Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Nota de esclarecimento sobre decisão judicial
Nota de esclarecimento sobre decisão judicial

Estado institui Gabinete de Crise para conter motim em presídio de Rio Branco

 

O governo do Estado mobilizou nesta quarta-feira, 26, todo o aparato do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) para conter um motim iniciado por detentos e restabelecer a ordem no Presídio Antônio Amaro Alves, em Rio Branco.

Após o incidente, equipes do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE), da Polícia Penal, e do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar, estão no local para conter o tumulto e resguardar a integridade física dos reeducandos. Servidores que estavam de folga foram acionados para reforçar as ações.

Um Gabinete de Crise também foi instituído pelo governo do Acre para apresentar medidas e respostas rápidas ao cenário na unidade prisional.

“Estamos empenhados em resolver o quanto antes esta situação. Nossas forças policiais atuam com muita responsabilidade, para que a integridade física dos profissionais e dos detentos seja preservada”, declarou o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Evandro Bezerra.

Segurança Pública do Acre está empenhada em solucionar o incidente. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Logo após tomar conhecimento da situação, o governador Gladson Cameli solicitou ao ministro da Justiça, Flávio Dino, reforço das forças de segurança do governo federal. De imediato, o pedido do chefe do Poder Executivo acreano foi atendido.

“Em face da crise no sistema penitenciário estadual do Acre, falei com o governador Gladson e coloquei nossa equipe à disposição para auxiliar no que for cabível”, declarou Dino.

“Agradeço ao ministro e ao governo federal pela disponibilidade em nos atender com rapidez e prontidão”, afirmou Gladson Cameli.

Durante a operação de retomada do presídio, o policial penal J.S.F. foi atingido com um tiro de raspão na região ocular. O profissional passou por procedimento de avaliação médica no Pronto-Socorro da capital, encontra-se consciente e sem risco de morte.

Equipes médicas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encontram-se de prontidão no presídio para quaisquer eventualidades.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Polícia Civil do Acre leva cidadania aos idosos do Lar dos Vicentinos em Rio Branco

Em uma ação de cidadania e valorização daqueles que tanto contribuíram com as nossas vidas …