Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Novo golpe do INSS faz vítimas em todo o país

Um novo golpe dos INSS faz vítimas e está deixando os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social bastante preocupados. É certo que este grupo sempre é alvo dos criminosos que vivem de aplicar golpes na internet. E é por isso que, constantemente, os criminosos estão inovando na forma de tirar dinheiro das vítimas.

Este novo esquema foi descoberto recentemente pelas autoridades brasileiras. Com isso, as potenciais vítimas, sobretudo, devem ficar em estado de alerta para não serem prejudicadas por esta ação criminosa. Esta nova estratégia adotada pelos golpistas tem a capacidade de enganar qualquer um dos segurados do INSS, até mesmo aqueles mais informados e mais cuidadosos. Portanto, a atenção que já se tinha deve ser redobrada.

Kit fraude: novo golpe dos INSS faz vítimas; fique em alerta!

Este novo golpe ganhou notoriedade em uma reportagem que foi exibida no programa Fantástico, da TV Globo. No material que foi exibido, foi mostrado que os criminosos estão conseguindo ter acesso ao dados pessoais dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social por meio da compra de um kit chamado kit fraude.

De acordo com a reportagem da Globo, kit, que se trata de um pacote de informações, estaria sendo ofertado por servidores que trabalham na Previdência Social em troca de dinheiro. Ou seja, os golpistas não precisam nem se dar ao trabalho de enganar os aposentados ou pensionistas. Isso porque podem ter fácil acesso a todos os dados necessários.

Desta forma, o segurado não recebe nenhum aviso dos golpistas, nenhum alerta. As vítimas só precisaram lidar com os prejuízos que tiveram de enfrentar depois de descobrir que foi vítima do golpe do kit fraude. Normalmente, os golpistas tem utilizado os dados para contratar empréstimos ou fazer cartões de crédito no nome do aposentado ou pensionista.

Confira dicas para se proteger e como fazer a denúncia do golpe

Com o objetivo de garantir a proteção destas pessoas, o Programa de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon), dicas foram dadas para que estas pessoas previnam, de alguma forma, estes golpes. Ademais, o Procon ainda informou que em torno de 60 mil queixas foram registradas por segurados do Instituto Nacional do Seguro Social.

O Procon alertou que este número deve aumentar ainda mais. Uma das vítimas, por exemplo, só descobriu que havia caído na fraude ao tentar contratar um financiamento na faixa dos R$ 50 mil.

A dica principal para não se tornar uma das vítimas é fazer verificações frequentes a suas contas bancárias, por meio do app ou mesmo presencialmente em uma agência. É importante sempre olhar o extrato de pagamento do benefício do INSS. Com isso, o segurado pode fazer a denúncia o quanto antes.

Ademais, o órgão responsável pelas investigações, que é a Polícia Federal, por se tratar do INSS, que é um órgão federal, já está tomando providências para identificar os golpistas envolvidos neste tipo de fraude. Toda e qualquer suspeita deve ser informada diretamente à polícia.

Imagem-Pronatec

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Nota pública sobre o pagamento do mês de abril

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), informa que, …