Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Veja as novas regras para o uso de capacete

Se você é motociclista, precisa ficar atento! Isso porque o uso do capacete tem novas regras que devem ser de conhecimento de todos que costumam trafegar de moto. Estas novas regras foram determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com estas novas determinações, os motoristas e também os garupas precisam ficar bastante atentos para não descumprirem nenhum tipo de orientação. O objetivo principal é ter um trânsito mais seguro para todas as pessoas, dos condutores aos pedestres.

Uso do capacete tem novas regras; saiba agora quais são

Saiba agora mesmo o que muda com estas novas regras para não sofrer nenhum tipo de consequência. De acordo com que foi determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito, o capacete continua sendo obrigatório para todos. Conforme consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o capacete é um item que possibilita a garantia da segurança tanto dos motociclistas quanto dos garupas, sobretudo em casos de acidente.

Este item obrigatório ainda precisa atender todos os padrões que foram determinados pelos órgãos responsáveis para garantir a devida segurança. Entre os requisitos necessários, os capacetes precisam atender o tamanho e o tipo recomendado. Da mesma forma, devem atender também à forma de uso e o modelo.

Outra determinação das novas regras é a obrigatoriedade de o capacete ter o selo de aprovação do Inmetro. Caso as regras não sejam seguidas, o motociclista pode chegar até a ser multado pelo uso irregular do item. Estas novas regras com relação ao uso do artigo de proteção foram publicadas recentemente pelo órgão responsável.

É importante que todos fiquem atentos a estas regras para não serem prejudicados e nem arriscarem suas vidas com o uso incorreto do capacete. Conforme consta na Resolução de número 940/22, os capacetes devem, obrigatoriamente, ter o selo de certificação do Inmetro. Não há nenhum tipo de exceção.

O texto da Resolução também muda o modo de uso do item de segurança. Por meio das novas regras, o objeto precisa estar muito bem fixado na cabeça por meio do engate e com a cinta jugular por baixo do maxilar inferior.

 

Quais outras exigências continuam sendo obrigatórias?

Ainda nos dias de hoje, mesmo diante de todas as regras e informações sobre os riscos do mau uso ou de não usar o capacete, muitas pessoas ainda insistem em usar o item com a presilha solta. Isto representa um perigo para todos.

Entre as exigências que continuam sendo obrigatórias está o fato de que os pilotos ainda devem ficar atentos para a necessidade de colocar os componentes reflexivos nas partes traseiras da moto e também nas laterais dela. Isso serve para que eles sejam vistos com mais facilidade durante o período da noite.

A exigência da viseira é algo que também continua. A partir de agora, os motociclistas precisam usar os óculos de proteção, se não forem utilizar a viseira. Estes são itens específicos e também devem atender a todas as regras que foram definidas pelo Contran.

Imagem- Pronatec

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Sine passa a funcionar em novo endereço a partir desta sexta-feira, 3 de maio

Nesta sexta-feira, 3 de maio, o Serviço Nacional de Emprego (Sine) do Acre, estará de …