Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Programa Voa Brasil com passagens aéreas baratas deve começar em agosto

O programa de passagens aéreas do governo federal deve ser lançado muito em breve. De acordo com o que foi prometido, o programa social vai conceder passagens pelo valor de até R$ 200. Trata-se do programa Voa Brasil. A data estimada para que esta iniciativa entre em vigor é o mês de agosto. A informação foi dada pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França.

Também segundo o ministro, o público-alvo do programa Voa Brasil são os estudantes, os aposentados e também as pessoas que possuem baixa renda. Muito em breve, o anúncio oficial do programa será feito pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo informou o ministro França. Ele ainda ressaltou que o programa foi aderido por três das principais companhias aéreas brasileiras: Latam, Gol e Azul.

Também conforme informou o ministro, o objetivo do governo federal com o lançamento do programa Voa Brasil é aumentar o acesso do público-alvo ao transporte aéreo. E é por isso que o valor das passagens será tão baixo, já que o alto valor aplicado atualmente não condiz com a realidade da maioria dos cidadãos brasileiros.

Dados informados pelo ministro Márcio França dão conta de que apenas 10% da população brasileira tem acesso à compra de passagens de avião. Ou seja, é uma parcela muito pequena dos cidadãos que vivem no Brasil. Além disso, é importante destacar que o programa não vai contar com subsídio ofertado às companhias áreas com os recursos públicos.

Em uma entrevista concedida ao jornal O Globo, o ministro do governo Lula contou que há 90 milhões de passagens por ano, sendo uma das maiores taxas do mundo. No entanto, apenas 10% das pessoas fazem uso do transporte público. E é para tentar diminuir essa desigualdade que o governo decidiu lançar um novo programa social.

Quais são os requisitos para participar do programa social?

Servidores públicos dos níveis municipal, estadual e federal vão poder participar do programa, desde que recebam salários de até R$ 6,8 mil. Além disso, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também vão poder particiar, assim como os estudantes que aderiram ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa pertencente ao Ministério da Educação.

Ademais, o ministro França destacou que o preço da passagem não vai ficar mais caro para os demais passageiros. Além disso, os participantes do programa social ainda vão poder comprar duas passagens por ano, no máximo. Cada um terá o direito de ter um acompanhante. As passagens poderão ser pagos em até 12 vezes com a aplicação de juros.

As vendas das passagens deverão ser feitas pelo site das companhias aéreas que vão fazer parte deste programa do governo federal. Outros detalhes serão apresentados em um momento oportuno, por parte do governo federal. Basta esperar que estas novidades sejam lançadas para que os beneficiários possam fazer o cadastro no programa.

Imagem- Pronatec

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Deputados aprovam projeto que concede status de secretaria à representação do Acre em Brasília

Foi aprovada pela maioria dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa o projeto de lei que …