Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Veja como abrir seu CNPJ online: rápido e fácil

CNPJ para MEI

O CNPJ para MEI é bastante simples, basta fazer um cadastro no Portal do Empreendedor (bit.ly/3HARpA3) e abrir o CNPJ MEI grátis. O passo a passo consiste em se cadastrar no site gov.br e definir um nome fantasia, atividades e endereço e emitir o CCMEI.

Em pouco tempo, você terá acesso ao seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e poderá emitir notas fiscais e solicitar empréstimos.

CNPJ para autônomo

Neste caso, é preciso em primeiro lugar acessar o Portal do Empreendedor para dar início ao cadastro. Assim, caso você opte pelo MEI, na tela de formalização é possível começar o seu registro de Microempreendedor Individual para ter acesso ao CNPJ para autônomo. Para isso, é preciso ter em mãos os seus dados pessoais, como CPF e título de eleitor.

Caso você opte por abrir uma microempresa, siga o passo a passo abaixo.

CNPJ para ME

Para abrir um CNPJ ME é preciso de alguns documentos para protocolar na Junta Comercial do seu estado e prefeitura da sua cidade e em seguida seguir o passo a passo:

  • Defina seu modelo de negócios e o nome da empresa;
  • Contrate um contador de confiança;
  • Escolha as atividades para exercer (CNAEs);
  • Saiba qual será o seu regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido do Lucro Real;
  • Elabora o Contrato Social com a participação dos sócios;
  • Separe os documentos necessários para efetuar o registro na Junta Comercial;
  • Obtenha o alvará de localização e funcionamento;
  • Faça a Inscrição Estadual ou Inscrição Municipal.

O número do CNPJ é o que garante a formalização das pessoas jurídicas perante o governo e permite ainda a emissão de notas fiscais. Dessa forma, através do cadastro, tudo se mantém regularizado e você fica em dia com os impostos e documentações.

Vale ressaltar ainda que o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) é a identificação de uma empresa, assim como o CPF é de pessoas físicas. No entanto, o CNPJ não é interessante apenas para quem tem um negócio. Ele também é necessário para o profissional autônomo que precisa emitir nota fiscal pelo serviço prestado a uma empresa.

Assim, além dos modelos de empresas propriamente ditos, também existe o Microempreendedor Individual (MEI), que consiste no CNPJ para quem fatura até R$ 81.000,00 por ano e tem no máximo um funcionário e exerce atividades específicas em que tal registro é permitido.

Imagem- Pronatec

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

“Bocalom transformou o Ceasa em um galpão de máquinas quebradas”, diz Francisco Panthio

O Ativista Político Francisco Panthio, usou suas redes sociais para fazer uma crítica à gestão …