André Ferreira, levou toda família para prestigiar o filho que fazia parte do coral, o jovem Jair Neto Ferreira de Medeiros, de 7 anos.

“Veio a família inteira, minha esposa, meus sogros, avó, as tias e primas. Estamos em oito pessoas e até o avô dele fez questão de prestigiar. Estamos muito alegres de poder fazer parte desse momento tão importante para nosso filho e que emocionou a todos que saíram de suas casas para ouvir essas canções de natal”, conta Ferreira.

Eliane Nobre e o esposo Sérgio Nobre chegaram cedo, acompanhados dos dois filhos, para prestigiar a apresentação da filha, Fernanda Letícia Nobre, de 14 anos, que fazia parte do coral.

“Para gente é uma emoção a mais porque não esperávamos por esse momento de ter ela cantando no coral. Ela passou em todas as audições e vê-la cantar é algo que emociona demais a gente, pois ela falava desde criança que queria cantar, mas a gente achava que era coisa de criança. Esse ano ela foi sorteada com uma vaga e mostrou que realmente é algo que ela gosta e estamos vendo o resultado da sua dedicação”, conta Eliane.

O maestro e coordenador geral da Escola de Música, Afonso Portela, destacou o empenho das crianças e adolescentes, que tiveram somente dois meses para ensaiar todo repertório, que durou quase uma hora. O coral reuniu  aproximadamente 100 integrantes, entre crianças, adolescentes e professores.

“Tivemos dois meses de ensaio para organizar esse repertório com professores e alunos. Tivemos uma mesclagem de várias faixas etárias, sendo que as crianças apresentaram a primeira música. A gente preparou um repertório de natal com mensagem de boa fé, de carinho e de amor. Com canções como: Noite Feliz, Glória, Aleluia, Jingle Bells, Bate o sino e as músicas clássicas de Natal, todas com arranjos feitos para violino, violoncelo, que com certeza emocionou o público”.

A apresentação contou ainda com a participação do Coletivo de Cordas Friccionadas da Escola de Música do Acre em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac). A Cantata de Natal é uma iniciativa do Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), e o apoio da Fundação Estadual de Cultura Elias Mansour (FEM), da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e da Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc).

Veja o vídeo

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Programa Saúde Itinerante em Neuropediatria chega ao Alto Acre

O neurodesenvolvimento infantil é considerado um parâmetro fundamental na observação da saúde física, mental, cognitiva …