Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Câmara de Planejamento é ativada no Consórcio da Amazônia Legal

No 27º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal os membros da Câmara Técnica de Planejamento e Gestão Estratégica debateram, nesta quinta-feira, 11, estratégias de planejamento, projetos para a Amazônia, serviços públicos e comunicação integrada.

O secretário de Planejamento do Estado do Acre, Ricardo Brandão, além de anfitrião, foi o responsável pela coordenação da câmara técnica que reuniu secretários e representantes dos estados do Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, que participaram de forma presencial e online.

“Nesse momento, estamos pela primeira vez ativando, neste formato, a Câmara de Planejamento e Gestão Estratégica no Consórcio da Amazônia Legal. Essa é uma câmara que tem uma importância ímpar no sentido de poder discutir temas transversais de todas as demais câmaras. E hoje, a preocupação aqui é entender como contribuir com os estados para o fortalecimento da garantia de deixar o legado com a COP 30”, afirmou Brandão.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal de forma integrada e cooperativa, a Câmara Técnica de Planejamento do fórum discute quatro eixos a serem desenvolvidos.

No eixo da Economia Verde e Inovação, o grupo de trabalho visa alinhar ações que promovam a conservação da biodiversidade da Região Amazônica.

Na área de Infraestrutura e Sustentabilidade, a câmara dialoga sobre ações que ampliem e integrem a infraestrutura tecnológica dos estados da Amazônia Legal.

No setor de Serviços Públicos Prioritários os membros alinham planos das áreas de Saúde, Educação, Segurança e Infraestrutura.

Na área de Governança, Gestão, Transparência e Integridade o grupo de trabalho discute ações que promovam a comunicação das ações desenvolvidas, o fortalecimento institucional e a transparência dentro das ações de governança.

“Precisamos dar ênfase, em especial, aos assuntos voltados para a Amazônia, que é uma região tão particular, com tanta diversidade, com tanta particularidade, e precisam ganhar essa atenção devida. Então, essa integração entre os estados para essa discussão, especialmente nessa câmara, é primordial para que façamos o desenho do caminho a ser percorrido, para que as políticas definidas pelo consórcio, integrado pelos estados, possam viabilizar de acordo com as colocações feitas pela câmara”, ressalta a secretária de Planejamento e Orçamento do Maranhão, Aline Ribeiro.

Pautas debatidas:

A interação das ações dos estados com o Planejamento estratégico do CAL;

As possibilidades de atuação junto ao Ministério de Planejamento e Orçamento sobre o Programa Rotas de Integração Sul-Americanas;

Como os secretários de Planejamento podem atuar para preparar os estados para as oportunidades abertas pela COP30 (impactos econômicos dos eventos climáticos extremos; adaptação, mitigação etc; estruturação de projetos e captação de recursos);

A possibilidade de atuação junto ao Ministério de Planejamento e Orçamento sobre o Programa Rotas de Integração Sul-Americanas.

Durante a programação, uma equipe do Banco Mundial realizou uma apresentação de projetos e investimentos que serão avaliados pelos estados da Amazônia Legal.

Para apresentar projetos e um portfólio de investimentos, uma equipe do Banco Mundial veio ao Acre para participar da Câmara Técnica de Planejamento e Gestão Estratégica do 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal.

Ao fim do evento, o grupo consolida os informes das ações da câmara para apresentação aos governadores.

Sobre a promoção de eventos desse porte no estado do Acre, o secretário Ricardo Brandão destaca: “O 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal vem sendo um sucesso e certamente deixará uma lição muito positiva para a sociedade acreana no sentido de que o Acre, tem sim, capacidade de sediar eventos de porte regional, receber bem nossos visitantes e conseguir transmitir uma mensagem de ganho para todos. Então, fica o meu agradecimento e os parabéns a toda a equipe organizadora”, pontua o gestor da Seplan.

As sete câmaras do 27º fórum apresentam um rol de ações em andamento e próximos passos de atuação, e os entregam aos governadores para discussões e eventuais deliberações no âmbito da reunião da Assembleia de Governadores que será realizada nesta sexta-feira, 12.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Universidade de Harvard abre inscrições para cursos gratuitos online

Cursos disponíveis 1-Artes e Design; 2-Negócios e Gestão; 3-Ciência da Computação; 4-Ciência de Dados; 5-Ciência …